26/08/2015

#SerEscritor: Como construir uma sinopse brilhante para seu livro


Mês passado tive que correr contra o tempo para escrever uma sinopse que causasse um bom efeito nas pessoas. Para quem está chegando agora no Ser Escritor(a), pode não saber, mas ano passado escrevi um livro. É literatura fantástica, e tem o nome de Meninas de Seda. Querem saber mais sobre ele? Fiquem ligados, pois terei novidades sobre a publicação.

Apresentei livretos no Sarau do colégio, e os distribuí para qualquer um que quisesse levar embora e entrar em contato comigo depois, para saber como comprar o livro/ quando vou publicar, etc. E devo dizer, que a sinopse funcionou muito bem. Ou as pessoas me iludiram dizendo que ficou legal, mas vou apostar que funcionou bem.
"Apenas dois corações unidos pelo mesmo laço, 
serão capazes de com a maldição acabar." 

Você, meu amigo escritor, já passou por isso? Ter que escrever a sinopse do seu livro, achar que é fácil, e depois perceber que simplesmente não dá para colocar em poucas linhas o que resume seu livro? Fica perdido só de pensar que deve fazer uma sinopse, e que ela deve ser muito boa? Esse artigo foi feito para você! Acompanhe, pois garanto que essas dicas farão com que você construa excelentes sinopses para seus livros (ou futuros livros).




Não é um mero resumo da sua obra. É o responsável por traduzir em poucas palavras o conteúdo que seus leitores encontrarão em seu livro/ conto, de uma maneira que não exponha demais o livro, mas também que não contenha informações de menos. 

A sinopse é a tradução da sua obra em poucas palavras, de modo que seja simples, direta, concisa e instigante, deixando um gostinho de "quero mais". Talvez, por isso, seja um desafio e tanto desenvolver uma ótima sinopse. Já parou para pensar que muita gente pode simplesmente não querer lê-lo se a sinopse não for tão boa? 


Sua principal função é a de ajudar a vender seu livro, ou no mínimo, fazer com que se interessem por ele. Existem diversos fatores que fazem um leitor pegar um livro - em meio à tantos -, naquela prateleira da livraria. O primeiro, pode ser pela capa (ou nome do autor, para os fãs de plantão), mas uma sinopse bem feita ajudará na decisão final do "será que eu levo ou não?". E você deve garantir que não exista um "será". O leitor deverá pegar seu livro em mãos, e dizer "Eu quero loucamente isso!"

Mas claro que, em muitos casos, o próprio autor não fica responsável pela produção da sinopse. Mas quando se trata de auto publicação, em ter que vender o próprio peixe, nós aprendemos a nos virar.

Afinal, não existirá um agente literário se você pensa em publicar algo no Wattpad, Amazon, ou como eu, apenas para apresentar seu livro num Sarau Cultural. 
§ Qual a essência do livro: Pense bem e responda a seguinte questão: Qual o ponto mais forte do seu livro? Faça um resumo dos principais pontos do seu livro, do início ao fim. Depois, pontue os que você acredita que chamarão bastante a atenção dos leitores, sem dar nenhum spoiler grave.

Exemplificando: Suponhamos que o seu livro fale de um rapaz que descobriu um universo paralelo através de um livro antigo na biblioteca da escola. Ele passará por inúmeras aventuras, e no final, decide ficar por lá mesmo pois seu coração foi domado por uma linda donzela (ou por um belo príncipe, afinal, toda forma de amor é válida - e não apenas na literatura). A sua sinopse deverá conter os elementos chave desse resumão básico. Algo que apresente brevemente o personagem principal, fale sobre a reviravolta do livro (quando o personagem sai de sua zona de conforto e algo muda radicalmente em sua vida - no caso, a viagem para o paralelo), e deixar o gancho do livro em aberto (aquilo que instigará o leitor a querer saber mais do livro.)

É o famoso: Será que o personagem deixará sua vida comum para viver feliz para sempre no Reino das Abóboras Encantadas? (desculpe, galera. Isso simplesmente surgiu agora! haha).

Entendem o que quero dizer? Apresente os personagens principais, o conflito reviravolta que fará o protagonista ir em busca de uma missão, e deixar o gancho aberto, que é a famosa dúvida na mente do leitor. E isso, é válido para todos os gêneros literários.

§ Seja forte: A sinopse deverá ser forte do início ao fim. Muitos começam com uma pergunta, uma frase solta que atiçará a curiosidade, mas o que faz um leitor querer ler o seu livro, é a frase final. Seja com uma pergunta, ou não, o final deverá ser bem marcante.

Exemplificando: Na sinopse provisória do meu livro, começo com uma frase da profecia: "Apenas dois corações unidos pelo mesmo laço, serão capazes de com a maldição acabar." Isso instigará o leitor. Afinal, que maldição é essa? E por que apenas dois corações unidos pelo mesmo laço acabarão com ela?

E o final, também é instigante: "Descobrir a maldição, salvar a Sociedade mais famosa de Âmbar. Salvar a Sociedade Meninas de Seda."

Por ser o título do livro, os leitores vão querer saber o que é a Sociedade Meninas de Seda, e porque ela precisa ser salva. Sendo assim, para o seu livro, sugiro que prenda a atenção do leitor em algo que o personagem principal fará em sua jornada, e deixe um gostinho de quero mais no final.

§ Personagens mostrados: Claro que você não precisará introduzir aqui a maioria dos seus personagens. Isso é óbvio! Mas você deve mostrar o personagem principal, e talvez um ou outro. Mas só! Não mostre mais de 3 personagens na sinopse se eles não forem estritamente importantes para a trama do início ao fim.


                                  Capa provisória de Meninas de Seda para os livretos!

 § Deixe ganchos: "Qual caminho o protagonista tomará a seguir?", "Por que tudo isso vai acontecer com ele?", "Quem é o assassino/ o bonitão charmoso/ o cara estranho no beco escuro, etc, etc?". A sinopse deve deixar ganchos, mas lembre-se: gancho não é spoiler.

O spoiler é o ato de contar algo que demorará a acontecer. O gancho é a dúvida sobre tal acontecimento. Numa sinopse, fale sobre o principal acontecimento que vai mudar a vida do protagonista, e idealize em como você poderá deixar alguma dúvida na mente dos leitores sobre isso.

Exemplificando: Em Meninas de Seda, o evento reviravolta é quando a garota é encontrada morta no baile de formatura, com o nome da protagonista no pulso. Existem diversos ganchos partindo disso: Quem assassinou a garota? Por que justo aquela garota? Por que o nome da protagonista estava em seu pulso? E por aí vai.

O gancho não precisa ser algo exposto diretamente. Pode ser algo que fique subentendido em algum fato, alguma dúvida, algo que o leitor possa questionar.

§ Não fuja do que realmente acontece: Se tem uma coisa que frustra os potenciais leitores, é ler algo instigante na sinopse, mas após a leitura do livro, se deparar com algo que foge totalmente do que foi dito. Ou então, quando algum fato citado na sinopse não passou de uma mera cena que nem teve tanta importância assim.

Saiba exatamente qual o gancho que será importante para atrair a atenção de potenciais leitores. E nem precisa ir tão longe. Geralmente, o fato que ocasionará toda a mudança no decorrer da estória, já está bem no início.

§ Nem grande demais, nem pequeno demais: Você, enquanto leitor, dificilmente lerá um sinopse ENORME em uma livraria. Daquelas que preenchem a contracapa toda. No caso do meu, a sinopse foi enorme só para preencher todo o espaço interno do livreto.

Existem livros que apresentam uma sinopse em apenas uma frase, e embora não seja muito adepta à isso, se a frase tiver um efeito muito impactante, por quê não? Se não me engano, em Dragões de Éter o Raphael Draccon fez algo similar. Apresentou a sinopse na orelha do livro, mas na contracapa foi apenas uma frase instigante. Simples e eficaz!

Então, mostre ao leitor apenas o necessário sobre seu livro, mas saiba onde e como parar. Deixem-os curiosos para conhecerem melhor seu trabalho. E mãos à massa!

Qualquer dúvida, crítica, sugestão; me enviem um e-mail para ser-escritora@outlook.com, ou comentem por aqui mesmo.


Até mais, galera! E não deixem de curtir Ser Escritor(a)

27 comentários:

  1. Boa sorte com o livro. A sinopse e a capa são muito boas!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Adorei a postagem!
    Fazer sinopse é uma sina, principalmente se você tem como objetivo escrever um conto por mês, ou seja, tem pouquíssimo tempo para se preocupar com "detalhes". Mas apesar de parecer um detalhe, a sinopse é super importante. Depois da capa e do título, é ela que vai instigar o leitor a ler, né?!
    Adorei essa capa, Ju :) Fiquei curiosa para saber como está sendo esse processo de publicação independente. Por que você não faz uma postagem explicando porque escolheu esse método, os pontos positivos e negativos para que a gente possa entender melhor? :D

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Com certeza, o conjunto todo ajuda muito. A capa então, deve ser o elemento mais persuasivo possível, haha.

      Obrigada! Então, eu vou mandar para uma editora, na realidade. Aí caso não consiga, farei a publicação independente mesmo =)

      Anotada a sugestão.

      Até mais.

      Excluir
  3. Parabéns pelo livro <3 Parece ser ótimo!
    Sobre a sinopse: adorei o jeito que você ajudou as pessoas a aprenderem a fazer. Tem cada livro famoso por aí com sinopse cheia de spoiler... Estão precisando ler o seu post!
    Beijos.

    http://www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Duane! ♥

      Hahah, tem sinopse que entrega o livro todo de cara.

