10/04/2014

Ser escritor: Narrativa na 1ª ou 3ª pessoa?

Já faz um certo tempo que não faço nenhuma postagem do estilo "Ser escritor". Eu iria escrever sobre outra coisa (deixo para a próxima), pois essa é mais importante.
Um leitor, me pediu em Anônimo, lá na postagem sobre Nomes de personagens, para dar algumas dicas de narrativa, no quesito primeira ou terceira pessoa.
Bem, algumas pessoas já haviam me pedido isso antes - como iniciar o livro é a parte mais intrigante - então decidi escrever sobre, assim posso ajudá-la (espero), e ajudar outras pessoas mais.
Lembrando que, caso você tenha alguma dúvida, ou queira dar sugestões de temas para próximas postagens aqui no blog, acesse a página de contatos e me envie um e-mail. Ou simplesmente comente em qualquer postagem (você que sabe).

Como é a narrativa em primeira pessoa? 
Na minha opinião, esta é um pouco mais complicada do que a escrita em terceira. Antes de iniciar o livro, tenha em mente qual o efeito que pretende causar com aquilo que estará escrevendo.
Você quer causar mais emoção? Gostaria que os leitores se identificassem com as situações vividas pelo personagem? Então essa narrativa é a mais indicada, pois através dela o leitor acaba simpatizando mais com o personagem que narra, e você consegue induzi-lo mais facilmente para as emoções que você deseja que ele sinta com a história.
Vale ressaltar também que, nem sempre o livro precisará ser narrado pelo personagem principal. Em alguns casos, um observador bem próximo do principal narra os fatos e seus atos, mas isso fica a seu critério.
Entretanto, quando você escreve na primeira - assim como eu - toda a narrativa ficará presa aos pensamentos e ponto de vista do personagem-narrador.

 Qual é a narrativa da terceira pessoa? 
É o ideal quando o seu foco é conseguir passar para o leitor os pensamentos e ações de vários personagens. Ele é mais amplo, e muitos dizem que é mais fácil de trabalhar. Essa narrativa te dá a liberdade de começar cada capítulo narrando o que diferentes personagens estão fazendo em distintas partes do mundo. Através dela, você poderá enfatizar vários personagens e apresentar fatos concretos.

Ainda está na dúvida? Bom, não posso te dizer em qual narrativa escrever, isso dependerá de qual lhe deixa mais confortável. Mas pense bem em qual seu livro se encaixaria melhor.
Caso queira entender um pouco melhor cada um, posso indicar:

  • A menina que roubava livros: A narradora é observadora da história, então esta é contada em primeira pessoa. Mas ela envolve tanto os fatos vividos por Liesel, que muitas vezes, a narrativa aparenta ser em terceira; 
  • Harry Potter: Eu não seria eu se não indicasse Harry Potter. Pode ser antigo, mas ainda sim, bom demais. Narrativa em terceira pessoa, embora a autora saiba interagir na história - através de piadas e trocadilhos - que deixam a leitura gostosa e leve; 
  • Quem é você, Alasca?: Narrativa em primeira pessoa. 
Tudo bem que são livros super famosos que estão em alta (mas não lembrei agora do tipo de narrativa da maior parte dos livros que já li), mas pode ser uma boa usar como espelho autores em grande evidência. 

Lembrando que, estas não são regras. São apenas opiniões para quem está perdido no caminho, e ainda não decidiu se escreverá em primeira ou terceira.
Bons escritos para você - e muita inspiração.

16 comentários:

  1. Gosto da narrativa em terceira pessoa, prefiro dar preferencia a ela ao escrever uma história, podendo assim narrar a história de diferentes pontos de vista, mas por outro lado, tenho bem mais facilidade em contar uma história, escrevendo em primeira pessoa, ou seja, acho que uma boa história escrita por mim, ficaria melhor na terceira pessoa, podendo assim narrar diferentes cenas, as quais não incluem o personagem principal, mas por outro lado, não consigo narrar tão bem em terceira pessoa, como em primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesley! Esse é um problema terrível. Você tem mais facilidade em primeira, mas pode se arriscar também, né? kk, é bom tentar algo diferente do habitual. Por mais difícil que seja,

      Abraços.

      Excluir
  2. Adorei seu blog, estou escrevendo um livro, ainda não tem título, estou no primeiro capítulo, por conta da vida corrida, entre trabalhar e estudar, tudo fica mais difícil, mas tento reservar um tempinho toda vez que ligo meu notebook pra trabalhar nisso, eu adorei suas dicas, te achei na sua postagem sobre nomes de personagens, é uma postagem bem antiga, mas o blog me inspirou a prosseguir neste sonho, quero ser jornalista e minha meta é escrever um livro, sempre gostei como você de ler e escrever, desde pequenina, e agora por fim iniciei meu livro, adorei aqui, e te desejo muito sucesso, suas dicas me ajudaram bastante, muito obrigada flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia! Essa postagem de Nomes é a que mais recebo comentários/e-mails, etc até hoje, kkk. Desejo muito sucesso para você também, e persiga sempre seu sonho. Boa sorte com seu livro, e não desista dele.

      Seja bem-vinda ao blog, e espero que volte sempre ;)

      Abraços *-*

      Excluir
  3. Estou escrevendo um livro, mas ainda não tinha pensado nestes quesitos, acredita? Observando bem, opto pela narrativa em primeira pessoa, pois assim me possibilita interagir com o leitor, o que na verdade, é meu objetivo com este livro. Embora, tal como você mesma disse, a terceira pessoa seja bem mais fácil de trabalhar, ainda assim prefiro a primeira, haha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Juu! Eu li o prólogo do seu livro (não lembro se comentei, kk). Boa sorte, viu. Espero que seus leitores gostem do seu livro :3

      Beijoos ♥

      Excluir
  4. Estou sempre escrevendo algo, mais não tenho uma narrativa preferida, prefiro escolher a mais adequada para aquele capitulo ou livro. Adorei o post ficou bem interessante :)

    http://preciosolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, Fê! Tem aqueles textos que realmente dependem do ponto de vista, né? kk,

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá Ju!
    Tenho algumas duvidas e acho que você talvez possa me ajudar, tenho uma história na cabeça que puxa para o lado fantasioso só que fico meio na duvida na hora de criar esse mundo diferente. As criaturas podem se misturar, tipo, posso criar desde vampiros e demônios até fadas, bruxas e sereias na mesma história? E queria saber se você tem alguma dica de como começar a criar um mundo paralelo. Agradeço desde já a atenção.

    Beijos e abraços, Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana! Olha, eu particularmente sigo o pensamento de que quem for escrever, deve escrever aquilo que agrade a si mesmo, antes de pensar no que os outros possam pensar. Se você quiser criar algo assim, sinta-se a vontade e explore esses mundos. Ou, simplesmente faça como eu, e misture duas coisas (bruxas e fadas), numa só, e assim terá uma criatura nova, kkk.
      Se preferir, podemos conversar melhor sobre isso por facebook.

      Abraços.

      Excluir
  6. Oieeeee, meu nome é larissa e eu queria saber ai quem escreve livros em blogs!! Calma, não se assustem rsrsrs, eu so quero ler coisas novas. E tbm, eu tenho um trabalho sobre isso na minha escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, Lari. Eu escrevo, caso não conheça ainda (meninaseda.blogspot.com.br/)
      Tem um blog bem bacana, o babistargirlie.blogspot.com.br
      Está inativo há um bom tempo, mas elas já postaram tanto... kk

      Abraços.

      Excluir
  7. Essa postagem me ajudou muito! Ficou realmente muito boa.
    Toda vez que eu vou escrever, deixo aberto essa página. Parabéns pelo blog! :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Isis! Muito obrigada mesmo, viu *-*
      Boa sorte com seus escritos.

      Abraços.

      Excluir
  8. Oii ^^ eu adoro seu blog e suas postagens, eu tenho um blog também, só que eu criei recentemente então não tem nenhuma postagem, eu já escrevi varias Fanfics e estou escrevendo meu livro que não tem ainda titulo por conta da minha indecisão, minha vida digamos é simplesmente escrever! hehe só gostaria de saber na sua opinião qual o melhor e mais fácil, na 1° ou 3° pessoa? beijos amo seu blog me ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Cams! Muito obrigada. Na minha opinião, a escrita em terceira pessoa é mais fácil, por permitir que você dê foco para vários personagens, ao invés de um só, embora eu goste mais de primeira pessoa.

      Abraços ^^

      Excluir