25/05/2013

Caderninho da organização!

Após muito tempo, decidi finalmente fazer meu próprio caderninho da organização. Um amigo me falou sobre ele, e como um simples caderno o tinha ajudado a se organizar, para conseguir realizar todas as suas tarefas. 
Pesquisei algumas ideias, e encontrei matérias ótimas no "Vida organizada" e "Morando sozinha". 
Assisti alguns vídeos e como percebi que este caderno havia ajudado muitas pessoas, cá estou, com meu caderno da organização novinho. 
Comprei um de capa preta comum, e colei alguns adesivos da Universidade Harvard (tenho-os de um outro caderno que comprei no início do ano). 
Na contracapa, escrevi meu nome, ano e curso escolares, onde eu trabalho. Coloquei algumas figurinhas e um lembrete onde anoto basicamente alguns itens básicos do cotidiano que não posso esquecer. 
Na primeira parte tenho o cronograma, onde escrevo as principais tarefas que devo realizar naquele dia (por exemplo: dia 26/05 fazer exercícios de matemática, etc). 
Para a divisória, coloquei folhas de lembrete (aquelas amarelinhas mesmo). O primeiro é "Finanças/ Wishlist", onde faço uma tabela simples sobre meus gastos diários e itens que quero comprar, e outra para aquelas que eu realmente preciso (já que a diferença entre querer e precisar é enorme, hehe). 
Após esta, vem uma das minhas partes favoritas: Blog/ Livro/ Estudos independentes. 
A parte do blog é onde eu escrevo as postagens ou ideias para elas. 
Livro é a parte que separei para anotar ideias para o livro que começarei a escrever, desde personagens, cenário, cenas, etc. 
A parte de estudos independentes é para o que eu terei que estudar sozinha (não encontrei ainda nenhum cursinho que bata com meu horário disponível). 
Após isso vem a parte "Prefeitura" (onde eu trabalho) e anoto coisas que eu aprendo lá, ou informações importantes que precisam ser lembradas. 
A próxima parte é "Grêmio", onde anoto ideias de projetos que devo desenvolver. 
A penúltima parte se chama "Fórmulas". 
Sempre que tenho um tempo livre, levo alguns exercícios da escola para fazer no serviço, mas sempre que chego lá esqueço uma coisa: fórmulas. 
Não sou boa para lembrar todas as fórmulas de matemática, química e física, e para evitar carregar meu caderno pesado, anoto as fórmulas nessa parte. 
A última é meu passa-tempo: Textos. 
Ali é onde escrevo cada inspiração que tenho.
Fazer um caderno da organização é muito simples. O meu é de 200 folhas, comprimento 208 mm, pois é mais fácil de carregar para todos os lugares que vou.
Para finalizar, na contra capa tem a minha rotina, que são as coisas que faço todos os dias e seus horários.
Simples, não?
Acreditem, isso ajuda e muito.
Claro que cada um dividirá seu caderno conforme o que mais necessita, mas as divisões mais comuns são: rotina, caixa de entrada (coisas a fazer diariamente), finanças, projetos, escola/ faculdade e ou trabalho.

E você, já tem o seu?

Um ótimo final de semana =D

18 comentários:

  1. Gostei da ideia! :D

    Tenho tentado usar a agenda para me organizar, pq se eu não fizer listas, não rola!
    uahahahah

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, com listas você corre o risco de perdê-las.
      O caderninho é perfeito *o*

      Beijos.

      Excluir
  2. Sinceridade, estou precisando de um desses kkkkkk
    Ótima ideia!

    Beijão Juliana!

    ResponderExcluir
  3. Fez bem em! Eu tenho um desses e desde que fiz ele estou me organizando melhor. Todo dia escrevo nele para atualizar e sempre estou lendo-o para nao esquecer nada. Como nao tenho coisas tao importantes eu so coloco sobre a escola, como por exemplo, os dias das provas ou entao dos trabalhos.
    Faz tempo que nao entro aqui no blog em! O blog ta lindo como sempre! Parabens pelo trabalho que esta fazendo aqui!

    Beijosss, Ruli.
    http://ruanablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruli! Coisas escolares são sempre importantes, kkkkk.
      Eu sempre me perco e acabo esquecendo, mas nisso o caderno está me ajudando.
      Obrigada querida, assim que der retribuirei ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu tenho um, eu uso numa agenda comum mesmo, porque as datas ajudam muito, aí também escrevo coisas para o blog, lembretes do trabalho, da faculdade, faça até planilha com meus gastos diários,rs #pobreza.
    Recomendo para todos que tem uma rotina muito acelerada.
    Adorei o seu, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, já tentei fazer com uma agenda, mas não consegui. Planilha para gastos diários é o que há, kkkkk.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Ju esse post ficou com cara de auto ajuda! rs
    Adorei, eu aprendi a usar um desde que tinha treze anos e não me pergunte quanto tempo isso faz! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia!
      Você já tem muita experiência com caderninhos, isso é bom.
      Espero aprender a usar pra valer, kkkk.

      Beijos.

      Excluir
  6. A-M-E-I a forma como você fez seu caderninho de organização! Eu nunca consigo me organizar assim, porque tenho uma rotina totalmente desregulada, nunca fazendo a mesma coisa dois dias seguidos srsrsrsrsrsrrs Espero que, no seu caso, dê certo! Estava morrendo de ler um pouco sobre você e sua vida *o* Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, eu queria fazer isso, pra lembrar do que fazer
    o problema é que eu esqueço de anotar, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, no começo pode até ser que você esqueça, mas com o tempo você se acostuma e se torna algo muito natural ;)

      Beijos.

      Excluir