      Até mais.

      Excluir
  4. Nossa que legal, acho a sinopse realmente essencial para a construção de um livro, pelo menos para deixar o leitor mais curioso para comprar ele. Adorei as dicas é boa sorte com o livro :D
    Beijos coração http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joicy!

      Realmente é bem importante, hehe.
      Obrigada.

      Até mais.

      Excluir
  5. Oi, será que poderia conferir minha sinopse e ver se ficou boa?
    Após a morte de seu pai, sua mãe resolve se mudar, mas não apenas uma vez, toda hora, como se estivesse fugindo de alguma coisa, ou tentando procura-la. Depois de tantas mudanças Chloe desistiu de fazer amigos, toda vez ela se machucava e aos outros. Mas na sua última mudança conhece garotas muito peculiares, que a atraiam, Ellen, Sam e Molly. Parece que o mesmo aconteceu com elas. Chloe achou que tinha um lar com elas, ele sempre estaria reservado ali. Mas com a chegada do novo professor, sua vida desaba. Elas terão ir para outro mundo e lutar pelas suas vidas, e carregando consigo mais outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bom, ficou um pouco confuso em alguns pontos. Apresente a protagonista desde o início e o conflito principal. Mais ou menos assim:

      "Após a morte do pai, Chloe vê sua vida em constante mudança.
      Sua mãe estava fugindo da dor, ou procurando um motivo para se manter viva, viajando e mudando de rumo à toda hora.
      Chloe desistiu de fazer amigos, de se apegar e dizer adeus em seguida.
      Em sua última mudança, foi atraída por um grupo de garotas bem peculiares. Ellen, Sam e Molly mostram à ela um novo sentido para a amizade, e a segurança.
      Mas seu mundo desaba com a chegada do novo professor.
      Agora, elas estarão em uma luta contra o tempo por suas vidas, ou aceitar o sangue de tantas outras que serão derramados."

      Enfim, é isso. Ou deixe alguma pergunta em aberto no final.

      Até mais =)

      Excluir
  6. Olá, Juliana! Primeira vez aqui no blog.
    Logo que vi o título da postagem fui fisgada. Também sou escritora, e uma das coisas que mais detesto é fazer sinopse! Escrever é tão bom, maravilhoso e fácil. Logo que comecei a redigir histórias eu pensava quando terminava de escrever um livro: Ufa! Acabei. Mas depois eu lembrava de fazer sinopse, mandar para a Biblioteca Nacional, depois esperar alguns meses para receber respostas de editora... Eita!! Acho que fica mais intricado quando já tem tantos livros escritos e tals...
    Ainda assim eu gosto muito de escrever. Acho que é a melhor coisa; criar lugares ou viver onde não podemos, fazer coisas que não fazemos na realidade crua!
    Enfim, parabéns pela postagem. Super legal da sua parte dar dicas assim!! *-*
    Beijinhos...
    http://ninabprescott.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina!

      Espero que volte sempre ao Ser Escritor(a), e seja muito bem-vinda =)

      Realmente, o processo da escrita é a parte mais gostosa de produzir. Só escrever e pesquisar. Depois vem revisão, registro na Biblioteca Nacional, editora, divulgação, etc etc...

      Bem complicado. Mas o resultado final faz tudo valer a pena.

      Muito obrigada, e até breve.

      Excluir
  7. Parabéns pelo livro Ju =D Espero que ele faça muito sucesso <3 Quando vi a capa, jurei que se tratava de um romance hot, kkkkkk
    Mas o que você disse da sinopse, me chamou a atenção. E concordo com todas as dicas aqui citadas. Eu geralmente compro um livro pela sinopse. E desisto por causa dela também. Sinopses que contam spoilers é o fim. E as que não tem relação com o livro ( li um assim esses dias) também :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Gih!

      Muito obrigada! Hahaha, parece romance hot? Eita kkkk. Para falar a verdade, isso ajudaria a vender muito o livro (mas quem comprasse achando que teria sacanagem, se decepcionaria). Esta não é a capa oficial ainda, só fiz pro Sarau mesmo.

      Sobre a sinopse, fico feliz que tenha gostado. É algo bem importante e até mesmo difícil de se produzir.

      Até mais.

      Excluir
  8. O post que todo escritor procura!! rsrs

    Ansiosíssima para ler, viu? Amo tudo que você escreve!! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Elisa! Muito obrigada ♥
      Fico feliz que tenha sido útil, e em breve, novidades sobre Meninas de Seda.

      Abraços.

      Excluir
  9. Olá, seu livro já está a venda nas livrarias? gostei muito dele e queria ler ele brevemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda não!
      Mantenha contato, te manterei informado sobre ele.

