16/04/2014

Querida avó!


Peguei meu antigo álbum de fotos, e o debrucei sob meu colo. Tantas lembranças me vem à mente, mas a do seu sorriso é a mais forte. A mais intensa que permanece em mim.
Lembro-me de quando eu era pequena, ah, não faz tanto tempo assim, e mamãe tinha que trabalhar. Todos em casa saíam, e era você quem vinha cuidar de mim.
Eu adorava cantarolar enquanto almoçava, e isso a irritava. Oh, me lembro bem. Quantas vezes em puxões de orelha você não me ensinara que era feio cantar com a boca cheia? Perdi as contas.
Lembro que quando eu crescia, me tornei bem menos dependente de você. Agora você poderia cuidar só do vovô. Eu saberia me virar bem.
Como boa CDF, comecei cedo a me interessar por estudos e sempre fui maluca por livros. Sede de conhecimento é uma coisa que não acaba, sabe? E sabe de uma coisa mais bonita ainda? Sempre que penso no passado, eu lembro que foi você a primeira, e uma das poucas, a me apoiar. A acreditar em mim.
Eu sei que você acreditava que eu era capaz, e lhe sou grata por tudo. Tudo mesmo. Não apenas nesse dia, que é tão importante para nós. Mas agradeço pelo tempo em que você existiu e pôde estar em minha vida.
Ah, vó! Se você soubesse o quanto sinto sua falta, e gostaria de ter seu riso nos meus dias, você voltaria para enxugar minhas lágrimas que agora correm em meu rosto?
Se você soubesse que naquele momento em que recebi a triste notícia sobre você, um pedaço de mim se foi contigo.
Se tivesse um modo de dizer pela última vez, eu diria o quanto te amo. O quanto você ainda significa na minha vida e que faria tudo por você, novamente se fosse preciso.
O que eu não daria por um último abraço seu? Ou por uma xícara daquele seu café forte que eu raramente tomava.
Gostaria de te ter de volta. Não só por mim. Por todos.
Sabe, tenho que confessar que não aguento mais ver minha mãe sofrendo pela falta que você faz. Não gosto de ver ela assim. Queria tirar esse sofrimento de seu peito, mas ela sempre fala de você. Ela chora por você, vó.
Ah, se você soubesse. Se pudesse saber o quanto me faz falta aquele seu olhar doce sobre mim depois do almoço.
A vida é tão cheia de ironias. Você cuidava de mim, mas no fim eu ajudei a cuidar de você.
Pouco. Do meu modo.
Eram gestos tão simples, mas cheios de carinho. Como me ensinara.
Nem com mil palavras eu poderia expressar a sua importância pra mim durante esses 17 anos, embora só tenha feito parte de 16 deles. É, já faz um ano. E a saudade já bate loucamente, como se meu coração não houvesse dono.
Já faz um ano que você deixou de fazer parte de nossas vidas, para fazer parte de cada um de nós.
Um ano.
E a saudade, bem. Essa maldita saudade não deixa de passar por todos nós, levando no coração, apenas o seu sorriso como lembrança.

13 comentários:

  1. Da pra posta sobre outros blogues? Quero seguir mais do que só esse!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem as parcerias lá em cima, só dar uma olhada.

      Abraços.

      Excluir
    2. Ei vc tem 17 anos ou 16? Eu não entendi?

      Excluir
    3. Ei vc tem 17 anos ou 16? Eu não entendi?

      Excluir
    4. Tenho 17. É que eu quis dizer que, nos 17 anos de vida que tenho, minha avó só participou de 16 deles.

      Abraços.

      Excluir
  2. Poxa vida, Ju! Sua avó morreu ou este é um texto fictício? De qualquer modo, meus pêsames, viu? Embora faça um ano que a mesma morrera, meus sentimentos. O texto ficou muuito lindo, adorei! Realmente, os puxões de orelha são os melhores, né? Haha :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ju. É verdadeiro sim. Quando ela faleceu, escrevi aqui também. Acho que só fiz esse de um ano pq nunca senti tanto a falta de alguém, quanto ela me faz :/
      Obrigada, beijoooos.

      Excluir
  3. Quantos anos vc tem?? É por que eu sou nova aqui no blog e queria saber! só por curiosidade mesmo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Tenho 17 anos mesmo, seja bem-vinda, hehe.

      Abraços ♥

      Excluir
  4. Olá, Ju. Confesso que durante a leitura deste texto cheguei a arrepiar! Sinto muito por sua perda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa! Apesar de fazer bastante tempo, as vezes a saudade aperta demais.

      Abraços.

      Excluir
  5. ESSE TEXTO ME FEZ SENTIR SAUDADES DA MINHA VÓ.
    E UM TEXTE BEM ELABORADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pablo.
      Também sinto saudades imensas da minha.

      Abraços.

      Excluir