06/11/2015

Primeiras impressões #3: Sombras do Medo - Camila Pelegrini


Sombras do Medo trata-se de uma Distopia Fantástica, com um enredo tão atual que em apenas 23 páginas que li, me peguei pensando na crítica abordada pela autora: a forma como temos cuidado do nosso planeta. 

O mundo do Sombras se passa em uma época além do nosso tempo, onde nossos recursos naturais estão extinguidos. As árvores foram devastadas, a água restante é em pouca quantidade e destinada aos mais ricos e poderosos. O mundo foi dividido em duas partes, separado por uma grande muralha (estilo Muro de Berlin na década de 60), separando os ordinários dos singulares. 

Ordinários se refere à população pobre, enquanto os singulares são aqueles que possuem condições "menos piores". Além disso, o mundo é dividido em 5 capitais. De início, não é dito quase nada sobre cada capital, mas, obviamente, a autora deve ter explorado muito bem durante o livro. 

A estória do livro é contada em terceira pessoa. Achei uma leitura bem agradável, especialmente nas primeiras páginas (prefácio e prólogo). 

A raça humana encontra-se no fim da linha,
exatamente onde seus passos a levaram. 
Não é a primeira vez que isso acontece, 
mas é a pior. 
Talvez por já ter errado tantas vezes. 
Talvez por não ter aprendido em nenhuma delas. 
Parece sempre esquecer as dores 
e as lições que se escondem 
por trás das guerras, revoltas, holocaustos e desastres retratados
em seus livros de história. 
De qualquer forma, 
desse erro não poderão ser culpados novamente, 
pois não sobrará ninguém para se lembrar. 

Não falarei muito sobre os personagens que foram apresentados, pois ainda não formulei nenhuma opinião/ teoria sobre eles. Mas a maneira como a Camila descreve as cenas, faz com que os leitores sintam o sofrimento que os ordinários passaram. Todo o sofrimento que eles estavam vivendo, e as reflexões que a Anabela fazia (que, acredito eu, seja a personagem principal), traziam uma crítica camuflada sobre o nosso estilo de vida. 

Nessa mania que possuímos em não nos importarmos com o que a natureza nos oferece. Que tantos desperdiçam horas em banhos, enquanto eles não possuíam água suficiente para tirarem a sujeira do corpo. Essa crítica que a autora apresenta sobre o desmatamento (pois sim, eu acredito que mesmo não tão diretamente, tudo que foi abordado foram críticas que a escritora fez sobre as pessoas ao seu redor. Sobre nós mesmos, e a importância pífia que damos à natureza). 

O mundo que Camila criou, em alguns momentos, não parece tão distante da nossa realidade, e sim, consequências das atitudes que tomamos. Como eu li apenas 23 páginas, não vi o lado fantasia do livro, ainda (mas sei que tem), embora o distópico tenha ficado bem claro. 

Ela está de parabéns pelo livro, pela forma como abordou esse assunto tão importante e o trouxe à uma distopia. A autora é bem talentosa, escreve de maneira leve, fluída e envolvente. Certamente, é um livro que quero adquirir e saber o restante do que acontece. 

O livro está em pré-venda pela Editora Arwen, e você pode adquiri-lo aqui.

8 comentários:

  1. Muuuuito obrigada, Juliana! Você captou a essência e as críticas muito bem, logo no começo.
    Adorei <3
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, parabéns, Camila! Seu livro parece ter grande potencial. ♥

      Beijos.

      Excluir
  2. Adorei seu blog. Adorei o suspense bem desenvolvido do texto especial de Halloween.
    Pela temática parece realmente um livro muito bom, é mais do que necessário alertar sobre possíveis consequências de nossaa ações.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Lu! Muito obrigada. Eu gosto de suspenses, rs.

      Até mais, beijos.

      Excluir
  3. Oi Ju, tudo bem? O livro da Camila é maravilhoso. Você vai gostar ainda mais quando ler a história completa. Eu já li e até tem resenha no blog, mas li a primeira edição.
    Eu adoro livros que abordam críticas, pois acho de extrema importância. E a Camila faz isso muito bem. Sem contar que tem fantasia, outra coisa que eu adoro, entao posso dizer que amo o livro, heheh
    E fico muito feliz que você tenha curtido tanto essa provinha :)
    Beijoooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Gih!

      Ahhhhhh, vou procurar a resenha no seu blog agora mesmo, heheh.

      Se você gostou, o livro todo deve ser ótimo mesmo.

      Beijos.

      Excluir
  4. Livro muito atual. Gostei da temática da autora.
    Bom final de semana.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir