25/04/2013

As peças infernais

Alguém aqui já leu ou ouviu falar na série "As peças infernais"? 
Talvez já tenham ouvido falar na série "Os instrumentos mortais", que é composto pelos livros Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas (ainda não lançado no Brasil), Cidade do Fogo Celeste (previsto lançamento em 2014). 
Eu estou lendo Cidade dos Ossos (quase finalizando, para ser mais precisa), que me foi indicado por uma amiga. Como estou amando esse primeiro livro, logo lerei os outros da saga e pretendo ler também As peças infernais. 
A trilogia As peças infernais conta uma história que ocorreu antes à história que originou Os instrumentos mortais. 
Foram escritos pela autora Cassandra Clare, e tem como lugar a cidade de Londres Vitoriana, dez anos antes de ser travada um acordo de paz entre os Caçadores da Sombra (que livram o mundo de demônios) e os Integrantes do Submundo (criaturas sombrias, como feiticeiros, vampiros, lobisomens, etc.). 
O primeiro livro da trilogia se intitula Anjo mecânico, sendo o segundo Príncipe mecânico e o terceiro Princesa Mecânica (que ainda não chegou ao Brasil). 
Os livros possuem capas lindas demais, com muito brilho e originalidade (é de ficar minutos admirando). 
                        
Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 

Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.
Sinopse:Tessa Gray deveria estar feliz — noivas não são felizes? Entretanto, enquanto ela prepara seu casamento com Jem Carstairs, uma rede de sombras começa a envolver os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Um novo demônio aparece, um ligado por sangue e segredos a Magister, o homem que planeja usar seu exército de autômatos impiedosos, as Peças Infernais, para destruir os Caçadores de Sombras. Ele precisa só do último item para completar seu plano de destruição. Ele precisa de Tessa. Tessa sabe que Axel Mortmain, o Magister, está vindo atrás dela, mas não imagina quando nem onde ele vai atacar. Charlotte Branwell, o líder do Instituto de Londres, está desesperado para encontrar Mortmain primeiro. E os meninos que têm igual importância no coração de Tessa, Jem e Will, vão fazer qualquer coisa para salvá-la. Embora Tessa e Jem agora estejam comprometidos, e Will soubesse que deveria se esforçar para encontrar outra pessoa com quem se preocupar, ele ainda estava apaixonado por ela, como sempre. Nas últimas palavras ditas por um Caçador de Sombras antes de morrer reside a pista que pode levar Tessa e seus amigos a Mortmain. Mas os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres não podem ficar sozinhos, e em sua terra natal, Idris, a Clave duvida de suas alegações de que Mortmain estava chegando. Abandonados por aqueles que deveriam ser seus aliados, e com seus inimigos se aproximando, os Caçadores de Sombras acabam em apuros quando Mortmain rouba o medicamento que está mantendo Jem vivo. Com seu melhor amigo à beira da morte, cabe a Will arriscar tudo para salvar a mulher que os dois amam. A fim de ganhar tempo para Will, o feiticeiro Magnus Bane se junta a Henry Branwell para criar um dispositivo que pode ajudá-los a derrotar o Magister. Como aqueles que amam Tessa estão trabalhando para salvá-la, e o futuro dos Caçadores de Sombras depende dela, Tessa percebeu que a única pessoa que pode salvá-la é ela mesma – para a descoberta de sua própria natureza, Tessa começa a entender que ela é muito mais poderosa do que já mais sonhou ser possível. Mas poderá uma simples garota, mesmo uma que pode comandar o poder dos anjos, derrotar um exército inteiro? Perigo e traição, segredos e encantamentos, os fios emaranhados de amor e perda se entrelaçam quando os Caçadores de Sombras são levados à beira da destruição na conclusão de tirar o fôlego da trilogia As Peças Infernais.

Muito interessante, não é mesmo? 
Você pode comprar pela SaraivaSubmarino, ou caso tenha facilidade em ler no computador, pode baixar em pdf. 
Encontrei um site ótimo que tem todos os livros (inclusive da Saga Os instrumentos mortais), mas com um pequeno empecilho: está tudo em espanhol. 
O site é Leer libros, e, escolhi ler em espanhol mesmo pois o único site onde encontrei Princesa Mecânica para baixar, estava nessa língua. 
Como não sei ler em inglês, resolvi arriscar nessa língua mesmo, hehe. 
Caso prefira lê-los em português mesmo, recomendo este link para o Anjo Mecânico: clique aqui.
Esse para o Príncipe Mecânico: clique aqui.
Quanto o Princesa Mecânica não me lembro em qual site baixei, mas no momento, só em espanhol mesmo. 

Um ótimo restinho de semana a todos ;) 

20/04/2013

Romantismo como movimento literário

A liberdade guiando o povo, 1830

Essa será a primeira vez (e não a última, espero), que faço uma postagem sobre literatura aqui no blog.
Estou no 2º ano do Ensino Médio, e o que aprendi em Língua Portuguesa durante o primeiro bimestre foi sobre o Movimento literário Romantismo.
Mas por quê resolvi abordar esse tema agora no blog?
Muito simples! Fiquei de recuperação nessa matéria por meio ponto. Estou um tanto decepcionada comigo (como sempre fico quando tiro notas baixas).
Mas como sou muito otimista, levo isso como aprendizado (é bom ficar de recuperação as vezes para me dedicar mais e não cometer o mesmo erro futuramente).
A recuperação será segunda-feira, e não vejo melhor forma de aprender mais e melhor sobre o conteúdo do que escrevendo de forma bem resumida sobre isso, com base em algumas coisas que pesquisei.
Movimento literário que surgiu no final do século XVIII, e foi marcada pelas Revoluções Industrial e Francesa, responsável esta pela difusão dos pensamentos Iluministas na Europa e suas colônias, que inspiraram os poetas árcades brasileiros.
Essas Revoluções foram importantes para acabarem com a Monarquia que ainda regia muitos países, trazendo a burguesia e a classe proletária consigo.
A fase romântica rompeu com a tradição clássica (período árcade), sendo seu marco inicial na Europa foi a publicação do Romance "Os sofrimentos do jovem Werther".
O Romantismo possui como principais características a observação das condições do estado da alma, emoções, liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder divino através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, saudade, subjetividade.

Características da linguagem romântica:

  • Individualismo: Os poetas românticos abrem espaços para a individualidade, expressando emoções e sentimentos. 
  • Subjetivismo: O autor trata de forma pessoal aquilo que escreve. Em geral, sua escrita é em 1ª pessoa, demonstra emoções pessoais e egoismo na forma de expressar seus sentimentos. 
  • Idealização: Imaginação, idealização de temas e exageração. A mulher é retratada como virgem frágil, o índio é um herói nacional e a pátria é idealizada como perfeita. 
  • Sentimentalismo exacerbado: Caracterizado basicamente pelos sentimentos de saudade, tristeza, desilusão. A emoção está acima de tudo. 
  • Egocentrismo: Aqui o ego é destacado como característica central, utilizando-se de subjetivismo exagerado. 
  • Natureza interagindo com o eu lírico: A Natureza no Romantismo expressa o que o autor está sentindo no momento narrado. A Natureza interage com o eu-lírico, diferentemente do Arcadismo. A natureza funciona como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta. 
  • União do Grotesco com o Sublime: fusão do belo ao feio. Um exemplo dessa característica é o conto A bela e a fera. 
  • Medievalismo: Retratavam grandes guerras e batalhas. Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, sua língua, seu país. Tinha como personagem central cavaleiros. 
  • Indianismo: Medievalismo adaptado ao Brasil. Índio era retratado como herói nacional, pois não haviam cavaleiros para serem idealizados pelos autores. 
  • Byronismo: Inspirado na vida de Lord Byron. Vida boêmia, voltada para o vício, bebida, fumo e sexo. Caracterizado por narcisismo, egocentrismo, pessimismo e angústia. 
Romantismo no Brasil:
  • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade. 
  • Prosa: Joaquim Manuel Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar. 
O período romântico se iniciou no Brasil com a publicação da obra Suspiros poéticos e Saudades, do poeta Gonçalves de Magalhães e foi até o ano de 1881, quando foi publicado o romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
Romantismo em Portugal: 

Em 1855, Almeida Garrett publica o poema Camões, que é considerado o introdutor do Romantismo em Portugal. Esse gênero é considerado como uma nova maneira de pensar e se expressar, diferente de tudo o que houvera antes. 
Primeira fase do Romantismo: Tentava apagar os modelos clássicos. Seus escritores possuíam espírito romântico, ideal e política literária. Os principais autores da época, eram: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Castilho. 

