21/12/2013

Ser escritor: A escolha do nome e personagens

Hey pessoal! Hoje estou muito inspirada para escrever, hehe. Tanto é que meu caderno está lotado de rascunhos para as próximas postagens.

Pretendo trazer além de muitos textos e a volta de meu livro, postagens sobre mitologias em diferentes culturas, a história da escrita, e também sobre os principais autores de diversos lugares do mundo. Começando, claro, pelo Brasil. Também pretendo fazer postagens sobre séries de TV e músicas, e, quem sabe, entrevistas com alguns autores nacionais.

Mais cultura sempre, rs, então não deixem de conferir.
Mas o foco agora é outro: o que fazer para definir a personalidade de um personagem no livro em que estou escrevendo? Que título posso escolher para que o livro atraia atenção de leitores em uma livraria?
Calma, vamos por partes, rs.

Personagens: do nome à personalidade: Já fiz postagens sobre o assunto. Uma sobre nome para personagens, sobrenomes para personagens e o que não poderia faltar, características para personagens
Como sempre digo, a escolha do nome é uma fase muito importante e deve ser pensada com bastante carinho (pense em si mesmo escolhendo os nomes de seus filhos, rs). O nome é uma parte tão importante, que deve ser escolhida juntamente à personalidade.

Em primeiro lugar, determine as características do personagem. Tenha em mente como será cada personagem. Uma dica que já ouvi falar, e aderi, é a de fazer uma ficha com tudo o que ele deve possuir.

Lembre-se de responder as perguntas básicas que deverão compô-lo:

- Qual sua idade?
- Qual o ponto mais forte de sua personalidade?
- Uma frase que o defina?
- Como é seu cabelo? Cacheado ou liso, a cor, tamanho, etc.
- Qual será seu objetivo dentro do livro?
- Qual será sua importância na história?
- Quem serão seus inimigos? E seus amigos?
- Qual será sua família?
- Seu maior sonho?
- O que o personagem odeia? E o que ama?

E faça um breve resumo sobre seu passado, quem ele será no presente, o que determinará seu futuro.
Lembrando que essas não são regras a serem seguidas à risca, mas conforme o que achar melhor.
Tenha em mente que, quanto mais detalhes, mas ele parecerá real.

Após esse processo, comece a definir o nome do personagem e seu apelido. 
O nome pode não ter nada a ver com a descrição dele, mas seria interessante escolher um nome que combine com a personalidade de cada um.
O apelido não precisa necessariamente ser referente ao nome, mas a forma como ele será chamado na maior parte do tempo, no decorrer da história.

A determinação do sobrenome já é algo mais fácil, e você terá milhares de opções disponíveis, de acordo com a nacionalidade do personagem e seu primeiro nome.
Escolha aquele que achar que melhor se adaptará e combina perfeitamente com quem seu personagem é.

26 comentários:

  1. Que dicas ótimas, Ju! ♥ Conferi os posts passados( em relação á isto ) e com certeza o nome dos personagens se tornou algo muito importante em minha vida agora, caso algum dia eu deseje escrever algum livro. Quase impossível, mas tudo bem q. As características são mesmo importantes! <3

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju! Muito obrigada, querida (faz tempo que não visito seu blog, saudades).

      Beijos.

      Excluir
  2. Dicas ótimas! Acho que irei mudar um pouco meu livro para ficar mais longo e assim ter mais conteúdo, a minha personagem tem tudo isso! Rs. Gostei do post.

    Beijos, Ru.

    http://ruanablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ru! Isso aí, se achar necessário, mude quantas vezes for necessário, hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Ju! Post interessante. Quando começo a escrever, coloco lá o segundo ou terceiro nome que me vem à cabeça, e fica assim. Eu só tento escolher nomes que possuem apelido, mas não me importo muito com isso, é uma tarefa difícil haha.
    Mas gostei da dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Nomes com apelidos são mais fáceis se forem da nossa nacionalidade, hehehe.

      Obrigada ;-)

      Beijos.

      Excluir
  4. Essa pagina ja estava salva nos meus favoritos, eu quero muito começar a escrever ano que vem e essas dicas serao valiosas <3
    Beijos, Lili ;3
    Clique aqui, e vá para o blog / Princesa Teen! Com layout novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own *----*

      Boa sorte para você, Lili, nunca desista de um livro, hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  5. eu lindo e em 2014 faça teu livro! abç

    ResponderExcluir
  6. Como encontro um titulo para o livro?
    Espero que possa me ajudar,,
    bjs Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, vou usar o mesmo comentário que respondi em outra postagem, espero que ajude:

      "O título é algo geralmente complicado mesmo, mas procure alguma palavra que represente o que você quer passar com a história do livro, ou um conjunto de palavras que deixe um ar de suspense para seus escritos.
      Exemplo: O livro "Sob a redoma" do Stephen King, um conjunto de palavras que representam basicamente a história do livro, mas ao mesmo tempo deixa aquele ar de mistério, que nos faz querer ler mais e descobrir o porquê do livro.

      Boa sorte, se quiser, pode entrar em contato comigo através do e-mail ali em cima.

      Abraços."

      Você pode se inspirar também em títulos de livros do mesmo gênero.

      Excluir
  7. Oi,Ju.
    Eu estava pesquisando nomes para os personagens do meu livro e o seu blog me ajudou muito!Eu escolhi Anna para a personagem principal , mas estava em duvida para um personagem misterioso,mal e irônico: Qual é melhor Alex ou Nate?Se puder dizer mais alguns nomes,eu agradeço.

    Bjinhos,Anônima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima! Acho que Nate cairia perfeitamente. É um nome simples, mas um tanto misterioso mesmo.
      Posso sugerir Leon ou Eder.

      Beijos.

      Excluir
  8. Obrigada mesmo Ju,eu amo seu blog,porque ele me seu inspiração para escrever mais,quando eu ja estava desistindo.
    Está nos meu favoritos
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá eu queria que você me ajudace a escolher um nome para o meu livro. ele fala sobre uma garota de 17 anos que aos quinze anos perde sua mãe que morre de leucemia !já aos dezessete reencontra um amigo de infância que vira seu grande amor.por favor me ajuda.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Escrevi essa postagem: http://ser-escritora.blogspot.com.br/2014/06/ser-escritor-escolha-do-titulo.html

      Mas qualquer coisa, entre em contato por e-mail com maiores informações.

      Abraços.

      Excluir
  10. Adorei as dicas, mas estou perdida em meu livro não acho um NOME.todo nome que coloco já existe.Se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, poderei ajudar se me der maiores informações sobre o livro.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Juliana, tudo bem? Então... gostaria de te pedir ajuda a escolher um nome masculino, é um personagem forte, que não se deixa passar por despercebido quando se trata de resistência, ele vive meio escondido dos outros e não é fácil de ser apaixonar, também gostaria de saber se Kylie é um bom nome para uma garota meiga, porém corajosa, determinada, porém com medo de deixar seu passado...Espero resposta, bjokas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops, escrevi errado.... se apaixonar**

      Excluir
    2. Olá, tudo sim e contigo?
      Kylie é um nome um tanto diferente, a meu ponto de vista, retrata alguém jovial e doce, porém, destemida. Acho que está no caminho certo.
      Para o personagem, tente algo como "Rider", "Holden", "Sebastian". E um sobrenome bacana. ;)

      Abraços, até a próxima.

      Excluir
  12. :) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

    ResponderExcluir
  13. ........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨|
    ........|..........DAORA ............|||"|""\__
    ........|__________________|||_|___|)<
    ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)

    ResponderExcluir