02/01/2016

Resenha: No Abismo da Paixão

E aí, galera! 

2016 já começou de forma intensa para mim: notícias trágicas no primeiro dia, a boa e velha falta de organização, e assim vai. Entretanto, estou seguindo o cronograma deste ano para o blog (Sim! Eu não estou tão desorganizada, afinal!), e já planejando as próximas postagens.

Preparados para as novidades? Então segurem seus forninhos, e aguardem o que virá! 

Hoje cá estou para fazer uma resenha sobre o livro de um amigo meu, o Thiago Sardenberg (Clique aqui para ver a matéria sobre Star Wars que ele fez para o blog). No Abismo da Paixão foi um livro publicado quando o autor tinha 14 anos (hoje ele já tem 30 e poucos), e fez um sucesso considerável em seu estado natal: Roraima.

Ele tomou a decisão de republicar o livro recentemente, mas em versão digital, sendo o e-book vendido na Amazon.

Vamos conferir mais sobre o livro e minha opinião!


Sinopse: Segredos, mentiras, traições e paixões. Estes são os elementos de uma história onde o passado é uma ameaça constante que insiste em ressurgir, trazendo consigo a verdade. Ao narrar ao mesmo tempo duas histórias de amor na vida de Vivian, o autor constrói um paralelo entre o presente e o passado que aguça a curiosidade e cria um clima de suspense crescente.

"Poucos conseguiram fugir do abismo. Outros continuam sendo sugados para baixo, em uma queda profunda, e eterna, dentro de um abismo sem fim."

Opinião: Quando o Thiago me pediu para fazer a resenha, fiquei um tanto relutante, pois como eu disse para ele: "Não sei se vou conseguir fazer uma resenha positiva sobre seu livro." Claro que o profissionalismo deve vir antes da amizade quando se trata de resenhar livros de amigos, então serei sincera.

Não gostei da narrativa corrida do livro. Entendo que o autor era bem novo quando publicou o livro, e que ele não quis alterar nada quando o colocou na Amazon, mas a forma como o livro foi narrada, não me agradou.

Foram poucos detalhamentos no livro, muito diálogo e descrições quase nulas, a passagem de tempo entre uma cena e outra também foi bem dinâmica. Não consegui sentir afeição por nenhum dos personagens. Nem sentir o sofrimento deles, a angústia, o amor que a Vivian sentiu pelo Daniel e pelo Jonas.

Os capítulos são alternados. Em um, conta a estória da Vivian com o Daniel, e no outro, conta sobre tempos depois do Daniel, quando a Vivi conheceu o Jonas. Não chega a ser confusa essa interseção de um capítulo pro outro, mas as vezes incomodou um pouco. Achei que alguns acontecimentos se deram tão rápidos, que não foram bem explicados e alguns tiveram soluções bem rasas.

Entretanto, eu posso destacar como ponto positivo o capítulo final do livro, onde as reflexões filosóficas do narrador, criando uma metáfora entre o abismo e o amor. Isso foi bem interessante!

O livro é bem curto. Tem apenas 74 páginas, então, quem quiser conhecer, deixarei o link de compra abaixo. E para o Thiago, só uma ressalva: O livro que você está escrevendo atualmente é bem mais derrubador de forninhos! Haha! Mas como eu já havia dito antes, eu tenho que ser sincera com meus leitores.

Para comprar o livro: Amazon
E curtam a fan page do Ser Escritor(a): Facebook


Abraços, e até a próxima! 

Juliana Rodrigues. 

14 comentários:

  1. Achei a capa tão cara de foto, daquelas que você precisa ter uma igual mas não consegue... *-* Adorei. Gostei mais ainda da sua sinceridade... falta isso em muitos blogueiros, né? Mas, o bom é que isso irá gerar um retorno ao autor e ele voltará num próximo livro muito melhor.
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mari!

      Hahaha, a capa é linda mesmo.
      Pois é, muita gente tem medo de dizer o que pensa sobre o livro. Mas a sinceridade com o leitor deve ser superior à isso.

      O importante é sempre melhorar!

      Abraços.

      Excluir
  2. Uauuu, 14 anos?

    Eu gostei da capa do livro, mas gostei principalmente da resenha, antes de tudo, deve ter a sua opinião ali. Parabéns!

    Bjs
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tamy!

      Pois é, ele só tinha 14 anos. Fico feliz que tenha gostado da resenha! :D

      Abraços.

      Excluir
  3. Parece ser um livro bem interessante. A capa do livro é muito bonita.

    O blog entrará de recesso até o dia 15/01/16, mas quero a sua parceria em 2016!
    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não gosto de Livro com esse tema mais adorei a sua resenha.<3

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse não é o tipo de livro que gosto, mas, sua resenha foi boa. Gostei muito do seu blog.
    Beijos,
    Do it like Anna

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Adorei a resenha e fiquei bastante interessada no livro, vai para lista de leitura de 2016 ♡
    Beijocas adorei o Blog...seguindo *-*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei o máximo ter escrito com 14 anos... com certeza o que você resenhou faz parte dessa idade... super novo, mas achei muito legal mesmo assim! rsrs

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir