20/10/2014

#SerEscritor: 50 dicas úteis

Recentemente, recebi o e-mail de um leitor, o Marcus Palante, que me indicou alguns links bem interessantes para melhorar minha escrita e estar evoluindo sempre mais. Dei uma olhada no material, mas o que mais me chamou a atenção, foi o site Além do Cotidiano, do Sandro Massari, onde ele escreveu uma espécie de Curso de Roteiro de Cinema e Escrita. 
As dicas são muito interessantes, tanto para quem está começando agora, quanto para quem já coleciona em sua bagagem uma vida literária bem ativa. 
Separei um post que achei muito bacana, onde o autor dá 50 dicas rápidas para nós, aspirantes à escritores. Vale muito a pena dar uma lida, e colocá-las em prática. 

1. Escrever NÃO é um ato de inspiração, e sim um processo mecânico e repetitivo. Não fique esperando por uma ideia divina. Sente e escreva.

2. A habilidade de escrever é adquirida. Quanto mais você escrever, melhor ficará. Não tem essa de dom natural. Os grandes escritores erraram e ralaram muito.

3. Estude muito. Estude, estude, estude. Leia todos os livros que puder, veja todos os grandes clássicos do cinema, vá ao teatro, compre revistas em quadrinhos. Quanto mais ampla for sua cultura artística, maior será sua fonte de conhecimento.

4. Não é necessário "diploma" para ser escritor. Muitos dos grande gênios da escrita nunca colocaram os pés em uma faculdade. Portanto, não se preocupe com isso. Mas estude. E muito.

5. Busque sempre clareza em sua escrita. Nada de palavras difíceis e escrita arrastada. Estamos no século XXI e não no século XVIII. Seja objetivo.

6. O processo de escrita NÃO é linear. Você não precisa começar a escrever pelo início de uma história e nem escrever na ordem dos capítulos. Muitos começam pelo final.

7. Se der um branco no meio de uma frase ou parágrafo continue escrevendo. Pule de parágrafo, pule de página, pule de capítulo. Só não fique muito tempo olhando para um espaço em branco.

8. Nunca engane a audiência. Tudo que acontecer em sua história deve ter um fundamento. Nenhum personagem deve fazer algo que não se espera dele e não trate seu público como se fosse um bando de idiotas. Infelizmente as novelas atuais de TV estão aí para quebrar essa regra todo santo dia.

9. Saia de casa. Vá em lugares diferentes, conheça pessoas diferentes. Adquira experiência de vida e puxe papo com velhinhos na rua. Você não tem ideia de como isso ajuda no amadurecimento do escritor.

10. Não tenha projetos simultâneos. Se começou um livro, acabe esse livro. Se começou um conto, termine-o antes de começar outro. Fique focado em um projeto de cada vez.

11. Não fique corrigindo o tempo todo o texto. Acabe o primeiro rascunho (draft) da obra para depois se ater nos detalhes. O primeiro passo é acabar o rascunho. A escrita de verdade começa na revisão.

12. Escrever é reescrever. Faça o primeiro rascunho e depois reescreva até achar que ficou em um bom nível. Só não fique obcecado na revisão, senão você nunca acabará o texto.

13. Vença o desânimo que irá ocorrer no meio da obra. Quando estamos no meio de um projeto dá vontade de desistir, achamos que está uma porcaria e dá vontade de jogar tudo pro alto. É assim mesmo. Acontece também quando acabamos de escrever algo. Sempre achamos que está ruim. Afaste esse pensamento.

14. Escreva sobre algo. Mesmo que esse algo seja o nada, pelo menos você está dando uma direção ao texto. Saiba sobre o que você está escrevendo.

15. Escreva sobre algo que tenha importância para você. Não escreva sobre um assunto qualquer só porque está na moda  ou porque você acha que vai ter maior aceitação.


16. Evite descrições detalhadas, principalmente na literatura. Ninguém quer ler dez páginas sobre o clima do local ou a casa que o personagem se encontra. Quando J.R.R Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis, com suas grandes descrições, ele estava preocupado não só em contar uma história, mas também em criar todo um mundo (Terra Média). Uma pesada descrição deixa o texto arrastado.

17. Valorize a ação e os diálogos. Deixe o roteiro ou o texto mais ágil e de fácil leitura. É muito melhor revelar detalhes sobre alguém através de diálogo e ação do que através de descrição. A ação ainda é mais eficaz que o diálogo. "Mostre, não conte".

18. Caso você seja um iniciante, busque sempre dividir a sua obra em três atos (Início, Meio e Fim). Não tente reinventar a roda de primeira.

19. Não dê todas as informações para o leitor logo de início. Espalhe-as pelo texto. Além disso, deixe espaço para o leitor poder criar com a própria mente partes de sua história. Valorize a imaginação do público.

20. Evite muitos personagens em uma história. Quanto maior for o número de personagens, maior será a dificuldade de fazer um bom texto e de dar vida a esses personagens.

21. Por incrível que pareça, fazer um início e um final não é tão complicado quanto preencher o meio da história. Procure, através de sub enredos e de eventos importantes, manter o meio da história (o Ato 2) interessante.

22. Busque sempre variações na sua história. Varie os locais, o ânimo dos personagens, o clima, a hora do dia.

23. Não existe mais ideia original. Provavelmente tudo o que você pensar alguém já realizou. Porém, existem infinitas possibilidades de reescrever ou escrever algo novo sobre um tema já pensado. Desista de buscar a ideia revolucionária. Sente e escreva sobre algo do seu interesse.

24. Uma boa história é feita de conflitos intensos e dor. Seja na comédia, no desenho animado, no drama e em filmes de ação. Conflito e dor. A audiência quer que o personagem principal seja feliz. Torne isso difícil.

25. O escritor não precisa manter uma tensão insuportável a história inteira. Isso cansa o público. Crie alguns momentos de relaxamento e leveza.

26. Sempre escreva na formatação correta. Tenha um programa específico para roteiro, caso seja o seu objetivo.

27. Evite metáforas e comparações pomposas, pois diminuem a qualidade da escrita.

28. Sempre planeje sua obra antes de começar a escrevê-la. Tenha todas as cenas em cartões. Isso não significa que você não deva alterar algo, mas sim que você já tem um caminho para se guiar.

29. Não existe tema pequeno. Um bom escritor escreve sobre qualquer tema e lhe dá contornos épicos e dramáticos.

30. Fuja dos clichès e estereótipos. Eles podem até ser o seu ponto de partida, mas só.

31. Todo protagonista deve ter suas fraquezas. Todo vilão deve ter suas virtudes. Faça personagens reais e com sentimentos. Não faça um vilão caricato.

32. Uma boa história se baseia no princípio da ação crescente, ou seja, a situação do protagonista deve ficar cada vez pior e os conflitos mais intensos. Quando o público achar que nada pode piorar, você deve aumentar ainda mais os problemas dos personagens.

33. Não fuja do tema central da história. Muitos filmes pecam por isso. Se você se distanciar muito do tema central, pode ser que nunca mais o recupere.

34. Cuidado com as coincidências. Na vida real elas acontecem com frequência, mas em uma ficção dá ideia de preguiça. Evite-as ao máximo.

35. Os personagens secundários também são cruciais. Dê atenção a eles.

36. Após escrever e concluir o seu primeiro rascunho da obra, deixe-o em um canto por pelo menos 15 dias. Esqueça-o. Assim, quando você for realizar o processo de revisão, terá obtido o distanciamento necessário para fazer mudanças.

37. Você não precisa começar uma história no Era uma vez... Tente começar com uma ação, com algo dinâmico, para imediatamente prender a atenção do público.

38. As melhores histórias são aquelas que falam diretamente sobre as emoções que sentimos. São histórias "humanas" carregadas de moral e valores que são discutidos pelo autor e pela audiência.

39. Um escritor não é um pastor nem um padre. Não dê sermões para a audiência. Não empurre pela garganta do público o seu ponto de vista nem sua religião. Escreva de forma inteligente para que sua mensagem seja transmitida ao longo da história e de maneira bem sutil.

40. Não faça uma história super complicada. Confundir a cabeça do público não é um bom sinal. Faça sempre a seguinte pergunta: Por que a audiência tem que se importar com minha história e com meus personagens? Se nem você conseguir responder, é hora de repensar a trama.

41. O público precisa saber desde o início os desejos dos personagens, o que eles querem, mesmo que os próprios personagens não saibam. Assim, a audiência pode criar mais cedo uma empatia pelos personagens e se prenderem a sua história. Faça personagens ativos, que busquem a história e não somente fiquem reféns dos acontecimentos.

42. Os escritores geralmente valorizam muito o visual. Procure valorizar também outros sentidos como o paladar e o olfato. Assim abrem-se novas possibilidades de interações com a cena.

43. Lembre-se que as mudanças radicais em sua história não devem vir de uma hora para outra. Se o seu herói vai virar o vilão, deixe indícios de que isso pode acontecer ao longo do texto.

44. Mostre a obra para outros e tenha a sensibilidade de saber se a crítica é válida ou não. Mas sempre siga a sua intuição. Se o próprio Martin Scorsese disser que um personagem seu está fraco e você no seu íntimo não concordar, mantenha sua opinião. A obra é sua.

45. Leia seu texto em voz alta. Isso mesmo. Se soar bem, ótimo. Nas partes que não soar legal, você sabe que tem que mudar.

46. Estamos em 2012. Seu livro não precisa ser publicado por uma editora. Você mesmo pode colocá-lo a venda na internet.

47. É muito difícil transformar um roteiro de cinema em filme no Brasil. Faça o roteiro, mas também o adapte para um livro. Assim você terá mais chances.

48. Valorize sua imagem. Tenha um site ou blog com seus escritos.

49. A culpa é sempre sua. Não se esqueça disso. Não se faça de vítima e nem coloque a culpa de um ou outro fracasso em outro. Busque aprender com os erros.


50. Nunca desista.

20 comentários:

  1. Primeira vez que visito seu blog e confesso amei ele, está de parabéns, continue assim! Irei levar suas dicas para meu dia-a-dia, apesar de não ser escritora.
    Seguindo seu blog, beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bia <3
      Espero que volte sempre, hein? Hahaha, sinta-se em casa u_u

      Até mais.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi! ^^

    Já faz alguns anos que estou me aventurando no mundo da escrita. Desde 2001 para ser mais precisa. O que me desanima muito às vezes é a falta de incentivo, principalmente do amigos mais próximos. Sei que eles não servem para medir com muita precisão a qualidade da escrita por causa do sentimento que nutrimos uns pelos outros, mas aquele incentivo mesmo sabe? Porque como me parece que o que eu escrevo não é importante nem para os meus chegados acabo deixando a história só na minha cabeça.

    Nunca tinha lido essas dicas, mas acho que no fundo a gente já sabe sobre elas. Terei que travar uma grande batalha contra a preguiça e essa falta de incentivo para chegar a concluir e publicar um livro. Mas ainda não desisti! :)

    Parabéns pelo post! Essas dicas são realmente muito úteis e podem clarear a mente dos escritores que por um motivo ou outro se encontram perdidos no processo de escrita.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helaina!

      Um conselho que posso lhe dar, é para não desistir nunca. Jamais.
      Uma vez, li que aquilo que recebemos dos outros, não é nem 1% do incentivo que nós podemos dar à nós mesmos.
      Sei que é difícil, e a gente desanima quando as coisas parecem não facilitar muito. Receber apoio dos amigos e familiares é super importante, mas o que vale a pena mesmo, são aquelas noites que você passa escrevendo pelo mais simples prazer.
      Não deixe de acreditar em si mesma, viu. ;)

      Até mais.

