08/12/2012

Uma questão de orgulho



Meu irmão comprou para mim já há algum tempo,um box com 4 livros de auto-ajuda sobre como alcançar o sucesso e tal. Eu confesso que no começo não tinha a menor vontade de ler aquilo, afinal, eu era muito nova e deveria deixar essas lições de vida para depois. Mas acontece que eu estava enganada. Eu me identifiquei com aquele livro de tamanha forma que eu não gostaria de parar de lê-lo. 
Mas teve um capítulo em especial,que me fez realmente parar para refletir.
Naquele capítulo, pedia ao leitor lembrar de si mesmo na época de criança, e pensar se o você do passado teria orgulho da pessoa que você se tornou hoje. Bem, na época em que li o livro não sabia ao certo.
Comecei a lembrar do que fazia na escola. Eu me considerava uma boa amiga, sempre prestativa à todos, até mais do que à mim mesma. Eu tinha medo do que as pessoas pudessem vir a pensar de mim. 
Bobagem. 
Eu acho que naquela época eu me preocupava tanto em ser superficial e perfeita perante os outros que eu praticamente não vivia para mim mesma.
Hoje posso perceber que aquela época, aquela que me traz tantas recordações pode ter sido uma das melhores fases da minha vida, já que com ela eu aprendi que para conquistar bons amigos, eu não precisava ser uma pessoa que eu não sou de verdade, eu não precisava fingir ser quem eu não era para impressionar pessoas que hoje em dia mal olham na minha cara. Nada disso valeu a pena, mas eu posso afirmar com toda a certeza: eu mudei, eu amadureci. E esse amadurecimento trouxe boas recompensas não só para mim, mas para as pessoas ao meu redor, já que graças ao que eu me tornei, eu conquistei amizades verdadeiras, agora posso expressar minha opinião abertamente e eu posso afirmar que sou feliz assim, porque a partir do momento em que uma pessoa deixa de ligar para o que pessoas como aquelas 'amigas' que eu tinha pensam, o caminho da felicidade e do sucesso caminharão juntos pela estrada da vida e irão de encontro à você. 
A opinião de outras pessoas não pode importar mais do que a nossa, já que no final, nada do que foi dito pela boca de outras pessoas terá seu devido valor, já que nós não vamos viver naquele meio de pessoas pelo resto de nossas vidas.
******
Esse é o texto que encontrei no antigo blog, 
o qual havia citado na postagem anterior.
Como havia dito, não alterei nada
(nem mesmo os erros de gramática). 

Beijos,

Juliana Rodrigues. 

14 comentários:

  1. Gostei muito do texto, muito sincero e pude sentir a mesma emoção que você sentiu na época que escreveu, provavelmente, porque já passei por momento semelhante... Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que não sou a única que já passou por isso...
      Realmente é muito chato querer agradar mais aos outros do que a mim mesma, mas eu mudei, enfim, nós mudamos, rs.

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. Adorei essa parte: Eu acho que naquela época eu me preocupava tanto em ser superficial e perfeita perante os outros que eu praticamente não vivia para mim mesma. Hehehe! To te seguindo... retribui? Bjão =*
    http://sapatilhadeoncinha.blogspot.com.br/2012/12/diy-faca-voce-mesmo_8.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quando eu li esse texto eu quase não acreditei que eu havia escrito isso, sei lá, é um pouco diferente do que eu escrevo atualmente. Mas esse trecho também foi um dos meus favoritos*-*

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  3. vc escreve muito bem.. vai conseguir o que quer facil assim.

    Hoje estou fazendo 3 anos de namoro, ja visitou o blog?
    http://tqspl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obigada Vivi ;)
      Acho que não será tão fácil assim, mas nada que uma boa dose de determinação não ajude, rs.

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  4. Que maravilha o seu post!!! Fiquei refletindo sobre eu criança e se sentiria orgulho de quem sou hoje...e acredito que sim. Bjs

    P.S: está rolando um sorteio de um livro e uma bolsa lá no blog. Venha participar: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-janeiro-feliz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito que sim, pois quando eu era criança eu não tinha tantas expectativas para quem eu me tornaria no futuro...

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  5. Amei o seu texto, linda declaração. Você pensa como eu. A cada segundo amadurecemos mais e mais. E o que importam o que as pessoas pensam da gente. O que importa é o que agente é. Muito magnífico seu texto.
    Bjs, Taynara Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Taynara. Cada minuto é o momento perfeito para uma nova aprendizagem, um novo amadurecimento em todos os aspectos...

      Enfim, obrigada pela visita,

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  6. Lindo post.
    Qual o nome do livro?
    Deu vontade de ler.

    Eu tinha um certo preconceito com livros de auto ajuda, até que uma amiga me indicou um e eu super me identifiquei.
    Bobeira pura esse me preconceito!

    Vou refletir sobre essa questão que o livro sugeriu.

    Ótima semana,
    Beijos Mil.

    http://blog.estouroempalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São quatro livros, da coletânea "Onze passos para o sucesso".
      Nos três primeiros são divididos esse onze passos, sendo 4 passos em dois livros, e 3 em outro.
      O último é um guia do estudante, com dicas de como estudar e profissões.
      Mais informações nesse site: http://www.institutomotivar.com.br/index.php?pagina=kit

      Beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir
  7. Nunca li um livro de auto-ajuda, mas acho muito interessante e diversos amigos ja me disseram que vale a pena. Mais uma dica, ;)

    Seguindo, aqui tá tudo lindo pro Natal!

    Bjs, Babi

    A Viajante dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pode ter certeza de que é sim. Não faz muito meu gênero literário favorito, mas a maioria é tão estimulante que vale a pena.

      Beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir