19/12/2013

A crônica da aniversariante


Passei um bom tempo pensando em como começar esse texto, e já o refiz inúmeras vezes. Não sabia qual rumo dar a ele, só tenho a certeza de que preciso escrever sobre isso. Não tenho memórias extraordinárias de meus aniversários, mas sempre há por traz de cada momento, uma história para contar. 

Quando fiz 14 anos, não comemorei de forma alguma, mas ganhei um presente mais do que especial de meu irmão mais velho... embora algo que eu amava muito fora retirado de minha vida para sempre naquele mesmo dia. Minha gata de estimação, de nome Tiffany (em homenagem às Branquelas, hehe), morreu envenenada. 

Não cheguei a chorar, mas sabia que ela iria fazer muita falta para mim. Um ano se passou, e o tão esperado aniversário de 15 anos chegou. Acho que sou uma pessoa um tanto careta, pois sempre quis comemorar esta data de forma especial, mas quando o dia começou a se aproximar, desisti da ideia, e pedi para que minha mãe não fizesse nada. 

Atendendo minha vontade, dois dias antes de meu aniversário (era um sábado), decidimos ir para a casa de meu pai. Meus pais se dão incrivelmente bem separados, então não via motivos para não querer passar esses dias com eles.  Mas acontece que o destino está sempre pronto para nos pregar uma peça, e, no mesmo dia, minha avó materna sofreu um AVC. 

Lembro muito bem da face desesperada de minha mãe, querendo voltar logo para a cidade onde moramos. Passei meu aniversário de 15 anos de uma forma como nunca imaginei: na casa de minha prima, enquanto os familiares ficaram no hospital, com a minha avó. 

Me vem uma recordação à mente quando penso nisso... quando deu meia noite, do dia 18 para 19 de dezembro, eu abri o bloco de notas de meu celular, e comecei a escrever o que seria o esboço do prólogo de meu livro.  

Nem tudo na vida são flores, mas não existem males que não possuam um lado positivo, e, para isso, basta saber interpretar as situações que nos cercam. Recordo-me de ter pensado na noite de meu aniversário, que nem minha mãe apareceria para me desejar parabéns, mas elas e minhas tias me surpreenderam quando chegaram com um daqueles bolos que se compra em mercado, e algumas garrafas de coca cola (eu ainda tomava refrigerante na época). 

Não é nada do que uma garota sonha, mas foi especial por ter percebido que, mesmo não estando em clima de festejar, elas não se esqueceram. E outro fato que, possa parecer insignificante, mas que ficou marcado para mim, é que minha prima não me desejou parabéns o dia todo... mas quando deu exatamente às 22h35 ela me mandou uma mensagem de texto desejando felicidades (bem no horário em que eu nasci, rs). 

Já meus 16 anos não me lembro de nada tão especial, só que eu estava sentada sob essa mesma cadeira, nesse mesmo computador, escrevendo um texto para o blog. Não sei ainda o que fazer 17 anos possa significar para mim. Talvez apenas avançar mais um número de idade. Ou simplesmente que estou cada vez mais próxima dos tão sonhados 18 anos. Que o tempo está passando rapidamente, e ele não espera por quem não sabe se adaptar à seu ritmo.  

Apenas sei que aprendi que, embora receber presentes seja muito bom, não há nada maior e valioso a se receber do que o carinho e amizade de alguém. Saber que podemos contar com pessoas que não nos deixarão desamparadas durante a nossa caminhada da vida. Que sempre existirão pessoas prontas para rirem conosco, mas que também estarão lá quando precisarmos de alguém que enxugue nossas lágrimas. 

Este texto, deveria ser referente apenas à mim e ao "meu dia", mas sem cada uma dessas pessoas que o tornam mais bonito, eu não teria tantos motivos assim para comemorar. Um grande obrigada à todos os meus amigos, familiares, colegas de trabalho, escola, leitores, e, também, a quem já passou por minha vida durante um curto período, mas que foi o suficiente para fazer a diferença.


14 comentários:

  1. Parabéns!!! Que este seja um dia inesquecível para você, e que cada novo dia seja cada vez melhor. Que você confie sempre na sabedoria do Senhor, e acredite em você Porque você também é uma criação divina, a imagem de seu amor... Muitas e Muitas Felicidades!

    -Feliz Aniversário Jú Desejo -te muitas felicidades, paz,alegria e muito sucesso.
    Que o senhor Jesus esteja sempre com você em sua caminhada ^^

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Babi! Amém, e que todos os dias sejam bons motivos para celebrar, hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  2. Parabéns amore! Que todos os seus desejos se realizem!
    Linda, muda o meu banner dos parceiros por favor? A nova imagem já está no blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversário! Achei triste sua história, mas que bom que você conseguiu superar! Te desejo tudo de bom, honestamente! :)

    ResponderExcluir
  4. Ju.. :c Sinto muito pela tua gatinha e pela tua avó. Você é uma pessoa extraordinária, daquelas que não se importa com coisas materiais e somente com as "sentimentais" e admiro muito isso em você. Diferentemente da tua pessoa, gosto de ter minha família toda reunida(embora boa parte dela esteja bem afastada de nós devido á algumas brigas) e como sou sensível como um vidro, começo á chorar quando lembro que nunca mais terei aniversários tão "festejantes" como antigamente. Mas agora, após ler este texto, vi que isso não é tão importante. Pra mim, basta ter meus pais e meus irmãos ao meu lado, isso é muito significante ♥ Adorei o texto e meus parabéns, viu? Eu poderei ter te mandado uma mensagem melhor pelo facebook, portanto, aqui vai: http://sketchtoy.com/57394066 / És muito importante pra nós, viu? >3<

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juu *-*
      Quando se é pequeno, comemora-se aniversários com festas familiares. Quando cresce, a festa é na balada, kk (nem para todos, kk).
      Ah, e muito obrigada pela mensagem (tanto essa, quanto a do face).

      Beijos <3

      Excluir
  5. Ju... Meus sentimentos pela sua vó e sua gatinha :'(
    Uma história um tanto triste para aniversários.. :c
    Mas enfim, feliz aniversário lindinha, te admiro muito (e você já sabe disso haha), e com certeza você merece tudo de bom: saúde, amor, felicidade, paz e sucesso!
    Adorei o texto - mas afinal, que texto eu não gosto seu, hein? -, parabéns de novo e muitos outros aniversários virão!
    Um beijo, Lu :)
    http://escrevendoumlivrodicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luma *-*
      Desejo tudo em dobro para você, mocinha :3
      Muito sucesso para nós, hehehe,

      beijos.

      Excluir
  6. Ju, eu vi que postou esse texto referente ao seu aniversário e vim dar uma paradinha pra ler... Eu simplesmente me apaixonei pelo jeito que você escreve!
    Adorei conhecer um pouquinho mais de você, e te desejo parabéns e milhões de pequenas coisas que vão fazer você se lembrar pra sempre dos detalhes...
    Beijos, Key.

    Ps: Sinto muito por sua avô e sua gatinha.. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Key! Desejo tudo em dobro para você, querida *-*

      Beijos <3

      Excluir
  7. Adorei seu blog ..esta me ajudando bastante :)
    mas como encontrar um título para a história??
    Esta muito dificil...
    Espero que consiga me ajudar :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigada. O título é algo geralmente complicado mesmo, mas procure alguma palavra que represente o que você quer passar com a história do livro, ou um conjunto de palavras que deixe um ar de suspense para seus escritos.
      Exemplo: O livro "Sob a redoma" do Stephen King, um conjunto de palavras que representam basicamente a história do livro, mas ao mesmo tempo deixa aquele ar de mistério, que nos faz querer ler mais e descobrir o porquê do livro.

      Boa sorte, se quiser, pode entrar em contato comigo através do e-mail ali em cima.

      Abraços.

      Excluir