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá...
    Muito interessante esse post! Se todos pudessem ler esse artigo, entenderia melhor que o início de todo escritor é difícil. Mas como tudo na vida, é preciso à prática, dedicação e força de vontade, no final de tudo, será positivo! Parabéns pelo blog! vilmasantosdesouza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vilma! O início é difícil, e manter-se nele também é bem complicado, rs.
      Mas nada que um super esforço e dedicação não resolvam.
      Muito obrigada,

      Beijos.

      Excluir
  4. Ótimo post! Vou começar a seguir essas dicas! ;)
    500l3tters.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Juliana ♥ acabei de conhecer seu blog! Sou Gabriel, moro em Fortaleza. Conferi nomes e sobrenomes no seu blog. Conferi outras dicas e com essas já me sinto preparado pra iniciar minha primeira aventura. Agradeço e muito pelo seu blog! Continue postando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel!
      Muito obrigada, e boa sorte nessa jornada. ;)

      Abraços. ♥

      Excluir
  6. Acabei de ver o seu bolg e estou apaixonada, obrigado por me influênciar um pouco nisso tudo

    ResponderExcluir
  7. Ju amo seu blog desde que li meu primeiro post aqui (o dos nomes e sobrenomes) e esse me ajudou muito em um livro que estou escrevendo com uma amiga e com pequenas histórias que escrevo, então, obrigada, continue postando bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bela! Agradeço muito o carinho ♥
      Espero que você e sua amiga se deem muito bem nesse ramo.

      Abraços.

      Excluir
  8. Amei a dica.
    Eu sempre começo una história e as vezes não consigo terminar, irei cumprir as dicas ...
    Beijos .
    http://101livros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Obrigada por nos dar estas dicas, acredite que me vão ajudar muito...ainda sou novinha mas adorava escrever um livro.
    Continue com o seu blog, e agr sou eu que lhe digo para não desistir pois é muito boa e adoro o seu ponto de vista...
    Adeus e nunca deixe de nos servir de inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada por seu comentário. Ele me serviu de inspiração, hehe. Não pretendo desistir.
      Boa sorte com seus escritos.

      Abraços.

      Excluir
  10. Oi Juliana!Provavelmente você não se lembra de mim,mas eu te pedi ajuda para dar nome para uma personagem, a Thaís Dean.
    Então,criei uma nova personagem!
    O nome eu já escolhi, Arian.Ele devia estar na próxima lista de nomes né?
    Bom, essa personagem tem cabelos negros,um pouco de barba no queixo e olhos cor azul.Ele tem uma irmã mais nova e é um grande amigo da protagonista.
    Vou colocar um pequeno trecho que estou escrevendo;
    "Arian fora convocado aos desafios junto comigo.Aqueles olhos azuis fixam-se instantaneamente em mim na procura de ajuda ,mas nada sai da minha boca alem de um longo suspiro.
    -Arian!
    Um grito abafado saiu da multidão.
    Era Delly que corria na direção do irmão com desespero.
    Arian a abraçou forte enquanto ela gritava em seus braços.Ele a pegou no colo e disse com a voz suave;
    -Você sabia muito bem que isso iria acontecer Delly,chorar agora não vai adiantar nada.Se eu tiver que morrer assim será feito.
    -Não!Por favor!Não!-gritava ela se contorcendo para sair dos braços fortes e firmes do irmão.
    -Delly esta tudo bem.Eu tenho certeza que você vai cuidar bem da mamãe.-disse ele na tentativa de dar conforto a irmã.
    Arian foi andando para casa com Delly nos braços,mas antes me lançou um olhar de dor e desespero,mas eu o ignorei pois minha cabeça já começara a delirar e eu não tinha noção do que era ou não era real.Tudo que eu queria era não estar ali"
    Gostou? Por favor responda :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe-me a demora para responder. Você tem uma narrativa gostosa de ler, rs. Arian deve ser um daqueles galãs que não são intencionalmente galãs, e isso aumenta seu charme.
      Fora, é claro, o suspense em suas palavras.


      Até mais.

      Excluir