19/10/2012

Viagem literária

O tempo passa voando, não é mesmo?
Lembram da postagem que fiz sobre Ignácio de Loyola Brandão estar vindo para a minha cidade dar uma palestra?
Então, foi ontem.
A minha escola tem uma porta que dá acesso à biblioteca Municipal, então eu, e mais alguns alunos da escola fomos para lá assistir a palestra.
Super simpático, ele começou a palestra contando-nos uma piada sobre banheiros, que agora não me lembro bem. Eu gravei boa parte da palestra, mas como a qualidade não está muito boa, e fiquei sem bateria  na metade da palestra, provavelmente não postarei aqui. 

Ignácio pouco falou sobre literatura, no começo da palestra ele até fez uma piada com isso, dizendo:
"Vocês esperam que eu fale sobre literatura? Ainda bem que estão sentados". 
Ele contou fatos sobre a vida dele, a infância, tudo de uma forma bem-humorada e descontraída. 
Não falou muito sobre literatura, embora ele tenha dado algumas dicas, como, por exemplo:
"Reescrever uma história também é uma forma de escrever".
Ou seja, para jovens autores, tal como eu, reescrever história famosas, nem que sejam contos de fadas, pode ser uma ótima forma de expandir suas ideias, mas não sabe por onde começar, tente reescrever algo que já conheça, dando à história um final totalmente diferente e inesperado. 

"Tenha sempre uma caderneta com você". 
Essa dica foi ótima. Tenha sempre um bloquinho de anotações por perto. Nunca se sabe quando uma ideia pode surgir, e confiar em sua memória pode ser um erro fatal. 
Ele nos contou que boa parte do que acontece em seus 37 livros teve grande influência de suas anotações. 
Vale lembrar também que reparar na forma como as pessoas agem nas ruas, movimentos de carros, enfim, tudo poderá contar como um auxílio para você que deseja ser escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário