29/11/2016

|RESENHA|: Horror na Colina de Darrington - Marcus Barcelos

A escuridão se aproxima e, com ela, seus piores medos... 

Em 2004, Benjamin Simons deixa o orfanato em que viveu desde a infância para ajudar alguns parentes num momento difícil: com sua tia debilitada e o tio trabalhando dia e noite, precisavam de alguém para tomar conta de sua prima Carla, de apenas cinco anos de idade. 

No entanto, certa madrugada, a tranquilidade da colina de Darrington é interrompida por um estranho pesadelo, que vai tomando formas reais a cada minuto. Logo, Ben descobre-se preso numa casa que abriga mistérios, onde o inferno parece mais próximo e o mal possui uma força evidente. 
Passaram-se mais de 10 anos. Isso tudo aconteceu quando Ben estava com dezessete anos, e foram experiências das quais ele preferia esquecer completamente...

Mas aquele passado o acompanha de perto. Ben sente que precisa volta e sabe que, ou desvenda tudo ou sempre viverá com medo. Então, ele decide contar, e traz numa narrativa angustiante e rica em detalhes tudo o que viveu e todas as batalhas impensáveis que travou para tentar manter a si próprio e a jovem prima em segurança. E se descobre no centro de uma conspiração capaz de destruir até a sua própria sanidade. 

Alternando passado e presente, com provas e bastidores do caso nos dias atuais, Horror na Colina de Darrington mantém o leitor aceso aos detalhes da investigação, que tornam a história complexa e absolutamente intrigante. 

Onde termina o inferno e começa a realidade? 
Opinião: Conheci o autor em um evento literário, mas o livro eu já conhecia bem antes, pela página da Faro Editorial. Com ilustrações que abrem e fecham cada capítulo, o livro conta com uma diagramação impecável, de deixar qualquer um babando. Parabenizo a Editora pelo excelente trabalho que fizeram!

Agora, vamos falar do que realmente interessa, certo?

Com uma narrativa em primeira pessoa, Ben conta sua história, desde que vivia no orfanato, até ser chamado a cuidar de sua prima, e viver na casa de seus tios, onde os eventos sobrenaturais tiveram início.

Ben nos conta o que aconteceu, na esperança de que alguém acredite nele, e que ele não está louco. Em uma leitura voraz, é impossível largar o livro, uma vez que se inicia. O que eu mais gostei no livro, foi a forma como os fatos vão se desenrolando rapidamente. É um livro curto, de apenas 144 páginas, então, é possível lê-lo de uma só vez em uma noite.

Não é aquele livro que leva inúmeras páginas para algo marcante acontecer, sabe? A tensão do livro se mantêm vívida do primeiro parágrafo, ao último, cada segundo nos instigando ao que está por vir, mantendo a curiosidade sobre o destino dos personagens.


Cada final de capítulo permite que um gancho fique em aberto para o próximo, e apesar do final ter sido bem satisfatório, ele deixa uma possibilidade enorme para uma continuação (o que, particularmente, eu adoraria). 

Ah, e o formato do livro é muito criativo: no início de alguns capítulos, temos trechos de entrevistas, capas de revistas, poemas, cartas ou e-mails. Tudo contribuindo para o melhor entendimento do livro no decorrer da leitura. 

É divertida a forma como todos os elementos vão se juntando, até chegaram ao desfecho. Marcus soube conduzir com maestria o livro, conduzindo a história de uma maneira que nos faz questionar tudo o que lemos. Um livro marcante, bem construído e inteligente. 

Vale a pena dar uma chance! 

2 comentários:

  1. Oi Ju.... adorei estar ao seu lado nessa jornada. Conhecemos o autor no mesmo evento, fizemos a leitura, nos apaixonamos pela trama e agora acompanho sua resenha. Vamos repetir a dose?

    O q falar desse livro? Incrivel, dinâmico e envolvente.

    O q falar do autor? Simpatia em pessoa

    Amei

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Não conhecia o autor, mas fiquei bastante curiosa para conferir o livro depois da sua resenha. Confesso que ainda não tive coragem para ler livros de terror, mas espero que Drácula abra, pelo menos, um pouco a minha mente! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir