27/11/2013

Ser escritor: o início

Não sou a melhor pessoa para dizer algo que se refira à arte da escrita ou sobre como é ser escritora.
Sou preguiçosa e minhas ideias nunca acompanham meu ritmo de escrita, então enquanto estou começando um livro, já imagino o que escreverei no final e tudo acaba ficando atrapalhando e não finalizado.
Para você que está começando agora a se aventurar por esse caminho, posso lhe dizer que a parte mais fácil é o começo, porque chegar até o fim, isso sim é complicado.
Mas caso você já tenha escrito um livro inteiro (ou mais de um), deixo aqui meus parabéns. A caminhada é difícil, mas saber que você pôde chegar lá é um preço inestimável.
Mas agora, vamos ao que interessa aqui, certo? Hehe.
Recebo às vezes e-mails ou comentários em postagens sobre autores iniciantes me perguntando como iniciar no caminho da escrita, se vale a pena seguir a carreira profissionalmente, etc. Então, resolvi escrever um pouquinho sobre isso, e dar algumas dicas se possível, afinal, sou uma mera amadora.

1 – Por onde começar.
 Você senta na frente do seu computador ou abre um caderno... Mas as ideias simplesmente teimam em fugir da sua mente. As palavras parecem não combinar, você não está totalmente perdido, pois decidiu tomar a coragem de escrever um livro, mas não estabeleceu como você vai iniciá-lo.
Antes de tudo, responda as seguintes perguntas: sobre o que quero escrever? Qual o gênero literário que combina comigo e eu gosto?
Não leve em consideração aquilo que está na moda para você escrever sobre. Milhares de pessoas farão o mesmo, mas pense que a escrita não é uma questão de fazer sucesso e ganhar muito dinheiro (também seria bom, mas sabemos que a realidade nem sempre é essa), mas sim se divertir fazendo aquilo que gosta, escrevendo sobre o que lhe dá prazer (independentemente do que seus amigos possam vir a pensar). Lembre-se que seu livro deve ser escrito para você mesmo. Pense no que gosta de ler, e na história que você iria adorar se aventurar. Se você gosta de algo e escreve com carinho e dedicação, pode ter a certeza de que outras pessoas também adorarão ler sobre aquilo que escreve.

2 – Tenha sempre um bloco de anotações à mão.
 As melhores ideias vêm quando estamos mais desprevenidos, isso é fato.
Pode ser quando você estiver tomando banho, no meio da prova de matemática, ou pior: naquela noite em que você está morrendo de dor de cabeça e apagando as luzes para ir dormir, surge a melhor ideia de todas que já teve, que pode dar um livro e tanto.
O jeito é ter um bloco de anotações onde quer que você vá. Você pode até escrever no celular se achar melhor, mas ter um daqueles bloquinhos e uma caneta é sempre útil. Caso não queira comprar o bloco, pode pegar algumas folhas de caderno e cortá-las em
quatro partes iguais (depois é só grampear e deixar um sempre na bolsa).
Anote tudo o que ver pela frente. Para deixar seus personagens mais humanizados, preste atenção nas pessoas ao seu redor. Como as pessoas andam, o balançar dos braços, a forma como mexem no cabelo, gestos que fazem ao conversar com alguém.
É também interessante reparar nas cenas e lugares que frequenta. Tudo pode ser motivo para uma boa história.

3 – A ideia chave para o livro.
Não é de boas ideias que um livro sobrevive, o que conta mesmo é o jeito como o autor narra a história e utiliza de sua criatividade para transformar algo clichê, em um excelente livro.
Mas é claro, que você vai precisar de uma boa ideia como ponto de partida. Após estabelecido qual o gênero que você gosta, pense em qual será o tema central da sua história.   
Toda história tem que ter o clímax, que será o ponto alto do livro. 
É interessante estabelecer esse clímax antes de iniciar a escrita, assim saberá que a história deverá girar em torno daquilo, e você saberá qual rumo dar ao seu livro. 
Outro ponto que vale ressaltar, é que você escreva um roteiro com as principais ideias, e como será o desenrolar da história. 
Escreva em poucas linhas o principal que deve acontecer no início, no meio e no fim. 
Lembre-se que é muito difícil (não impossível) um autor começar um livro totalmente sem rumo e dar certo no final. 
Estabeleça o que acontecerá de importante no fim, para assim não se perder no início. 

Vou ficando por aqui. Logo trarei a segunda parte, que será mais voltada para o estabelecimento de nome e identidade do personagem, bem como o título do livro. 

Beijos, e uma ótima semana :) 

12 comentários:

  1. É engraçado como as coisas funcionam, não?
    Eu sou uma escritora totalmente intuitiva. Sento sem planejamento prévio de onde a história vai me levar e, muitas vezes, acabo me surpreendendo.
    Divertidíssimo!
    Acho que ter um lugar pra anotar as ideias sempre à mão é o melhor conselho que se pode dar, afinal, a gente nunca sabe exatamente quando as ideias surgirão...
    Gostei do post!

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com.br/
    http://escritoshumanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fer! Acho que escrever por um intuição, no maior estilo "deixa a história me levar", pode dar certo para poucos, kk. Ainda bem que funciona com você :3

      Beijoos.

      Excluir
  2. Eu estou no processo de escrever um livro, e fiquei muito feliz em saber que já fiz tudo o que está escrito aqui. Acho que estou no caminho certo :D
    Adorei o post!

    Kisses on your heart,
    Letícia <3
    http://coracaodeescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Letícia! Que ótimo, querida *-*
      Siga em frente e não desista do seu livro jamais,

      beijos.

      Excluir
  3. Oi Ju!
    Lembra de mim? ( bem provável que não, rs. )
    Bom, eu estou tentando escrever um livro... E antes disso procurei uma postagem sua ( como sempre, haha. Sempre procuro uma ajudinha sua, e sempre acho :D ) Achei essa aqui e fiz tudo o que sugeriu... Mas, só sobrou um pequeno problema.
    Bom... Eu escrevi todo o roteiro e fiquei satisfeita realmente com minha história, mas não consigo começar o livro, de fato. :/ Não sei qual seria a primeira palavra, entende? Porque "Era uma vez" não é uma boa maneira hahaha. Então, me ajuda? O que me sugere?!
    Beijos, Lu :)
    http://escrevendoumlivrodicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luma! Não lembrava, aí fui no seu blog e vi que tem um comentário meu lá, na primeira postagem, hehe.
      Essa foi a parte que realmente esqueci de fazer na postagem: como iniciar, kkk.
      Estou terminando a outra, que será sobre personalidade e nomes dos personagens, mas falarei sobre isso também.
      Se preferir, posso mandar algumas dicas por e-mail, acho melhor, kk.

      Enfim, posso sugerir que comece com algo impactante (ou até mesmo bobo), mas que desperte a curiosidade do leitor e o faça querer ler o resto.
      Por exemplo:
      "Ana consultou seu relógio de pulso e parou estática no meio da avenida principal. