27/11/2012

Resenha - O símbolo perdido


Lançamento: 2009 
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Gênero: Sinais e símbolos/ Ficção americana 
Avaliação: Bom
Páginas: 489

Sinopse:
O que está perdido... será encontrado. 
Concebida e projetada por grandes mestres maçons, a capital dos Estados Unidos, assim como Roma, está crivada de passagens secretas e túneis subterrâneos. Sua arquitetura, sua arte e seu simbolismo estão entre os mais interessantes do mundo. Porém há quem acredite que a cidade guarda algo mais... 
Atraído para Washington sob o pretexto de dar uma palestra para um seleto grupo de convidados do Instituto Smithsonian, o famoso simbologista Robert Langdon se vê novamente desafiado a desvendar um mistério secular. 
Ao chegar ao Capitólio, local do suposto evento, Langdon descobre que seu amigo Peter Solomon, maçom do mais alto grau, está desaparecido. De repente, um grito chama atenção para um sinistro objeto deixado no chão, no centro da Rotunda: a mão direita de Peter, cortada, reproduzindo um antigo convite para a iniciação no conhecimento secreto de todos os tempos. 
Para salvar Solomon, Langdon não tem alternativa a não ser atender às exigências de seu sequestrador, Mal'akh, um homem extremamente forte, ambicioso, inteligente... e tatuado da cabeça aos pés. Ele afirma que Robert é a única pessoa do mundo capaz de destrancar um portal místico que lhe daria acesso irrestrito aos Antigos Mistérios...


Eu confesso que desde que li O código da Vinci e Anjos e Demônios não leio mais a sinopse dos livros de Dan Brown. Tanto é que só li agora, que estava redigindo o que estava escrito na orelha do livro. Não leio pois a sinopse entrega muito o que vai ocorrer no livro, e os livros do Dan Brown já são muito previsíveis. 
O que eu gosto é que, romance policial, ou ficção, são meus gêneros literários favoritos, e também pois sempre aprendo algo com os livros do autor, que trazem um grande conhecimento em história. 
MAS, se você ler um livro do Dan Brown você basicamente já sabe tudo o que acontecerá nos próximos, pois ele usa a mesma estrutura em todos: Robert, o personagem principal, recebe um telefonema, que leva ele do conforto de seu apartamento, e faz uma viagem, onde algum amigo seu foi sequestrado ou morto. 
Lá, ele tem que resolver algum super mistério muito bem elaborado. Mas, como ele não pode fazer tudo sozinho, em todos os livros ele conta com a ajuda de uma bela mulher, tão inteligente quanto ele, que está relacionada com a vítima: ou é irmã dele, prima, neta... enfim. 
Quando eu estava lendo O Símbolo Perdido, muitas vezes lembrei de O código da Vinci, pois existe realmente muita semelhança na estrutura. 
Eu recomendaria esse livro sim, mas especialmente para quem nunca leu nenhum livro do autor. 

Me desculpem por não ter feito uma super resenha, pois eu deveria estar estudando tenho que ir para a biblioteca daqui a pouco.
Essa é também uma ótima dica: não gaste dinheiro, vá em biblioteca, haha. 

Beijos,

Juliana Rodrigues. 

12 comentários:

  1. Eu sempre gosto dos livros do Dan Brown, especialmente do Fortaleza Digital que eu considero o melhor de todos srsr

    Independente de tudo sempre irei ler os livros dele é o estilo que mais gosto.

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, ainda não li Fortaleza digital, mas me parece ser muito bom*-*

      Obrigada pela visita Lilian,

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. To looooooooouca pra ler esse livro, Vai ser o primeiro que vou ler nas férias haha
    Beijos, Isa Marques

    http://docecharmeblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa,
      esse livro é realmente bom, mas como eu disse, decepcionou apenas por ser similar aos outros.
      Mesmo assim, espero que goste,

      beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir
  3. Assim, eu gosto dos outros. Mas com história diferente, eu gostei muito do Fortaleza Digital. Já chegou a ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Pretendo ler Fortaleza Digital durante as férias.
      Quero ler todos os livros do Dan Brown. Podem ser similares, mas ao mesmo tempo são tão únicos...
      Vai entender, rs,

      beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir
  4. Nunca li esse livro e nem aqueles que você citou (Codigo da Vinci e Anjos e Demonios) mas pela sua resenha parece ser um livro interessante! Vou procurar aqui na minha cidade para comprar u.u
    http://princesaoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se você nunca leu nenhum livro do Dan Brown, então aposto que gostará mais do que eu de O Símbolo Perdido, rs.

      Beijoos,

      J. R.

      Excluir
  5. Eu já li, adorei este livro. Mesmo sendo similar aos outros, gosto muito dos enredos que ele escolhe para escrever seus livros.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li, adorei este livro. Mesmo sendo similar aos outros, gosto muito dos enredos que ele escolhe para escrever seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídia, é similar até certo ponto, mas o valor cultural é sempre inestimável, hehehehe,

      beijos.

      Excluir
  7. Oiii, já ouvi falar nesse livro ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir