29/09/2015

Se você tem medo do amor, tem coragem de quê?


Já lhe disse vezes demais que nem sempre a vida nos satisfaz do modo como acreditamos merecer. E que nenhuma dor não vêm tão forte a ponto de nos entregarmos à ela de bandeja. E que, por quantas vezes você já tenha repetido os mesmos erros do passado, talvez só signifique que está na hora de mudar o método.

Canso de ouvir as pessoas falando que desistiram do amor, como se fosse a obrigação de outra pessoa amá-las de volta quando o sentimento bate forte no peito. Canso de saber que o mal é tão inerente ao ser humano quanto a bondade também faz parte, e que assim como nada pode ser tão ruim que não possua uma virtude, nada pode ser tão perfeito que não tenha um defeito.

Canso de pensar que você não entendeu ainda que a vida é um reflexo: ela lhe dá aquilo que você transmite. E você se cansa de me ouvir falando assim, tão sonhadora-idealista, e julga-me por ingênua. Ora, como posso eu dizer que a vida nos dá aquilo que nós refletimos, se tantas pessoas no mundo refletem o bem mas só colhem amargura?

Sei que pareço a rainha mimada que vive longe da realidade quando assim falo, mas entenda-me: tenho uma visão poética sobre o mundo. E ao poeta é justo e necessário que se veja o mundo com o copo meio cheio, ou meio vazio. É preciso ser otimista ou pessimista no modo geral de encarar o mundo, mas que a verdade seja dita: não está fácil para ninguém.

Então isso me permite o direito de me lamuriar?

Canso de saber que a vida poderia ser mais simples, se nós assim quiséssemos. Mas somos humanos imperfeitos, e nosso defeito é estragar. Causar um estrago em tão simples coisas que nos rodeiam a vida. Canso, de pessoas descrentes em sua própria bondade. Que perderam a esperança no dia melhor que virá. Que desistem do amor na primeira tentativa frustrada, sem se darem conta de que a vida é um conjunto de tentativas frustradas que em algum momento, darão certo.

Canso. Por saber que a vida poderia ser mais simples. Que vivemos pelos pequenos atos de coragem que nos movem, e não há ato de coragem maior do que entregar-se ao sentimento quando brota, sem fazer a mínima de para qual caminho lhe levará.

Canso de amores vazios, de vazio sem amor. De lua encoberta pela nuvem. De tudo aquilo que não preenche, e nem subtrai do meio copo. Canso, daqueles que não tem coragem de dar a cara a tapa quando uma nova paixão surge, pela sombra do que restou do passado.

Agora não se faça de desentendido, como se não entendesse o porquê.
Mas se você tem medo do amor, tem coragem de quê?

17 comentários:

  1. Inspirador! Essa frase me definiu bastante: Sei que pareço a rainha mimada que vive longe da realidade quando assim falo, mas entenda-me: tenho uma visão poética sobre o mundo.

    Amei haha

    www.cerejacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Hahah, pois é. Somos rainhas mimadas com a visão mais poética e bela sobre o mundo.

      Até mais.

      Excluir
  2. ''Canso de saber que a vida poderia ser mais simples, se nós assim quiséssemos. Mas somos humanos imperfeitos, e nosso defeito é estragar. ''
    amei esse trecho. Obrigada por passar no meu blog :) bjos

    ResponderExcluir
  3. Minha alma acabou de dizer a tua! 'Continue escrevendo, precisamos de você.' Haha.. ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, gostei de tudo por aqui ! E te convido para fazer uma visita no meu blog e se gostar não saia antes de seguir, beijão !
    www.meninaemcrise.com

    ResponderExcluir
  5. Grande texto! É difícil se envolver com o amor, mas é preciso e necessário.
    Bom restante de semana.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  6. Faz bastante sentido. Parabéns pelo texto!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Visite minha lojinha : http://coisasdemoca.iluria.com/

    Obrigada ❤❤

    ResponderExcluir
  8. Seu texto nos dá coragem para tentar e tentar.
    Eu sou uma dessas que, declaradamente, desistiu. Mas o seu texto me lembra o quanto eu, lá no fundo, gostaria de ter tudo isso.
    Obrigada pelas palavras!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, esse comentário acalentou meu coração e agitou as palavras que em mim existem.

      Nunca desista, viu?

      Até mais, beijos.

      Excluir