07/03/2014

Ser escritor: Saindo do "sedentarismo" literário

Sou o tipo extremamente preguiçosa para escrever. O que soa um tanto irônico para alguém que tem um blog sobre "Ser escritor" (hahaha, comentários a parte).
O que quero dizer é que, em meio à atribulação de tarefas cotidianas, ir para o serviço (enfrentar duas horas de trânsito, o que poderia ser bem aproveitado se não fosse o sono), estudar, atividades por fora, cursos, casa, etc, etc, etc; acaba se tornando cansativo manter uma rotina de escrita.
As vezes só sobra um pequeno tempo antes de ir dormir, mas muitas vezes não é bem aproveitado, não é mesmo?
Enfim, minha dica hoje para vocês, escritores (e para mim mesma), é de como enfrentar o sedentarismo literário.
Sabe quando você tem muitas ideias em mente, quer tanto desenvolvê-las logo, passar para o papel... mas simplesmente, vive na síndrome do "amanhã eu faço"? É, meu caro, sei muito bem como é isso, mas já estou revertendo essa situação.
Venha comigo, e deixe de preguiça e do famoso "não tenho tempo".

  1. Quem quer, arranja tempo. Quem não quer, arranja uma desculpa. Tá, isso é pra lá de cliché e você já deve ter ouvido tanto isso em sua vida, que já deve estar bem fixado em sua mente. Ok, você sabe que quando quer algo, arranja tempo nem que seja de madrugada. Mas será que essa mensagem está bem fixada mesmo? Pense um pouco no que você deseja escrever. Assim como eu, você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo, e ter tempo para tirar um cochilo só no ônibus. Sim, é cansativo ter milhares de coisas a fazer, mas quando é por um objetivo maior (lançar um livro), ou satisfação pessoal (o simples prazer de ter escrito), vale a pena se esforçar um pouco a mais para atingir aquilo que deseja; 
  2. Escreva um pouco todos os dias, mas aumente umas linhas a mais sempre que puder. Comece escrevendo o quanto achar que consegue diariamente. Pode ser uma folha inteira, cinco páginas, ou sei lá, cinco linhas. A quantidade não importa tanto, mas é necessário ter em mente que vale mais você escrever poucas linhas todos os dias, do que pular semanas sem abrir o caderno/bloco de notas e depois querer fazer tudo de uma vez. Vá com calma; 
  3. Questão de tempo: você sabe que se respirar não fosse automático, você nem teria tempo pra isso. Seus dias são corridos e realmente não sobra nenhum intervalo pra nada. Bom, isso é um engano. Sempre temos algum tempinho que, sem que percebamos, acabamos desperdiçando com algo sem tanta relevância. Tente cortar 15 minutos que fica na internet, e se concentre em escrever alguma coisa. Se parar para pensar, mesmo nos mais corridos dos dias, sempre gastamos um pouco de tempo com algo que nem é tão importante assim; 
  4. Se livre de uma vez por todas do pensamento "amanhã eu faço". Nada de deixar para depois, sem essa. Se for deixando para amanhã, se passarão anos e você não terá terminado de escrever ainda. O melhor tempo para se escrever, é sempre o agora. Que tal começar? 
Lembrando que essas não são "regras" para se escrever um livro. Acredito fielmente que um livro só pode ser escrito se forem dedicadas à eles muitas horas de pesquisa, escrita e paixão. Mas para quem acredita não ter tempo, é uma boa começar a perceber que, o tempo está aí, basta saber utilizá-lo. 

10 comentários:

  1. Oi, Ju. Boas dicas! Achei a dica 3 um tanto engraçada e muito realista! E não é que a gente sempre reclama que não tem tempo, que tem muitas coisas pra fazer, e ficamos no "bendito" Facebook só rolando a página? Poxa...
    Vou lembrar-me de suas regras, ver se a danada da preguiça sai daqui. E boa sorte pra você também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Sempre acontece, né? Haha, vício terrível :c
      Obrigada, boa sorte aí. Precisaremos de muita (e determinação, claro).

      Abraços ;-)

      Excluir
  2. Olá Ju!
    Adorei as dicas,isso sempre acontece comigo,as vezes quero que as ideias passem logo para o papel que acabo me frustrando quando não acontece. Vou seguir sua dica e ir mais devagar.

    Abraços, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana! Siga seu ritmo ideal, só não se fruste, hehe.

      Abraços ;)

      Excluir
  3. Eu fiz um post há um tempo atrás que falava justamente sobre isso. Quanto mais a gente reserva nem que sejam apenas 5 minutinhos por dia para escrever, mais desenvolve a criatividade e mais facilita o processo da escrita. No começo é algo forçado, mas depois se torna tão orgânico como uma tarefa cotidiana!

    Um beijo,

    http://www.algumasobservacoes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Fer! Definiu exatamente o que penso, kk. Vi isso numa dica sobre como estudar melhor inglês independentemente. Mas convenhamos que se aplica à muita coisa.

      Abraços =)

      Excluir
  4. Como você mesma disse, quem quer arranja tempo. Também faço faculdade e estágio - ai tem mil e um cursos, treino de vôlei, campeonato... Mas sempre dá tempo. Escrevo em todos os intervalos de aula - a não ser que esteja com muito sono - e quando dá aquele tempinho entre aula-estágio-aula.
    É muito força de vontade pra não ser levada pela preguiça - mas quem quer escrever, tem que ter isso em mente.

    Beijos, Luisa
    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Lu! Que rotina corrida, hein? Mas há sempre um tempinho que serve perfeitamente.

      Abraços :3

      Excluir
  5. Eu não posso reclamar de nada haha, tenho treze anos (9º ano) ainda e não conheço muito da vida e nem dessa coisa de achar que não tem tempo. Tipo, eu adoro escrever e escrevo quase todo dia, é só não esquecer que eu tenho duas provas por semana, toda segunda... E nessas provas que se aplicam as desculpas de "amanhã eu faço", ou nos deveres de casa.
    Ótimas dicas, ninguém nunca me disse: "Quem quer, arranja tempo. Quem não quer, arranja uma desculpa." No entanto vai ser bom eu me lembrar.
    Beijos Azuis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Lay! Acredite em mim, eu também era assim antes de entrar no Ensino Médio, kk. Então, aproveite bem enquanto ainda não está na correria, porque depois que começa, não para, kk.
      Essa dica é muito útil, hein, haha.

      Beijos azulados ;)

      Excluir