04/08/2012

Um gato entre pombos

Um gato entre os pombos 

Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2003
Página: 271

Tarde da noite, duas professoras investigam uma misteriosa luz de lanterna no pavilhão de esportes, enquanto o resto da escola dorme. Entre bastões de lacrosse, elas tropeçam no corpo de uma professora de ginástica não muito benquista - morta com um tiro no coração à queima-roupa.
A escola vira um caos quando o 'gato' ataca de novo. Infelizmente, a aluna Julia Upjohn sabe demais. Sobretudo sabe que, sem a ajuda de Hercule Poirot, ela será a próxima vítima...
Qual a ligação entre uma escola inglesa para moças e uma revolução no Oriente Médio? Agatha Christie desfere outro golpe certeiro com sua engenhosa trama.
***
Como podem perceber, o livro é bem antigo, mas nem por isso significa que não seja bom. 
Como estava lendo a Saga Percy Jackson e estou sem o último livro (triste...) decidi ler novamente esse clássico e A Pirâmide Vermelha ( logo terá resenha), para não ficar totalmente entediada. Ainda faltam alguns dias para buscar O Último Olimpiano, então...

Retomando o assunto original da resenha. 
Este livro se passa em um colégio. Um professora é encontrada morta no pavilhão de esportes, e todos são suspeitos, afinal, ninguém gostava dela. 
Em alguns capítulos, antes do assassinato, a história vai para o Oriente Médio, onde o príncipe é morto, e seu fiel amigo está responsável por cuidar de pedras valiosas que tem o valor estimado em 1 milhão( não lembro agora se são de euros ou dólares), mas ele sabe que não viverá muito tempo. Buscando uma forma de manter essas pedras em segurança, ele procura sua irmã no hotel em que esta é hospedada com sua filha. 
Não encontrando a irmã, e consciente de que se voltar depois poderá ser tarde demais, ele esconde, muito bem escondido, as pedras nos pertences da irmã e da sobrinha. 

De alguma forma (ok, não vou revelar como, pois quem já leu sabe, e não vou estragar a surpresa para quem leu mas pretende) esse fato estará conectado com o Colégio para moças, Meadowbank. 
Um espião (ou seria espiã?) está infiltrado no colégio, pois sabe que ali pode encontrar um bem muito precioso (nesse caso não é o conhecimento). 

Outro assassinato ocorre, e Julia fica com 'uma coceira atrás da orelha'. Ela descobre mais do que deveria, e por isso, foge do colégio e vai à procura do tão famoso Hercule Poirot. 

Ele desvenda o mistério com grande destreza, mostrando-nos o motivo pelo qual Agatha Christie é considerada a Rainha do Crime no mundo literário. 

Esse livro foi realmente surpreendente, mas algo que me incomodou um pouco foi o fato do Hercule ter aparecido quase no final (tá, ele apareceu no meio da história). 
Acho que para pessoas que teriam esse livro como o primeiro da Agatha, ficariam um pouco confusos, já que nosso detetive não esteve na história desde o início. 

Mas tirando isso, o livro foi ótimo. 
O final foi surpreendente, pois não existe apenas um assassino, mas dois (ou duas). 

Já leram esse livro?
Ou outro da eterna rainha do crime?
Conte-me. 

Beijos,

Juliana. 

2 comentários:

  1. Nunca li este livro e tbm não faço o tipo que escolhe um livro por este tema. Lógico que eu pretendo experimentar isso um dia, mas ainda vai demorar um pouquinho.


    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir