30/03/2014

Renascimento/Classicismo - 1527/1580

 O Classicismo, também conhecido no Brasil como Quinhentismo, surgiu na época do Renascimento (que prevalecia na Europa nos séculos XV e XVI). O Renascimento foi conhecido desse modo por representar uma época em quem a Europa estava passando por um grande processo de mudança política, cultural e econômica. Apresentava características individualistas.
Entre os fatores que levarem essa mudança para a transição ao Classicismo, está a Reforma Protestante (do Martinho Lutero, que a gente sempre aprende no fundamental escolar), e a Contra-Reforma, o movimento da Igreja em resposta ao de Martinho.  A invenção da Imprensa naquela época, ajudou a disseminar o trabalho artístico literário para mais pessoas.
 As principais características que o Classicismo apresenta, são:
--> Universalismo: os temas subjetivos (pessoais), foram deixados de lado, e a preocupação maior era com o que era universal. Como os sentimentos humanos;
--> Racionalismo: a predominância da razão sobre os sentimentos humanos. Todos os sentimentos eram controlados pela razão;
--> Humanismo: A libertação dos dogmas da Igreja, quando o homem começa a ver a si mesmo no centro da Universo, e não mais a Deus.
O Classicismo também foi marcado pela presença do Barroco (1580) e o Arcadismo (1756), e buscava o equilíbrio, pureza formal e o rigor. Os aspectos culturais da Roma e Grécia antiga eram valorizados.
O Classicismo em Portugal teve início por volta de 1527, com o escritor Sá de Miranda (o qual acabara de retornar da Itália), e de lá trouxera ideias para novas formas de se fazer arte. Esse período teve seu fim em 1580, com a morte de Luís Camões.
Obra por Botticelli. 

O Classicismo literário, no geral, voltaram suas ideias para o fato de que a razão deveria prevalecer, desprezando tudo o que fosse particular. Foi aí que surgiu o soneto de 14 versos decassilábicos, em que sua distribuição era feita em dois quartetos e dois tercetos.
Os artistas que mais tiveram influência nesse gênero, foram:
--> Luís de Camões: Com sua obra Os Lusíadas, onde ele contava sobre suas aventuras em alto mar, se tornando um grande nome de reconhecimento entre os classicistas. Sua obra fez tanto sucesso, que, ao agrado do rei de Portugal da época (D. Sebastião), recebia uma quantia anual por sua obra. Mesmo assim, ele ainda viveu na pobreza.
Seus poemas apresentavam como fundo a história de Portugal.
Camões conseguia transmitir à seus sonetos, a divergência entre o amor material, pela carne e o desejo, como também o amor puro.
--> Fernando de Sá de Miranda: Sua escrita poética era baseada tanto no novo modo de escrever, quanto no velho. Escreveu uma tragédia sobre Cleópatra, e comédias.
--> Antônio Ferreira: Foi um discípulo de Sá, autor do poema As décadas da Ásia.
--> Dante Alighieri: Ilustre autor de A Divina Comédia. Esse poema, o qual possuía mais de 14.000 versos, foi dividido em três partes: O inferno, O purgatório e O paraíso, e representava a descida do homem há cada um desses, antes de alcançar o Paraíso. Obviamente, o que é mais polêmico sempre faz mais sucesso, então a descida ao Inferno é a parte mais conhecida do poema até hoje (dizem que na época de lançamento, seu impacto foi tão grande que muitas pessoas se converteram ao cristianismo, tentando evitar o Inferno descrito por Dante).
--> Leonardo da Vinci: Conhecido por suas até hoje famosas, pinturas. Considerado até hoje um gênio, Leonardo foi um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, inventor, escultor e arquiteto. Sua pinturas apresentavam a figura humana retratada em sua perfeita forma, temas religiosos, ou até mesmo cálculos matemáticos.
Seus principais trabalhos foram: Gioconda (a famosa Mona Lisa), Retrato de Músico. Seu trabalho científico mais conhecido foi o Homem Vitruviano.
Projetou uma cidade, e algumas invenções (como a máquina voadora).
--> Michelangelo Buonarroti: grande escultor, tendo iniciado sua carreira como aprendiz. Suas principais obras são: Afrescos do teto da Capela Sistina, A Criação de Adão, Retratos da Família Médici, etc.
--> Sandro Botticelli: Um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, e desde jovem já demonstrava um grande talento para a arte. Entre suas obras mais famosas, estão O nascimento de Vênus, O Castigo dos Rebeldes e o Inferno de Dante.

Pequena nota: na literatura italiana da época, era comum ouvir-se falar em comédia e tragédia. 
A simples diferença entre esses gêneros, é que a tragédia era destinada à realeza, com uma linguagem mais formal.
Já a comédia, era o que caía no gosto popular, com uma linguagem bem mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário