28/08/2015

Primeiras impressões de A Escolhida - Amanda Ágatha Costa

Há alguns dias, fiz uma postagem sobre as primeiras impressões do próximo lançamento da minha xará, Juliana Daglio. Confira as primeiras impressões de O Lago Negro

Amanda possui uma trajetória admirável no campo literário, e o sucesso que seu livro está tendo, é fruto de seu esforço e trabalho árduo para que isso acontecesse. A Escolhida é o primeiro livro da Trilogia, e foi lançado de maneira independente. 

Primeiramente, no Wattpad onde adquiriu milhares de fãs. Depois, lançou na Amazon. E agora, fechou contrato com a Editora Arwen. A segunda edição do livro sairá logo mais. ♥ 
Assim como a Ju, a Amanda lançou o desafio Primeiras Impressões, onde mandaria para blogueiros as primeiras páginas de seu livro, para fazermos nossas resenhas e contarmos um pouco sobre o que esperamos do restante do livro. 

Ela me enviou impresso, com três marcadores, e uma cartinha escrita em primeira pessoa com a voz da personagem principal do livro. Muito bom! Agora, sem mais delongas, vou contar um pouco para vocês as primeiras impressões que tive em relação ao livro A Escolhida. 

26/08/2015

#SerEscritor: Como construir uma sinopse brilhante para seu livro


Mês passado tive que correr contra o tempo para escrever uma sinopse que causasse um bom efeito nas pessoas. Para quem está chegando agora no Ser Escritor(a), pode não saber, mas ano passado escrevi um livro. É literatura fantástica, e tem o nome de Meninas de Seda. Querem saber mais sobre ele? Fiquem ligados, pois terei novidades sobre a publicação.

Apresentei livretos no Sarau do colégio, e os distribuí para qualquer um que quisesse levar embora e entrar em contato comigo depois, para saber como comprar o livro/ quando vou publicar, etc. E devo dizer, que a sinopse funcionou muito bem. Ou as pessoas me iludiram dizendo que ficou legal, mas vou apostar que funcionou bem.
"Apenas dois corações unidos pelo mesmo laço, 
serão capazes de com a maldição acabar." 

Você, meu amigo escritor, já passou por isso? Ter que escrever a sinopse do seu livro, achar que é fácil, e depois perceber que simplesmente não dá para colocar em poucas linhas o que resume seu livro? Fica perdido só de pensar que deve fazer uma sinopse, e que ela deve ser muito boa? Esse artigo foi feito para você! Acompanhe, pois garanto que essas dicas farão com que você construa excelentes sinopses para seus livros (ou futuros livros).


19/08/2015

Quero tecer amanhãs!



Calei-me pois nada mais tinha a dizer. Consenti por não dar relevância ao que me era dito e nem atenção ter prestado. Engoli em seco, mordiscando os lábios com leves rachaduras que o tempo deixou marcas em meu corpo. Molhei os lábios, num instinto voraz e corriqueiro de fazer-me desejada. Dei de ombros pelas bobagens que me tumultuam. Suavizei as sobrancelhas, para as alegrias que me tomam.

Quis, instantaneamente e por motivo algum, saber delicadamente escrever redigindo transcrevendo e digitando sobre o mundo e fazê-lo ver ao seu redor da forma como vejo o que me cerca. Que a delicadeza do mundo não te assombre quando você passar a ver com alegria que talvez nem tudo esteja tão perdido assim. Quis, instantaneamente e sem motivo aparente, ser a grande tecelã de meu destino, e saber entrelaçar cada fio já feito.

Ligar um fio ao outro, de forma ordenhada e bonita. Mas ultimamente, só tenho feito cama de gato. Ligo uma coisa à outra, e me perco no meio do emaranhado que criei. Desejei ardentemente com todas as forças de meu ser, possuir grande conhecimento do mundo sem transbordar minha mente com tamanha informação.

16/08/2015

Entre aspas: Conto - Uma espinha, por Ramires Fascine


           Dois dias depois de completar dezesseis anos. E um dia antes, um primeiro encontro. – Eduardo estava desesperado. Após levantar-se da cama, vestir-se e dirigir-se ao toalete, contemplava estupefato, perante o espelho a face nua que na noite anterior recordava lisa e sem nenhuma imperfeição, a qual apresentava agora uma oscilação, que em sua opinião equivalia quase a uma elevação vulcânica: Uma espinha.
Felizmente quanto aos estudos no colégio, estava dentro da semana de férias anuais de julho. Não precisaria se preocupar com os comentários inoportunos ou os apontamentos e perguntas do tipo. – Nossa que espinha enorme. – Credo isso está horrível. Entre outras mais, provocações e zombarias... No entanto, por outro lado, tinha já definido e agendado um encontro.
– O que fazer. Tímido e receoso por natureza e agora para sobrecarga da beleza com uma espinha enorme no rosto... ­– Como seria sua aparição junto à garota no dia seguinte, pensava. Já estava tudo acertado que tomariam um café juntos. Convite esse que ele fez, depois de muitos rodeios e tentativas infundadas de ir falar com ela. E agora depois de todo o esforço como que apareceria com aquilo no rosto?
– Conclui consigo, por fim, que ela não poderia vê-lo de modo algum daquele jeito. Precisava e devia fazer algo. – E fez. Massageou. Passou creme. E pôs em prática demais receitas ouvidas, assistidas e pensadas. Empregando todo o dia ou a maior parte deste, procurando remove-la ou de algum modo oculta-la.

14/08/2015

|RESENHA| Dias Perfeitos - Raphael Montes


Conheci o Raphael no começo do ano passado, quando uma amiga me indicou seu livro, Suicidas. Clique para conferir a resenha. Devorei o livro em poucos dias e passei uma semana refletindo sobre a genialidade do autor em como amarrar uma trama, prender o fôlego de seus leitores, e dosar na medida certa, a ficção com a realidade. 

Dias Perfeitos é o segundo livro do autor, com uma trama em clima diferente de Suicidas, mas em suma, um thriller policial de leitura fácil, envolvente, e que nos prende de forma tão sutil que quando você menos percebe, está tão algemado ao livro, quanto a Clarice esteve algemada à cama do hotel. 

Téo é um estudante de Medicina certinho e centrado em seu mundo privado. Estudioso, inteligente, tímido. Daquele tipo que não trocaria uma intensa noite de estudos para sair com uma garota. Ele não possui afeição por quase ninguém. Nem por sua mãe cadeirante, que é seu fardo; nem por seu cachorro Sansão. Mas ele mantém um vínculo forte com Gertrudes, que poderia ser de fato sua melhor amiga, se ela não fosse o cadáver que ele disseca nas aulas de Anatomia. 

Pausa para comentário pessoal: o que esperar de um cara cuja melhor amiga é um cadáver? Pois é! 

06/08/2015

Primeiras impressões sobre O Lago Negro de Juliana Daglio


Faz pouco tempo que conheci a Juliana (belo nome, por sinal), e seu primeiro livro, Uma canção para a libélula. Sabe aquele livro que atrai pela capa e título, e acaba te prendendo pela trama? Pois então! Mas deixando a libélula de lado, vou falar sobre as primeiras impressões que tive sobre o próximo lançamento da Ju, O lago Negro, em breve, pela Editora Arwen. 

Ela enviou por e-mail as 20 primeiras páginas (Capa + dedicatória + prólogo + capítulo 1) do mesmo, à mim e muitos outros blogueiros que toparam fazer parte desse desafio: ler o início do livro, e fazer uma pequena resenha sobre o que achou e suas expectativas para o restante. 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. 

De início, somos apresentados ao clima sombrio e gótico do prólogo. Pareceu-me um cenário frio e distante, por se tratar de um sonho. O protagonista estava sonhando, dentro da mente de V. Entre o diálogo dos dois - desde o início, quando ela se pega surpresa por ele ter voltado para encontrá-la, até o desenvolver da cena -, tive a impressão de que eles são amigos de longa data. Ou, quem sabe, um casal de namorados que tiveram seus destinos separados, encontrando-se uma vez mais em um sonho. 

Uma lembrança. Um delírio! 

           - Qual a cor dos olhos das outras garotas com quem você sonha? - perguntou-me com a voz monocórdia.
             - Não sonho com outras garotas. 
             - Não minta. 
             - Eu nunca mentiria para você. 

 O diálogo torna-se confuso, misterioso. Embora possa causar uma leve confusão para o leitor, notamos que o mistério se apossará desse livro intensamente, e todos os detalhes serão melhor explicados. Mas nada entregue tão facilmente assim!

V transforma-se bem diante dos olhos do narrador. Tornou-se uma criança novamente, uma pequena garotinha (agora com os cabelos mais claros) indefesa. O narrador também rejuvenesce, o que nos leva à possibilidade dos personagens se conhecerem desde que são crianças.

             Eu amava aquela garota, só conseguindo sentir isso de verdade quando estava sonhando. 

Ela diz que ele deverá encontrá-la. V não pode dar explicações suficientes para ele agora, mas ele alega que nem a conhece. Ou será V um delírio de sua mente? O prólogo nos instiga por não sabermos qual a ligação entre os dois personagens.

De forma sutil, o Lago negro é introduzido ao livro. É apontado em uma citação ou outra, sob o olhar atento do narrador que faz uma metáfora entre os olhos dela (ondas calmas refletidas diretamente nos olhos dela). Ondas calmas de um lago muito tempestuoso.

O que é o lago negro, afinal?

Muitas dúvidas e incertezas surgirão no decorrer desse prólogo muito bem elaborado e escrito. E mesmo com diversas perguntas formulando em sua mente, acredito ser esse o propósito do livro: prender a atenção pelo mistério, e ir desvendando aos poucos cada dúvida formulada.