15/01/2015

Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade


Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desjeo, morto
o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.
Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desafiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais que a noite.

2 comentários:

  1. Que poema mais lindo e triste. Adoro as poesias de Drummond! Ju, você deve estar estranhando o nome de quem está comentando, mas não sou uma comentarista nova. Sou eu, a StarGirlie, e meu nome verdadeiro é Beatriz. Estou começando um blog novo (O Diário de uma Escritora Iniciante) e decidi me revelar para começar essa nova fase. Lá no Feitiço das Palavras expliquei tudo na despedida do blog. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Até estranhei quando você revelou que era a Star, hehe.
      Mas fico feliz que tenha se "libertado" disso. Boa sorte nessa nova fase que está iniciando. Sei que se dará muito bem.
      E adorei saber seu verdadeiro nome. É muito bonito.

      Até mais, abraços.

      Excluir