13/02/2013

Resenha - O palácio de inverno


O Palácio de Inverno

Autor: John Boyne
Gênero: literatura russa
Páginas: 456
Editora: Companhia das letras
Avaliação: Muito bom
Sinopse: Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Como a sinopse é enorme, pretendo ser sucinta em minha opinião. 
Esse foi o primeiro livro de literatura russa que li (pretendo relê-lo esse ano), e me deixou simplesmente fascinada. 
Conheci esse livro por intermédio de uma veterana da minha escola, na época em que eu era caloura. Ela classificou o livro simplesmente como "o melhor livro da biblioteca da escola". 
Como resistir à um livro quando ele é classificado desse modo, não é mesmo? 
A trama do livro se passa hora em 1945 na Inglaterra, com o personagem principal tendo 80 anos de idade e prestes a perder sua mulher, Zoia, a única que amou durante em toda sua vida, e em outros momentos, se passa em 1916, quando o personagem era apenas um adolescente, e descobre o primeiro amor, vives situações que poem sua vida em risco e tramas marcantes.
Esse livro demorei um certo tempo para lê-lo, nada muito considerável.
Para quem é amante de história esse livro é a pedida perfeita, com uma capa simples, não chamativa, porém remete ao tema principal do livro, o local onde tudo aconteceu (sem contar que eu amo azul).
A escrita não é muito rebuscada, embora o autor apresente uma trama envolvente, personagens marcantes e acontecimentos tão intensos que seria praticamente impossível não querer desgrudar desse livro.
Claro que, assim como tudo na vida, ele apresenta aspectos negativos, como um grande segredo que Geórgui guarda do início ao fim do livro, revelando-o, obviamente, mas esse mistério fica óbvio desde a primeira aparição de uma das filhas do Czar. O relato no fim apenas dá essa certeza, embora eu confesso que tenha ficado impressionada com a forma como foi contada.
Algo positivo, é o aprendizado proporcionado pela leitura desse livro.
Todos os livros, independentes do gênero enriquecem culturalmente aqueles que lêem, mas quando li esse livro, senti um enriquecimento maior pela riqueza de detalhes e acontecimentos. Além de conhecer um pouco sobre o misterioso cenário Russo.

Encontrei em um site um trecho do livro, caso tenha curiosidade, clique aqui.

Já leram esse livro, ou haviam ouvido falar? 

21 comentários:

  1. Sou apaixonada por história, é minha matéria favorita na escola.
    Já ouvi falar nesse livro sim, inclusive, foi-me recomendado por uma professora.
    Li-o pouco tempo atrás, e confesso que sua literatura me causou tanto fascínio quanto O menino do pijama listrado.
    Lhe recomendo o livro "O parente mais próximo", caso ainda não tenha lido. É do mesmo autor.
    Gostei demasiadamente de conhecer seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, muito obrigada pelo comentário, espero que volte outras vezes.
      Nunca havia ouvido falar no livro "O parente mais próximo", mas procurei algumas resenhas e me parece ser fascinante.
      Pretendo lê-lo em breve,

      beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Pri, realmente é, rsrs, obrigada pelo comentário,

      beijos.

      Excluir
  3. Nossa o livro parece ser espetacular.

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito bom!!
    Estou seguindo aqui,beijos
    meninas-por-meninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Own, muito obrigada mesmo Fer*-*
    Pode sim, hehe,

    beijos.

    ResponderExcluir
  6. As vezes me surpreendo com seu gosto para livros... de uma forma positiva, claro.
    A resenha ficou boa, acho que deve manter esse padrão de dar sua opinião, entende? Outras resenhas suas que li você falava bastante do livro, mas não sua opinião em geral. Bem, é o que acho.
    Não sou a maior fã de história, não depois do meu professor ferrar com minha nota, kkkkkkkkkkkk, mas isso já é outra história.
    O livro parece fascinante pelo que escreveu, mas nunca li nada desse autor (embora já tenha ouvido falar e muito de O menino do Pijama listrado).

    Hoje tô animada para comentar, kkkkkk.

    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, olá Mari!
      Eu gosto de todos os tipos de literatura, então em um momento posso estar falando sobre um romance de amor (que não gosto muito, mas abro exceções haha), ou então algo mais histórico.
      Eu adoro história, mesmo tendo me ferrado algumas vezes, mas faz parte, rsrs.
      Um amigo meu me disse o mesmo quanto as resenhas. Tentarei apresentar mais meu ponto de vista,

      beijos.

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas a história parece ser ótima.
    Amei a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Não há nenhuma leitura melhor daquela que enriquece! Sabe, é muito bom saber das culturas e saber detalhadamente dos lugares do nosso mundinho, acho tão legal! E não nunca ouvi falar do livro, mas eu compraria pelo nome!

    Beijos, beijos e mais beijos.. www.7hings.com.br, visite lá, espero por você..! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marie! O título também me interessou muito, mas pode acreditar que no quesito conteúdo consegue superar, rsrs,

      beijos.

      Excluir
  9. Que otima dica!!
    Adoro vir no seu blog pq sei que sempre tem umas idéias bem legaaaais! rsrs
    Bjs lindona, adorando aqui!

    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Juuuuuuuuuro que já li uma resenha desse mesmo, mas não me lembro onde!
    eu gostei da sua resenha, ficou bem mais interativa!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, amei seu blog e já estou seguindo se vc quiser retribuir ...
    http://olhosdecapitu123.blogspot.com.br/

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir