16/03/2013

Finalmente a eleição...

Como eu havia dito na postagem anterior, ontem (sexta-feira) foi eleição do Grêmio Estudantil na escola. Para quem não sabe, um Grêmio é um grupo de 16 alunos (pelo menos na minha escola), que são eleitos pelos alunos da escola para representá-los. A obrigação de um Grêmio é promover eventos, excursões e passeios, mas principalmente, proporcionar melhoria cultural para os alunos e na educação. Como disse um amigo, nós não queremos alunos que tenham apenas diplomas e sejam apenas mais um na sociedade, queremos cidadãos críticos, que pensem. 
Não posso desabafar sobre tudo, mas ocorreram muitas complicações. 
Brigas desnecessárias, debates desnecessários no grupo de debates da escola entre chapas e votantes das mesmas... fiquei muito receosa quanto ao resultado. 
A Comissão Eleitoral (um grupo de alunos que manda no Grêmio) havia proibido qualquer aluno de postar coisas promovendo ou difamando alguma chapa, e o que era para ser algo tranquilo acabou saindo do controle. 
Uma menina escreveu um texto apontando os erros da Chapa a qual estou (entrei esse ano, mas ela existe desde o ano passado). 
O clima estava tenso quando cheguei na escola. Fiquei tranquila boa parte do tempo, mas quando a Comissão passou na sala anunciando que a votação já iria começar comecei a ficar receosa. 
E se a chapa não ganhasse? 
Bom, naquele momento, lembrei de uma frase que um amigo meu utilizou comigo mais cedo: Ganhando ou não, tudo o que quero fazer por essa escola eu farei. 
É exatamente isso... ganhando ou perdendo, nós ajudaríamos de qualquer forma, pois o importante mesmo não é ganhar status no Grêmio, e sim fazer algo útil para que as próximas gerações de alunos possam usufruir. 
Na última aula o presidente passou na minha sala anunciando o resultado... 
Nós havíamos vencido! 
Não lembro exatamente o que se passou em minha mente, só sei que soltei um grito de alegria e aplaudi. 
Quando saímos da escola, gritamos muito, nos abraçamos, encontramos alguns alunos da Chapa (que agora pode ser chamada de "Grêmio") e demos um abraço coletivo enquanto pulávamos. 
Até cantamos o refrão da música We are the champions, da banda Queen. 
Creio que boa parte da minha preocupação e tristeza de dias atrás era por conta disso (embora ainda tenha outras coisas a resolver), e agora me sinto aliviada. 
Claro que não completamente, pois enquanto muitos alunos comemoraram conosco, outros se manifestaram negativamente, alegando que nós somos o pior para escola e coisas do tipo. 
Comentários negativos incomodam, mas nesse momento estou centrada nos positivos e curtindo essa felicidade. 

Um enorme beijo para vocês, e que tenham um ótimo final de semana. 

8 comentários:

  1. Parabéns, Juliana!!
    Nas escolas que eu estudei o Grêmio raramente fazia alguma coisa..., mas espero que na sua escola vocês consigam lutar pelos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada MsBrown, apesar da péssima receptividade de muitos alunos, lutaremos para fazer o melhor, rs.

      Beijos.

      Excluir
  2. PARABÉEEEEEEEEEEENS!!! Meu Deus, viu como tudo dá certo no final?!!

    -Epílogos e Finais.
    -Underground Icons
    - Segue?

    ResponderExcluir