15/12/2014

Para você, o que significa Ser Escritor?

Milhares de pensamentos tumultuam sua mente de uma só vez. Sentimentos vêm e vão, deixando marcas profundas, e muitas vezes cicatrizes dentro de nós. A vida lhe derruba de uma só vez, ou então, a alegria bate à porta e você não tem forças para tanto gritar. 

Gritar ao mundo enquanto está bem. Dizer, mesmo que não seja para ninguém, quando algo lhe fere. Escrever é estar cheio de si - quase transbordando - e querer compartilhar um pouquinho disso com alguém. Mesmo que seja para si mesmo. 


Talvez, escrever seja um processo literário de si para si. Ser escritor, é dar asas aos pássaros literários que existem dentro de nós. Libertar as borboletas que remoem nosso estômago, e deixá-los subir à cabeça - onde a criatividade reside - para retornar às pontas de nossos dedos - onde o pensar, torna-se o trabalho realizado. 


Escrever é ir de braços abertos ao encontro do vazio, e ser carinhosamente abraçado pelo emaranhado de palavras que se formam. É ir e vir, sem saber para onde ir, apenas tendo a certeza de que o caminho está ali sendo trilhado. 


É amar. É deixar a dor se esvair. Escrever, é permitir que as palavras dancem em sua mente, e que as palavras, tornem-se uma Orquestra, onde o maior maestro que existe - você mesmo -, dirige para qual espaço essas palavras, simples palavras, irão. 


Escrever, é ter algo a dizer ao mundo. Aquela coisa que você guarda no fundo do seu peito, mas já não cabe mais para si. É compartilhar, com outrem, aquela roupagem que já não lhe serve mais, ou que de tanto já serviu, precisa que outros a usem também. É tomar todas as dores do Universo, e fazer delas poesia. Aproveitar as alegrias, e colocar o seu sorriso, nos lábios de quem não conhece.


 É libertar-se das amarras que há muito o prendem. Ou, simplesmente, amarrar-se novamente - ao novo que transparece a cada amanhecer. É admitir à si mesmo que se errou, e acrescentar uma vírgula, onde perfeitamente caberia um ponto final. É amar, permitir que esse amor lhe transborde o peito, e partilhá-lo com quem o convém. 

É esperar encontrar um refúgio, quando o mundo lhe sufoca, e não tem-se para onde ir. Escrever, é encontrar emoção onde passa-se despercebido aos olhares alheios. É encontrar entre a irremediável angústia, a resposta para as tristezas que o acometem, e a mais tenra felicidade, invisível aos olhos preocupados. É o querer estar perto, quando os corpos estão separados. É procurar todas as analogias possíveis, para encontrar aquilo que só a sua alma é capaz de compreender. 


Escrever é tentar organizar as estrelas de seus pensamentos, em constelações. É fazer sentido. É se fazer sentido. É aquele processo que só se adquire quando se está em sintonia consigo. Ou quando tenta, através da palavra escrita, encontrar um meio de sintonizar-se seu corpo, à alma. A alma sente, e se transborda. O corpo, fica com a incrível tarefa de colorir e registrar, aquilo que está no nosso íntimo mais profundo. 

É deixar registrado à si mesmo o quanto o tempo modelou-a à sua vontade. Deixar um registro - como uma lágrima escorrida -, que aquilo que um dia jurou de pés juntos e palavras rabiscadas, que duraria para todo o sempre, só representou uma fase da sua vida, que assim como tudo nela, acabou. 
Escrever é a arte de ter algo a dizer, quando nem todas as palavras que conhecemos são capazes de expressar como nos sentimos. 

Escrever, é dançar conforme a música, mas deixar-se levar para outros passos não ensaiados. É encontrar luz onde só há solidão. É sentir-se protegido, quando a tempestade chega, é um amor sem medidas que nem nas mais doces palavras, caberiam. Ser escritor, é a arte de brincar consigo, na esperança de que um dia, essa brincadeira de palavras, serão as respostas das aflições de outrem. 

É permitir-se divagar, e criar um mundo somente seu. Existem milhares de escritores no mundo. Sempre existirão melhores que você, como piores também. Mas nenhum será capaz de tomar a sua voz, e dizer aquilo que só você pode. Nenhum poderá tocar e mudar as pessoas da forma como só você poderá. Já dizia Neil Gaiman. 

Então, o que está esperando? Deixe as palavras dançarem dentro de ti, e passe ao mundo aquilo que só você poderá passar. Tome seu papel de escritor, pois o meu, ah, o meu; já estou fazendo. 

6 comentários:

  1. Sou apaixonada pelos seus textos e pelo seu blog! Ser escritora pra mim é tudo, não consigo viver sem os livros muito menos sem escrever.

    booksabaddon.blogspot. com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Ser escritora é uma vocação que vem da alma. ;)

      Abraços.

      Excluir
  2. "Escrever é ir de braços abertos ao encontro do vazio, e ser carinhosamente abraçado pelo emaranhado de palavras que se formam."

    É simplesmente um dos melhores textos que eu já li na internet. Totalmente verdadeiro e inspirador.

    http://historiasdawendy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lo. Fico muito feliz a cada comentário seu que leio <3

      Abraços.

      Excluir