Segunda fase do Romantismo: Todos os enlaces árcades que ainda envolviam a escrita foram desfeitas. Aqui destaca-se o exagero com temas soturnos e fúnebres. Os principais autores eram: Soares de Passos, Camilo Castelo Branco. 

Terceira fase do Romantismo: Ultra-romantismo (valorização do índio e valores do nacionalismo). É marcado pela presença de poetas como João de Deus, Tomás Ribeiro, Bulhão Pato, Xavier Novais, Pinheiro Chagas e Júlia Dinis. 

Bom, como eu havia dito, seria um resumão mesmo, sem muitos detalhes. 
Espero que tenham gostado, beijos. 

17/04/2013

Um aperto no peito!

O que sinto neste momento é simplesmente isso: um grande aperto no peito!
Desde segunda-feira de manhã, quando minha tia ligou para a minha mãe pedindo para que eu fosse até a casa dela para cuidar do meu primo enquanto ela levaria minha vó no hospital, eu imaginei que nunca mais voltaria a ver minha avó...
E horas após, recebemos a triste notícia de que ela havia ido embora para todo o sempre.
Como meu irmão havia dito, o céu estava em festa pela chegada de mais um belo anjo, enquanto aqui na Terra, estávamos chorosos pela falta que ela fará em nossas vidas.
Minha avó materna representou na minha vida mais do que eu poderia descrever aqui...
Sou grata a ela por tudo o que fez por mim desde o momento de meu nascimento, até seu último suspiro de vida.
Sou grata por cada grito, briga e puxão de orelha, os quais minha mãe e minhas tias sentem muita falta, e sentirão mais ainda no futuro.
A mãe de todos, que sempre fez de tudo para ajudar a todos ao seu redor.
Não tenho palavras para expressar a gratidão que sinto por ter tido como avó uma mulher tão bondosa e guerreira, que nunca se deixou abater por nada.
Ela já faz muita falta, mas sei que está em um lugar melhor, onde não existe mais sofrimento nem dor, mas nesse momento ainda existe uma grande ferida em nosso peito, que só o tempo poderá curar.
Deixou saudades, mas sempre estará em nossos corações...

14/04/2013

Confissões musicais!

Demorei, mas está pronto, afinal é como dizem: antes tarde do que nunca, kkk.
Aqui postarei as confissões que minhas lindas leitoras me enviaram.
Para os leitores novos que ainda não sabem como funcionam essas confissões, clique aqui.
Infelizmente, apenas duas leitores me enviaram suas confissões, mas ambas valem por várias, e, coincidentemente, estão de alguma forma relacionada à música (coincidência pois o tema era livre).
 A primeira foi da Suzana, do blog lindo e com muito conteúdo Help adolecentro.
Quero confessar que morro de vontade de ser cantora!! Haha Eu sempre falava sobre isso quando era criança, mas o tempo passou e eu acabei guardando esse desejo comigo, até porque não acho minha voz lá grande coisa e tenho vergonha de me fazerem cantar em público (tão contraditório, né?) >.< 
Ah! O sonho de ser cantora! Devo confessar que também tenho, embora não cante tão bem. Não tenha medo de cantar em público não, desde que você esteja feliz e satisfeita, é isso que importa.

E a outra, é da Mariana Ferraz (não tem blog), mas sua confissão veio com gostinho de mico.
Sempre escuto música quando vou tomar banho. Eu tava sozinha em casa, e resolvi ligar o som  e comecei a cantar bem alto. Quando sai debaixo do chuveiro, vi que minha mãe tinha lavado meu roupão, e como eu não tinha levado roupas, saí enrolada na toalha mesmo. Abri a porta e ia tranquila desligar o som, quando ouço vozes. Era o meu irmão mais velho que tinha chegado com seus amigos. Eles ficaram me encarando e eu não sabia onde enfiar minha cara, pois, além de terem me ouvido cantar que nem uma doida, me viram apenas de toalha. 
Ok, não consigo me imaginar em uma situação tão constrangedora quanto esta, kkkkk.
Mas o que aconteceu depois? #curiosa.

