08/01/2016

#2. Como criar o início do livro?


Iniciei mês passado uma nova coluna no blog, para falar um pouco sobre motivação para novos escritores, e falarei um pouco nas próximas semanas sobre temas que recebo frequentemente por e-mail.

O tema de hoje será: Como devo iniciar meu livro?

Acompanhe, hein! ;)

# Tenha a ideia base: É a partir dela que o foco do seu livro irá girar. Normalmente, um escritor irá pensar no tipo de livro que ele gostaria de ler. Então libere a imaginação e já tenha em mente a ideia central.

Escreva pequenos resumos sobre o que você pretende para o começo, o meio e o fim do livro. Lembrando que não é obrigatório, mas é bom você ter uma base de qual caminho a estória deverá percorrer, para que não se sinta perdido e desmotivado.

# A jornada do livro: Basicamente, o que foi citado no item anterior, só que mais aprofundado. Muita mais. Agora que já tem em mente a ideia base do livro, esboce o primeiro rascunho de como deve ser o prólogo/ prefácio/ capítulo.

Pode escrever superficialmente como será o começo, sem muitas descrições e detalhadamente. Aqui, você tem que ter o 'esqueleto' do seu início.


#Narração: Qual o melhor tipo de narrativa pro seu livro? Primeira ou terceira pessoa? Fiz uma postagem sobre isso tempos atrás (clique aqui). É importante pensar neste item, antes mesmo de dar início ao livro.

Pois assim, poderá evitar possíveis transtornos futuros em ter que adequar uma narrativa em primeira, para terceira. Ou vice versa.

Caso a narrativa seja em primeira, você deverá pensar se o personagem principal é que será o narrador, ou algum observador que não faz parte do livro.

#Público-alvo: Seu livro será focado para o público infanto juvenil? Então, evite palavrões e cenas de sexo.

Seu livro é para adultos? Young adult? Gamers? Fãs de maquiagem e moda? Se faz necessário que você determine para qual público pretende trabalhar, buscando levar algo extraordinário e que surpreenda o público atingido.

Mas lembre-se de que é impossível agradar à todos.

#Material de apoio: Assim que estiver estabelecido seu público e o gênero literário que irá trabalhar, leia o que puder sobre o assunto.

Você não é obrigado a ler tudo sobre fantasia, se pretende seguir este gênero. Mas é recomendável, caso não queira cair no cliché. Além de ser uma boa fonte de ideias.

Conhecendo bastante sobre o gênero, poderá ter uma boa base do que funcionou, o que não funciona mais, e aquilo que poderá funcionar.

#Foco (força e fé): Tenha foco no objetivo que pretende atingir. E faça seu trabalho da melhor maneira possível.

Quando pensar em desistir, lembre-se que até os grandes autores pensaram em desistir, antes de conseguirem chegar onde estão! 

Abraços, 

Julianna Rodriguez.

8 comentários:

  1. Oooi! Que dicas maravilhosas, Julianna :D
    Eu costumo buscar referências, também ter esta base, que é mesmo fundamental! Parabéns pelas dicas, com certeza vai ajudar muitas pessoas ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ruhh!

      Muito obrigada ♥
      Meu objetivo é exatamente este, hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  2. Ótimas dicas!
    Eu comecei a escrever meu livro há muito tempo. Eu sou muito criteriosa e sempre mudo algo.
    De todas as mudanças, a mais difícil foi incluir personagens narradores. Por esse motivo tive que reescrever tudo, voltar para o ponto zero. Fiquei bem desanimada, mas foi necessário.
    Hoje tenho até receio de revisar, porque sei que irei mudar novamente, então estou simplesmente escrevendo. Assim que terminar, eu reviso e quem sabe não mude tudo outra vez, rs.
    Adorei o post!
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Fran!

      Escrever é a parte mais saborosa do processo. Mas revisar é bem cansativo, mesmo! Qualquer escritor pode confirmar isso, e você é mais uma das provas, hehe.

      Mas não desanime, não. Pense que quanto mais lapidar seu livro, mais ele ficará perfeito para os futuros leitores.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá! Que dicas incríveis, quero muito escrever um livro, e este post com certeza me ajudou, muito obrigado!

    Um grande abraço e até mais!!

    Diurnos Leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jorge!

      Fico feliz por ter ajudado. Escreva seu livro, hehe.

      Abraços.

      Excluir
  4. Eu escrevo já faz seis anos (pois é... rsrs) e tenho atualmente 17 anos (este ano faço 18), sempre que vou começar a escrever um livro nunca penso no público-alvo, simplesmente faço porque é o que quero escrever. Sempre inicio de uma forma que instiga as pessoas a quererem ver o resto, mas ás vezes fico naquela "como começar este tipo de enredo"? Por eu ser muito eclética na hora de ler/escrever acabo criando diversos tipos de estórias de diversos gêneros rsrsrs

    Gostei de suas dicas, sempre penso nisso antes de escrever, pois planejo a estória completamente em minha mente, depois separo em seções, resumo ela por capítulos, além da criação de personagens e todo o mais -q

    Conheci o seu blog no ano passado enquanto procurava algumas dicas para escritores, e adorei o conteúdo que você disponibiliza ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Andy!

      Eu também não costumava pensar. Tanto que comecei a escrever meu primeiro livro, postava em outro blog, e com o tempo, quando escrevia algumas cenas mais 'fortes', recebia comentários de leitores dizendo que não gostavam de 'terror, sangue', essas coisas.

      Foi então que percebi qual era o meu público-alvo, e o que eu poderia mostrar ou não, para eles.

      Hahaha, mas olha, o importante mesmo é não deixar que nenhuma regra impeça seu processo criativo!

      Boa sorte com seus livros! ♥

      E muito obrigada, viu? Quero lhe ver mais vezes por aqui! Heheh

      Abraços.

      Excluir