22/01/2016

#4. Como escrever poemas?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Como eu havia comentado na postagem Por dentro dos gêneros literários, o tema desta sexta-feira seria... (que rufem os tambores): Construção de Poemas. 

Eu havia me programado para falar sobre outro assunto, mas devido alguns pedidos, mudei o tema de hoje para explicar um pouco sobre o poema e a poesia, e como escrevê-la.

De início, é bom explicar a diferença entre um poema para uma poesia. A diferença pode até ser pequena, mas existe.

Poema: Pertence ao gênero lírico, tendo seu texto composto por versos e estrofes. Possui elementos como a musicalidade, metáforas, subjetividade para com o eu lírico. O poema é a construção em versos de uma narrativa, podendo apresentar, ou não, rimas em suas estrofes.


E agora, Maria? 
Onde está o amor 
Que de tanto ouvi falar? 
Onde minha vida se perdeu? 
Por caminhos tão difíceis de seguir.

E agora, Maria? 
O que faço com a miséria
Que a alma me assola? 
Com meu coração
Que de tão duro não se amola? 


Poesia: É a vida. Ela está em todos os elementos existentes do nosso cotidiano. Pode ser vista em uma bela paisagem, uma fotografia, um texto, um abraço, uma trilha na floresta. Enfim, a poesia não está somente relacionada à literatura. Está em nossas atitudes criativas sob nossa percepção de mundo. Eu sou poesia. Você é poesia. A vida é nossa maior poesia. 
Okay, Ju. Eu quero escrever um poema, mas não sei como começar. O que faço? 

O primeiro passo, é buscar a inspiração necessária para o que pretende escrever. Como disse, a vida é nossa maior poesia, e dependendo da sua percepção das coisas ao seu redor, diversos poemas podem surgir em um breve momento.

Buscando inspiração: procure saber mais sobre os grandes poetas - tanto brasileiros, quanto estrangeiros -, e leia diversos autores até encontrar algum com o qual se identifique. Não é obrigatório ler inúmeros livros para colocar em prática.

Comece com os maiores mestres: Leia Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Olávio Bilac, Gonçalves Dias, Augusto dos Anjos, Cecília Meireles (♥), Cora Coralina, Adelia Prado, e muitos outros.

Procure se inspirar na maneira como eles constroem seus versos.

Tenha uma ideia base para o poema: Escreva todas as palavras que lhe vierem à mente quando tiver sua ideia base. Pode anotar tudo, tudo mesmo. Por mais desconexas que essas palavras aparentem ser, de início, se você reorganizá-las depois, e acrescentar o necessário, terá um poema em mãos.

Qual o seu intuito com o poema? Você quer tirar uma boa nota nas aulas de Literatura? Expressar sentimentos? Aprender a escrever um poema pois acha bonito? Nenhuma das alternativas anteriores?

Muito bem! Focalize no seu objetivo ao escrever o poema, e tenha ele em mente. Sabendo sobre o que quer escrever, ou qual a sua intenção com isso, ajuda bastante e você poderá focalizar suas buscas em algum poeta/ poetisa específico que tenha poemas no seu estilo.

Mãos à massa: Agora que você já sabe o que pretende fazer, e já possui uma ideia para isto, comece a praticar. Não se fruste se de início não conseguir. Isso como tudo na vida, só a prática trará a perfeição.

O seu foco nesse momento, deve ser o de escrever um poema. Mesmo que no final você olhe para tudo o que escreveu, e pense: "Isso aqui tá péssimo!". Tudo bem! Não se nasce um novo Drummond na primeira tentativa.

Tenha em mente que quanto mais praticar, melhor se tornará! Então escreva. Escolha com muito cuidado as palavras que irão fazer parte do seu poema. Aquelas que trarão uma riqueza maior, e muitos significados.

É necessário ter rimas em todo poema que eu fizer? Não! Não é obrigatório. Embora seja um elemento estético bacana - e traz musicalidade -, você não precisa necessariamente rimar. Você tem a liberdade de escrever da maneira que achar mais confortável e conveniente.

Mas, caso goste de rimas, pode pesquisar alguns dispositivos poéticos, como: métricaassonânciaaliteração, e a repetição. (cliquem nas palavras para abrirem os links).

Quando terminar a escrita, leia seu poema em voz alta, e analise como ficou. A maneira como as palavras foram organizadas, apresentam um som legal? Produziu o efeito que você desejava? É através da audição que, geralmente, você identificará problemas em sua obra. Ou notará que ela está satisfatória. Mas, não tenha medo, você pode mudá-lo sempre que tiver vontade.

Não se prenda muito à regras! Deixe sua imaginação, e seu coração, falarem mais alto. Se não acertar de primeira, tudo bem. Mas não desista. Tente outras vezes, até o processo da escrita de poemas se tornar algo bem natural para você.

E não se esqueçam de curtir a página do Ser Escritor(a) clicando aqui. Compartilhe com seus amigos, tragam-s os para o mundo do poema também, hehe.

Aguardem os próximos temas, e fiquem de olho aqui no blog, hein? Muitas novidades vindo por aí!

Abraços, 

Ju. 

5 comentários:

  1. Gostei muito da explicação. Confesso que não sabia a diferença entre poema e poesia haha. Gosto muito de ler, mas tem um bom tempo que não tenho inspiração para escrever poemas.

    blogilumiinar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Joana!

      Hahaha, as vezes eu me esqueço de que existe uma diferença, rs.

      Muito obrigada!

      Abraços.

      Excluir
  2. Adorei a explicação e as dicas!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir