21/01/2014

Inspiração: imagens aleatórias

Sabe quando você tem bloqueio de escrita? Tenta escrever qualquer coisa – mas qualquer coisa mesmo – só que absolutamente nada sai? Seus pensamentos ficam dispersos, e você tem aquela vaga sensação de que nunca mais vai conseguir escrever nada decente, e blábláblá.
Já passei e ainda passo bastante por isso. A rotina cansa, ver e fazer as mesmas coisas todos os dias pode ser muito chato e entediante, atrofiando nossa bela imaginação.
Se você está passando por essa fase, recomendo que faça uma coisa diferente todos os dias. Pode ser conhecer uma frase nova, ler poesia, assistir algum filme de temática diferente (é centelha de idéias na certa, pode apostar).
Mas a dica principal de hoje, serão as imagens. Nem sempre encontro a certa para me dar aquele lampejo que preciso, mas boa parte do que escrevo, é baseado anteriormente em alguma foto aleatória que encontro pela internet.
Meu livro, por exemplo, para quem não sabe, tem uma Sociedade de Meninas Mascaradas (algo que ainda explicarei conforme os capítulos forem passados), e a idéia para essa sociedade, surgiu quando estava procurando imagens e encontrei a de uma garota usando uma máscara.
Inspiração é assim, surge da forma mais imprevisível possível, e vem das coisas mais simples e bobas.
Boas inspirações para vocês. 
We ♥ it/







 




4 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Adorei a dica das imagens, são muito inspiradoras. Não sei se com você também acontece, mas as vezes me inspiro ouvindo musica. Tenho duas perguntas a fazer, você acha que é mais fácil escrever uma história ou texto em primeira ou terceira pessoa? E quando você acaba de escrever seus textos, fica na dúvida se está bom ou não?


    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Muito obrigada, também utilizo bastante música, haha.
      Sobre as perguntas, escrever em primeira pessoa é mais fácil se você quiser transmitir mais emoção aos leitores. Já em terceira, é mais fácil para apresentar uma visão geral sobre tudo.
      Sempre achei mais fácil na primeira, mas aí vai da opinião de cada um, haha.
      Quando escrevo um texto, eu sempre acho que ficou ruim, kk. Mas sempre dá pra revisar e melhorar algumas coisas,

      beijos.

      Excluir
  2. Bruno (autotelico@ymail.com)24 de janeiro de 2014 às 02:12

    Saudações, Escritora.

    Se me permite gostaria de compartilhar o que funciona comigo: palavras.
    Não qualquer palavra, mas certas palavras especiais são motores para minha inspiração.
    Uma única palavra, dependendo de seu significado e de como ela é, pode fomentar um conto inteiro! Tive essa experiência, por exemplo, com a palavra "ensimesmar". Se você reparar, refletir, concluirá que essa palavra é encantada, tem um certo poder. "Ensimesmando-me", escrevi um conto partindo desse único verbete, de sua singular beleza e significado.
    O problema dessa "estratégia", se assim posso nomear o processo, é que não há como ir até ela, a palavra especial, ela é que vem até você quando quer. Vem e bate como uma poderosa onda em sua alma. O grande desafio é aproveitar o momento ao máximo, isto é, escrever, "surfar" nessa onda antes que se despedace no mar.

    Enfim, os cabalistas têm certa razão quando afirmam que as palavras possuem poder.

    Desejo-te muita escrita,

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno! Muito obrigada! Já utilizei desse método uma vez (não era bem uma palavra, e sim uma frase). Deixei-a tocar profundamente em minha alma, e trazer à tona todos os sentimentos que ela me causava.
      É muito bom, mas infelizmente, como apontou, nem sempre surge.

      Abraços.

      Excluir