03/03/2014

Entrevista: Raíssa Muniz

Olá, queridos leitores! 
Para os mais antigos que me visitam (bem mais antigos mesmo, pois faz tempo que não faço nenhuma postagem do tipo), sabem que eu "costumava" fazer algumas entrevistas com jovens escritores brasileiros, para divulgar seus trabalhos. 
Com o tempo, acabei ficando sem tempo (ou com preguiça mesmo) para procurar alguns autores para vocês conhecerem. 
Bem, decidi há um tempo retornar com esse projeto, mas desta vez com algo diferente: será um escritor, e um blogueiro escritor mensalmente. A nossa convidada especial do dia, para abrir com chave de ouro a categoria "blogueiro escritor", é a Raíssa Muniz, do blog 45 dias de Reabilitação. Conheço-a à mais de um ano, e simplesmente amo o blog dela. 
Nesse espaço, ela posta textos genialmente escritos por si, suas experiências de vida, e incentivos para jovens que, assim como ela, sonham em se tornarem médicos. 
Apenas aos 15 anos de idade, residente do Piauí, Raíssa apresenta uma maturidade avançada, além de um grande repertório cultural. Quer saber mais sobre essa garota incrível? 
Confira a entrevista que ela nos concedeu ;) 

S.E.: Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer por aceitar participar desta entrevista. Acompanho seu blog há mais ou menos um ano, e sou uma grande admiradora sua.
R.M.: Eu que agradeço a oportunidade. Sinto-me muito feliz em participar desta forma do Ser Escritora e admiro muito o seu trabalho.
S.E.: Como surgiu o 45 dias de Reabilitação? Pode contar-nos um pouco da sua história?
R.M.: O 45 dias de reabilitação surgiu através de um desafio que coloquei e tentei cumprir: o de, durante 45 dias, tentar mudar minha vida, de todas as formas - saúde, relações pessoais, estudos e etc. No fim, consegui seguir os 45 dias e postei o balanço no blog. Hoje, faço vez ou outra novos ciclos de 45 dias. Isso se tornou uma maneira mais motivadora de superar as próprias adversidades, pois muita gente participa enviando mensagens de motivação.

S.E.: O que a motiva a cada dia a concretizar o seu sonho de ser médica, e escritora?
R.M.: O que me motiva a realizar o sonho de ser médica e escritora é a própria possibilidade de atuar nessas duas áreas, que sempre foram as meninas dos meus olhos.
S.E.: Já tem algum projeto de escrita para ser encaminhado para alguma Editora? Pretende no futuro publicar um livro?
R.M.: Sim, tenho um projeto pronto, mas não sei se vou enviar para alguma editora, porque tudo é muito burocrático. Quero lançar por conta própria, se for preciso. E sei que isso vai demorar (é caro, pelo que já pude acompanhar de colegas que lançaram). Tenho alguns livros escritos (ficção fantástica, contos, crônicas...), mas prefiro guardar o material, que só publiquei uma vez - virtualmente. No futuro, pretendo fazer algo melhor, levando os anteriores como base.
S.E.: O que lhe dá inspiração para a escrita?
R.M.: O cotidiano. Um escritor aproveita todo instante para montar uma nova estória ou roteiro. Qualquer ideia ou frase ajuda a montar um bom livro. Não assim, de uma forma jogada, mas como uma semente. É só você saber plantar que com certeza terá bons frutos. Também uso a música como inspiração (rock clássico, rock nacional e música clássica). A música clássica, principalmente. Toco teclado/piano e também tenho aulas de violino, por isso me sinto muito bem quando o ambiente traz melodias que já toquei nas aulas.
S.E.: Se fosse possível, mudaria algum fato que já aconteceu em sua vida?
R.M.: Se fosse possível, mudaria vários. Minha infância não foi uma coisa que lembro morrendo de alegria, mas me ajudou a crescer como pessoa. Se possível, eu tentaria crescer de uma outra forma para evitar algumas coisas que passei quando criança.
S.E.: Com apenas 15 anos, você já passou em 6 cursos para Universidades Federais. Sua família lhe apoia bastante?
R.M.: Minha família me dá muito apoio, desde pequena. Principalmente minha mãe, mas minhas tias/tios e meus avós sempre me dão gás para estudar. Sempre me dizem que sou capaz.
S.E.: Como você lida com toda a pressão do vestibular de Medicina?
R.M.: Eu já andei mais "na linha". Hoje eu tento voltar ao que era antes, mas é bem difícil equilibrar a peteca depois que ela já caiu uma vez. Não coloco muita expectativa no vestibular de medicina - não mais. Hoje quero apenas aprender tudo que me ensinam na escola e no cursinho, da melhor maneira possível. Aprovações são consequência.
S.E.: Se puder dar algum conselho para quem deseja ser escritor e/ou médico, o que diria para essa pessoa não desistir de seu sonho?

 R.M.: Bom, eu diria para nunca parar de sonhar. Quem quer ser escritor e/ou médico sempre vai ouvir de alguém, alguma vez na vida, que não vai conseguir. Pra quem quer ser médico, porque é difícil passar, se manter no curso, manter a vida depois de formado. Pra quem quer ser escritor, porque vai passar fome, não dá futuro, é profissão de quem veio de berço de ouro ou não vai fazer sucesso (e, no Brasil, a maioria só reconhece um escritor quando este faz sucesso, escreve o que a massa quer. Mas o que seria a massa?) Eu já ouvi muito isso, principalmente na questão da escrita. Hoje já sei o que quero. Quando você tem bons motivos e realmente quer algo, aceitar ou não opiniões assim é o de menos. A gente complica muito. Pra passar em Medicina você só precisa estudar até dominar a maioria dos conteúdos. Você tem como fazer isso, é estudando. Sabe o que fazer, tem os meios. Muitas vezes não faz por falta de organização. Com a escrita, é o mesmo. Você precisa estudar muito, sempre, saber o que se passa no mundo e saber se expressar. Não é só escrever um enredo, publicar e virou escritor, mas também não é algo impossível. Nas duas situações, contudo, você precisa ter noção das dificuldades que vai enfrentar. Na saúde pública, na vida que vai mudar e na dificuldade para se firmar, no caso de um escritor. Viver de escrita - exclusivamente - no Brasil é muito difícil. É importante sonhar, mas é necessário ver a realidade e trabalhar com o que tem para contorná-la.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju! Que legal esse post, gostaria de ver mais falando sobre o assunto. Parabéns a Raíssa também, e muito sucesso pra vocês duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pode deixar que será bem mais abordado aqui ;)

      Obrigada, abraços.

      Excluir
  3. Mesmo ainda tendo tempo para mudar de ideia, eu tenho em mente ser escritora e alguma coisa a mais... Medicina já foi uma opção, mas sinceramente eu não me atraio muito pelo assunto. A entrevista com a Raíssa me fez refletir muito sobre o futuro, me inspirou muito e me motivou demais também.
    Parabéns, Ju, seu blog é incrível!
    Beijos Azuis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lay! Você tem muito tempo ainda pela frente, e acabará encontrando o que lhe é perfeito. Por exemplo, eu quero ser Escritora e Economista, haha.
      Obrigada :3

      Beijos.

      Excluir