30/10/2012

Entrevista - Mariana Ribeiro


Desde que iniciei o blog, eu adoro fazer entrevistas com autores, embora tenha feito apenas duas. Hoje trago uma nova entrevista com uma autora, Mariana Ribeiro.
O melhor que há em se entrevistar um autor é que eu conheço pessoas super simpáticas, que realmente têm paixão por aquilo que fazem e se mostram disponíveis a ajudar jovens iniciantes no mundo da literatura.
Devo dizer que fiquei muito feliz em fazer essa entrevista.
A Mariana escreveu o livro "A herdeira", cujos dois primeiros capítulos estão disponibilizados no blog de seu livro (no final da entrevista você encontra todos os contatos da autora). O livro tem como personagem principal Maria Luisa, que representa a alta aristocracia brasileira. Ela conhece Major Afonso, pelo qual se apaixona perdidamente, e sabe que é capaz de tudo para ficarem juntos. A história tem como cenário a Guerra do Paraguai. Segredos serão revelados, e terão grandes consequências, nessa rede de intrigas pelo poder.
Um grande romance, que tem tudo para ser um sucesso.



S.E.: Qual escritor que mais lhe influenciou a começar a escrever? Alguém em sua família ajudou nesse processo?
M. R.: Foi sem dúvida o autor Sidney Sheldon. Já li em torno de 12 livros do autor, e juntamente com alguns grandes clássicos da nossa Literatura propiciaram que eu tomasse gosto pela leitura e também pela escrita. O meu pai sempre me apoio e inclusive já leu o meu livro e acredito que o meu amor pela leitura foi "herdado" dele porque ele lê praticamente tudo, desde jornais e enciclopédias, até bulas de remédio.


S.E.: Quando surgiu a ideia principal para o livro A herdeira?
M. R.:Eu comecei a escrever ‘A Herdeira’ em 2005. Realizei uma ampla pesquisa sobre o contexto histórico e cultural brasileiro no século XIX, e as suas implicações para a vida de todos os envolvidos no livro. Eu tive a ideia de escrevê-lo após a leitura do Clássico ‘Senhora’ de José de Alencar. Achei interessante abordar o período do Império e mais precisamente sobre a Guerra do Paraguai, um fato histórico pouco abordado nos livros de História do Brasil. Além disso, sempre gostei de ler Romance Histórico e queria muito abordar a nossa cultura.

S.E.: Você acha que o caminho para a publicação têm se tornado mais abrangente ou difícil?
M. R.: Apesar de o mercado literário brasileiro ser ainda bem restristo para os escritores novatos, aos poucos vislumbro mudanças bem significativas. As editoras estão ampliando mais o espaço para os autores iniciantes, mas infelizmente ainda vejo algumas cobrando um valor absurdo para publicar em um país como o nosso, o que considero lamentável. Meu objetivo maior é publicar meus livros pela forma tradicional e só optarei pela publicação independente quando se esgotar todas as possibilidades.


S.E.: Em que livro está trabalhando atualmente?
M. R.:Estou prestes a finalizar o livro novo que se chama Menina Veneno. Menina Veneno conta a história de Audrey, uma adolescente de 17 anos que curte a adolescência na década perdida. Ela é estudante de Jornalismo, filha de diplomata, e viaja pelo mundo na companhia do namorado Fred. Seus passaportes são repletos de carimbos e suas aventuras entrarão para a história, já que algumas vezes tem sonhos sobre acontecimentos que irão repercutir na mídia mundial. O meu objetivo principal ao escrever este livro é mostrar a Cultura Pop dos anos 80 e os costumes dos jovens que viveram nessa época, que para mim foi inesquecível e bem marcante. O livro já tem página no skoob

S.E.:Um problema eminente em vários escritores é o bloqueio de escrita. Você já teve? Como fez para que sua inspiração voltasse?
M. R.: Sim, já tive bloqueios de escrita diversas vezes. Eu sempre escuto músicas durante o processo de escrita e acredito que facilite bastante nessas horas. Felizmente, a inspiração volta num curto espaço de tempo e consigo retomar a história de onde parei.


S.E.: Quando iniciou seu interesse pela leitura?
M. R.: O prazer pela leitura começou quando eu ainda estava no jardim de infância, lendo os grandes clássicos da Disney que eu tanto adorava, mas somente em 2002 descobrira a minha outra paixão. Escrever! Ao contrário do que possam imaginar, A Herdeira não foi o primeiro livro que eu escrevi, mas prefiro o manuscrito dele porque é mais recente e tem amadurecimento do estilo de escrita em relação aos demais. O blog surgiu em 2009 para divulgar os meus escritos a princípio, mas o objetivo maior é falar sobre a minha paixão pela Literatura. Faço postagens com releases de lançamentos e há colunas variadas no blog Confissões Literárias desde posts sobre os livros que viraram séries de TV, novidades do mercado editorial, além de livros que foram publicados no exterior.

S.E.:E agora, a pergunta que sempre faço: qual a sua principal dica para alguém que está iniciando no mundo da escrita?
M. R.: Primeiramente ler muito! Acho interessante também fazer um esboço de como será a história, com uma descrição dos personagens e demais elementos a serem inseridos, mas acima de tudo o escritor precisa pesquisar amplamente sobre o contexto histórico e cultural relacionado ao livro que pretende escrever. A todos os escritores que sonham publicar seus livros, nunca desistam! Tudo acontece nas nossas vidas no seu tempo certo e logo poderão colher os frutos de seus esforços na realização do sonho.

Contatos da autora:
Blogs : Confissões literárias
A herdeira - livro
Twitter: @Mari_RBarbosa, @Confissoes_Lit
Facebook: 
http://www.facebook.com/Maryclover
Skoob


8 comentários:

  1. Fico exultante quando alguém diz, leio Sidney Sheldon rs
    Não conhecia a autora e desejo muito sucesso com os escritos e obrigada Juliana por trazer ao blog e compartilhar conosco.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu que agradeço pela visita Marcia.
      Eu nunca li Sidney Sheldon, mas tenho muita vontade. Um livro que um amigo meu leu e disse que é muito bom, é O Plano Perfeito, mas acho que todos os livros dele devem ser bons, rsrs. Fico feliz que tenha gostado da entrevista*-*
      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. Não poderia deixar de aceitar, adorei a oportunidade!!
    Fico muito feliz mesmo em saber que tem interesse em ler o livro e espero poder publicá-lo no ano que vem assim que receber um parecer positivo de editora.
    Muito obrigada pelo convite!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, eu que agradeço por disponibilizar parte do seu tempo para essa entrevista. Sou fascinada pela história do Brasil, e A herdeira será uma ótima oportunidade para expandir meus conhecimentos.
      Você escreve muito bem, estou torcendo por você*-*

      Beijos,

      Juliana.

      Excluir
    2. Disponha!
      Para mim foi um prazer ter recebido o convite e respondido a sua perguntas. Espero que os leitores do blog apreciem também a entrevista. Também adoro História, minha disciplina favorita e espero que possa algum dia resenhar o livro quando ele for publicado.
      Muitíssimo obrigada pelo apoio, Ju!!
      Bjos.

      Excluir
    3. Aposto que meus leitores estão adorando, rsrs,
      Eu terei muito prazer em resenhar seu livro quando sair, já estou aguardando,

      beijoos,

      Juliana.

      Excluir
  3. Adorei a entrevista com a minha chará. Pela forma como ela escreveu as respostas pode-se perceber que ela tem uma ótima escrita. Quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti isso. No blog do livro estão disponibilizados dois capítulos, olhe lá, acho que gostará,

      beijos,

      Juliana.

      Excluir