Por enquanto é só! Amanhã tem mais novidades, beijos.

10/04/2013

Desapego!


Uma simples palavra, mas que muito significa.
Ultimamente venho me desapegando de tudo aquilo que me faz mal...
Não, caro leitor! Esse não será mais um texto sobre mudanças, eu espero, mas sobre o simples desapego.
Muitas vezes minha mente não me permitiu imaginar minha vida sem aquilo que eu tanto presava.
Coisas que não me eram necessidades vitais, mas as quais eu insistia em manter em minha vida como puro e simples vício.
Aos poucos, em uma fase de tristeza qualquer, fui me desapegando de algumas coisas ao meu redor.
Nada fazia sentido, e eu poderia viver perfeitamente bem sem aquilo... não tinha alegrias, era apenas um ser que vivia por viver, sem buscar o verdadeiro significado para a vida.
Com o tempo, as coisas mudam (e aqui começa a bendita mudança novamente, rs), e aquilo que eu havia me livrado volta mais intenso para a minha vida, enquanto esqueço dos meus ideais...
Tudo acontecendo de novo...
Quantas vezes já perdi as contas de tentar me desapegar àquilo que não me era benéfico, mas sempre voltava as mesmas...
Perdi as contas de quantas vezes me vi bem sem aquilo, mas logo meu coração sentia vontade de ter um pouco mais daquilo novamente...
Alguns podem vir a achar que me refiro ao amor, afinal, como diz na imagem, siga seu coração (e no caso, meu coração estaria onde o suposto amor está), mas nesse caso me refiro à meus vícios mesmo.
Aqueles pequenos vícios diários que mais me atrapalham do que ajudam...
Pequenos estes que causam estragos enormes no meu cotidiano, mas os quais tenho me visto livro cada vez mais livre .

Estou me libertando de tudo, especialmente do medo de errar que eu mesma me impus.
Estou seguindo meu coração, e deixando para trás o marasmo de lembranças e momentos tanto bons quanto ruins, tirando uma boa lição de tudo.
Afinal, desapegar é isso... deixar aquilo que já não nos faz bem, e transformar tudo em experiências...

01/04/2013

Em quem acreditar?

 
"Antes de acreditar em qualquer pessoa acredite em si mesmo"copa das confederações
Vi no blog Meu universo X essa frase e decidi fazer um texto sobre ela.
Quantas vezes você contou um sonho seu para alguém e essa pessoa lhe disse: Ah, mas isso não é possível!
Em primeiro lugar, quem deve determinar se algo é possível ou não na sua vida, é você mesmo, oras.
Ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo, e para quem já refletiu sobre si, sabe que os limites da mente são criados... pela própria mente.
Quem diz que voar é impossível?
É inverosímel imaginar que um ser humano pode criar asas, mas para quem acredita em suas próprias utopias encontrará uma forma diferente de transformar aquilo que sonha em realidade.
Um dos motivos pelos quais eu não gosto de contar meus objetivos de vida para outros, é que muitos tentaram me desestimular, dizendo que não sou capaz de atingi-los.
Bom, no momento, tudo o que quero outras pessoas nas mesmas condições que vivo atualmente já conseguiram. Se eles (essas pessoas que nem conheço), conseguiram, por que eu não posso?
É alguma seleção natural da vida entre quem vencerá ou não?
O que me move é basicamente (digo isso pois ainda tenho muito o que aprender) o mesmo que já moveu tantas outras pessoas no passado da história da humanidade: fé em mim e  determinação.
Ainda existe muito a ser aprendido, e espero quebrar a cara várias vezes (quanto mais forte a pancada, maior a lição), mas nunca desistir, pois, em tempos atrás eu me importava com o que pensavam sobre mim, mas esse jogo hoje virou e é exatamente o reverso.
Não pretendo delongar mais o texto (afinal, tenho que sair para estudar um pouco, rs), mas o que eu queria passar para vocês é basicamente isso: acredite em si. Sempre! Em primeiro lugar!
E sempre que estiver triste e sem motivação, lembre-se de uma citação cujo autor eu desconheço: O impossível é justamente o que acontece! O possível é apenas mais uma repetição de algo que já fizeram!

Uma ótima semana a todos! 
Beijos, beijos, 

Juliana Rodrigues.