02/12/2015

Resenha: Preciso te contar um segredo, M. S. Alves


Conheço o Matheus há algum tempo, pelo Facebook. Ele me enviou esse livro faz mais de 1 mês (embora só tenha chegado a exatamente 1 mês atrás), e agora que estou desempregada e sem escola, resolvi de uma vez por todas iniciar a leitura. 

O livro é bem fino. Tem apenas 165 páginas, foi publicado pela Chiado Editora em 2015. 

Sinopse: Em uma viagem pela juventude atual, "Preciso te contar um segredo" mostra a ideia de vida pela perspectiva do protagonista Bruno. Um garoto vivendo exposto às drogas, mas que foi diagnosticado com medublastoma - um tumor nas células neurais - tendo seu tempo de vida encurtado drasticamente. O livro apresenta, de forma implícita, como boa parte dos jovens têm noção de suas inconsequências, mas mesmo assim estão dispostos a pagar por estas. Junto ao seu amigo Marcel, Bruno faz o possível para tirar algum proveito dessa desventura. 

Com um título para lá de instigante (que por acaso, também é a primeira frase do livro), Matheus fala sobre Bruno Green, um jovem que acabou de descobrir que está com câncer no cérebro, e com poucas semanas de vida. Bruno deve lidar com as consequências disso, mas tenta viver a vida o quanto pode: através de sexo sem compromisso, ida em festas, e pelo consumo de maconha. 

E, claro, ele não está sozinho nessa: seu melhor amigo, Marcel, o incentiva cada vez mais a consumir estas coisas. Somos apresentados aos poucos à outros amigos do protagonista, e tenho que dar ponto para a criatividade do autor na escolha dos nomes de alguns personagens: Pâncreas e Freud (sim, Freud como o Psicanalista! haha).

De início, só o Marcel (além da família do Bruno), sabe sobre a doença, mas depois ele conta para seus amigos o que está acontecendo.

O livro se torna um tanto confuso em algumas partes, mas é por causa das alucinações que o Bruno tem que enfrentar, então vez ou outra, encontramos algumas partes que parecem desconexas, mas representam uma das consequência da doença dele.

E com o tempo, nos acostumamos aos momentos completamente fora do comum, e ainda mais, aos pensamentos filosóficos que surgem a partir disso. 


A linguagem do livro é bem jovial, tanto que em alguns momentos senti que eu fazia parte de uma grande conversa com o Bruno, e não que aquilo tudo era parte de um livro. De forma descontraída, o Matheus faz inúmeras referências (principalmente à músicas que conhecemos), e escreve tudo com uma boa dose de humor, enquanto dosa com o peso que a doença tem.

Gostei especialmente do capítulo final, principalmente a última frase. Foi uma ótima reflexão que, sem sombra de dúvidas, toma um pouco de nosso tempo para pensarmos sobre aquilo. E outro detalhe bem diferente que gostei também, foram os pensamentos de cada personagem após o último capítulo. Bem criativo!

Os únicos pontos que não gostei na narrativa, foram os acontecimentos que se desenvolveram de uma forma muito rápida, e a falta de detalhamento para os personagens e ambientes. Mas dá para relevar! ;)

Recomendo aos amantes de literatura nacional.

Onde comprar: Livraria CulturaChiado Editora, ou diretamente com o autor: Matheus S. Alves
Curtam a página do livro: Facebook - Preciso te contar um segredo

Abraços,

Juliana R.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Quando vi a capa julguei de forma precipita e imaginei que não iria gostar mas lendo sua resenha, gostei do enredo. Fiquei afim de ler o livro :D
    E esse título me deixou curiosa!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?

      Hahah, pois é. Eu julguei o livro pelo título. Mas é bem surpreendente.

      Abraços.

      Excluir
  2. Tá vendo?Livros nacionais são ÓTIMOS, só basta o povo brasileiro prestigiar isso :)

    Gostei muito da resenha e me interessei pelo livro.

    :)

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros nacionais dão um show em diversos internacionais, haha. Essa é a realidade.

      E como você disse, basta o povo brasileiro aprender a apreciar o que temos de bom.

      Abraços.

      Excluir