      Até mais, e aprecio seu interesse. ♥

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Já havia mostrado sim, rs. Conversamos um pouco em outra postagem sobre, e por e-mail também. ;)

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá, td bm ?? Queria te perguntar se já esta a venda Meninas de Seda , ameei a sinopse por sinal =D

      Excluir
  11. Olá, Juliana, é minha primeira vez aqui no blog, pois queria saber como fazer uma sinopse intrigante e seu post ajudou muito, agradeço por isso!
    Te peço, por favor, para ler a sinopse do meu livro, pois eu amei a sinopse de Meninas de Seda, e já te acho uma escritora ótima!

    Aqui vai, meu livro chama Lua de Sangue:
    Elisa Hunter é uma garotinha de doze anos meiga e tímida, mas sabe intimidar quando quer. Ela mora com os avós em Harbor Hollow, pois perdeu os pais num acidente de carro. Ou pelo menos é o que seu avô Mark diz. No seu primeiro dia de aula em sua nova escola, St. Mungus School, ela encontra Zoe Think, uma garota intrigante e misteriosa. Mas, o que mais chama a atenção de Elisa, é que Zoe tem uma marca de lua e estrela no pescoço, e diz que a possui desde bebê. Lissa lhe conta que tem uma marca idêntica à dela, e a partir daquele dia, as duas procuram em cada livro, cada site, algo sobre isso, mas nada encontram. Certa noite, quando Lissa está dormindo, seu pescoço começa a arder, e ela percebe que é a marca. É como se fosse um aviso, pois quando isso acontece, Lissa não é mais ela mesma. Não é mais humana. No dia seguinte, Zoe lhe conta que algo muito estranho aconteceu à ela, e juntas, as amigas entram em um mundo mágico e tudo muda por causa de uma simples marca.

    E aí, o que achou?
    Obg amr, bjos e boa sorte com o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!

      Muito obrigada! Continue visitando o Ser Escritor(a).

      Bom, sobre a sinopse, ficou um pouco extensa e parece um resumo do livro.

      É bacana fazer um resumo, mas tente escrever uma sinopse mesmo com base nessas informações, só que de maneira mais concisa.

      Se precisar de ajuda, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: ser-escritora@outlook.com

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá, Juliana, é minha primeira vez aqui no blog, pois queria saber como fazer uma sinopse intrigante e seu post ajudou muito, agradeço por isso!
    Te peço, por favor, para ler a sinopse do meu livro, pois eu amei a sinopse de Meninas de Seda, e já te acho uma escritora ótima!

    Aqui vai, meu livro chama Lua de Sangue:
    Elisa Hunter é uma garotinha de doze anos meiga e tímida, mas sabe intimidar quando quer. Ela mora com os avós em Harbor Hollow, pois perdeu os pais num acidente de carro. Ou pelo menos é o que seu avô Mark diz. No seu primeiro dia de aula em sua nova escola, St. Mungus School, ela encontra Zoe Think, uma garota intrigante e misteriosa. Mas, o que mais chama a atenção de Elisa, é que Zoe tem uma marca de lua e estrela no pescoço, e diz que a possui desde bebê. Lissa lhe conta que tem uma marca idêntica à dela, e a partir daquele dia, as duas procuram em cada livro, cada site, algo sobre isso, mas nada encontram. Certa noite, quando Lissa está dormindo, seu pescoço começa a arder, e ela percebe que é a marca. É como se fosse um aviso, pois quando isso acontece, Lissa não é mais ela mesma. Não é mais humana. No dia seguinte, Zoe lhe conta que algo muito estranho aconteceu à ela, e juntas, as amigas entram em um mundo mágico e tudo muda por causa de uma simples marca.

    E aí, o que achou?
    Obg amr, bjos e boa sorte com o livro!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Gostei muito do post e dos livros também! Já estou lendo a sua história no Wattpad. Queria pedir a sua ajuda em relação a sinopse de um livro meu:

    "...Depois do que pareceram ser dois minutos, meu namorado deu um beijo de língua na minha irmã. Eu não sabia se o que estava vendo realmente estava acontecendo, então fechei os olhos com força e os abri novamente. Sim, aquilo estava acontecendo e eu não sabia o que fazer."

    Amy se apaixonou por Matt, o garoto mais popular e pegador da escola. O que ela não imaginava é que iria namorar com ele e que logo em seguida ele iria deixá-la para ficar com Chloe. A sua irmã. Arrasada com a traição de ambas partes, Amy deixa de acreditar na magia do amor e se torna uma garota fria. Balada de segunda á sábado, drogas, sexo e bebidas. Tudo para esquecer da dor. Até o que ela mais temer e evitar acontecer. Amy se apaixona novamente. Pelo melhor amigo de Matt.

    O que você achou? Eu melhoro em quê? Por favor, me ajude! Obrigada.

    ResponderExcluir