16/02/2013

Resenha - A última música



Autor: Nicholas Sparks
Gênero: Romance de amor
Páginas: 397
Editora: Novo Conceito
Avaliação: Bom
Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. 

O livro foi bom, e o achei melhor do que "Um amor para recordar".
Pela narrativa do livro no início, Ronnie era uma garota rebelde, que se veste com jeans básicos e camisetas de bandas de rock, que, com seu irmão mais novo, vai passar as férias de verão com o pai, o qual a menina não conversa à 3 anos.
Ela cria antipatia por Will e se torna amiga de Galadriel, uma garota ousada, que vive submissa à Marcus.
Tentarei não entrar em muitos detalhes sobre a história em si, mas na minha opinião ao contemplar essa obra.
Encontrei muitos pontos fortes, como fracos.
Alguns pontos que considerei bons para o livro, foram, por exemplo, o perdão de filha para pai.
Ela vai para a praia contra sua vontade e brava com o pai por tê-la abandonado anos antes.
Mas Steve se mostra compassível com a filha, e a trata de forma educada e calma enquanto a jovem briga.
Aos poucos, ele ganha a simpatia dela, e eles passam a ficar mais unidos (coisa que se percebe principalmente nas 100 últimas páginas).
Ela se apaixona por Will, um garoto rico, bonito, charmoso e inteligente.
Ele também se interessa por ela, e, como esperado, eles vivem um belo romance.
Algo que achei bom, é que mesmo tendo as garotas mais lindas à seus pés, ele escolhe Ronnie, que embora fosse bonita, não era tão atraente quanto às outras, pois o que o fez se interessar por ela, foi sua indiferença e inteligência.
Ok, agora vamos aos pontos negativos.
O que me incomodou profundamente, é que a Ronnie parecia detestar o tipo de cara que o Will é, mas na primeira vez que ele se sentou à seu lado para conversar com ela, embora esta estivesse relutante no início, ela logo se solta e cria uma certa simpatia por ele.
Achei fofo o romance dos dois, e, embora tenha sorrido muito com a conversa entre eles, achei que tudo aconteceu muito rápido.
Em pouco tempo que se conheceram, já diziam que amavam um ao outro.
Outra coisa, é algo bem comum nos romances do Nicholas: pessoas com doenças em estado terminal.
Acidentalmente, eu havia lido a última página do livro, enquanto ainda estava na metade, na qual Ronnie e Will fazem juras de amor, então pensei: Ah, sendo assim, ninguém terá doença terminal e morrerá antes do final do livro.
Eu estava enganada.
Ambos não tinham, mas o personagem que estava na beira da morte era o pai de Ronnie.
Confesso que quanto mais fui chegando ao final, mais preparei lencinhos, pois um amigo meu me falou que chorou assistindo o filme, e comigo (nem sou sentimental), aconteceria o mesmo.
Não cheguei a "chorar", mas que o livro mexeu comigo, isso não tenho a menor dúvida.
Meus pais são separados, então me vi na mesma situação que a Ronnie.
Converso com meu pai, mas o visito apenas uma vez por mês, mas fiquei imaginando se o mesmo acontecesse com ele, como eu reagiria.
Outro aspecto positivo que não tinha citado, foi o fato de Ronnie ter evoluído tanto durante o livro.
Eu recomendo esse livro, principalmente para aqueles que vivem brigando com os pais, ou quem não vive com os dois.

Um enorme beijo, Juliana Rodrigues.

12 comentários:

  1. Já conferi o filme, mas acho meio triste, pelo fato do pai dela falecer =/ O livro possui a mesma 'convicção', ou seja, a mesma história que o filme, Ju? Se for menos entristecedor, talvez eu compre, rçrç' Kissez!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Não assisti o filme, e meu amigo que assistiu, não leu o livro, rs.
      Geralmente, os livros são mais tocantes pela riqueza de detalhes, então pode ser que o livro seja tão entristecedor quanto o filme,

      beijos.

      Excluir
  2. Eu não vivo com meus paaaaaaaaaaaaaaaais. Eu assisti o filme, e chorei até morrer, e é por isso que quero ler tanto esse livro, o livro sempre é melhor não é? Acho que vou me desmanchar quando estiver lendo <3

    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, visita lá, te espero..!
    fanpage » twitter » músicas, filmes, livros, resenhas, sorteios e muito mais! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor! Ainda não assisti, mas provavelmente é sim, rs.
      Boa leitura,

      beijos.

      Excluir
  3. Acho que sou a única pessoa que não tem paciência para o Nicholas Sparks...
    De qualquer forma, a resenha está super bem escrita :)

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer! Aposto que não é não, hehe. Conheço algumas pessoas que não gostam, pois o consideram meloso demais.
      Obrigada*-*

      Beijos.

      Excluir
  4. Oie!!! Vim do seu poust "Crítica construtiva: importância" Olha que excelente resenha vc fez, parabéns!
    E olhei as outras pra comparar, não vi que vc era impessoal e sim um pouco tímida.
    P.S Chorei demais com esse livro e não queria. rsrs
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Quanto tempo, hehe.
      Eu tenho uma certa vergonha em escrever resenhas, mas estou tentando superar, rs,

      beijooos*-*

      Excluir
  5. Estou realmente louca para ler esse livro, além disso, sua resenha está ótima Ju!
    Beijos
    livros-now.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai adorei sua resenha eu já li e assisti o filme todos dois eu amei mais gostei mas do livro na verdade sempre gosto mais do livro do que do filme, eu me identifico muito com a história.....
    também to fazendo uma resenha mas e pra escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, o livro de alguma forma mexeu comigo e sempre tem aqueles que se identificam, rsrs.
      Boa sorte com sua resenha ;)

      Beijos.

      Excluir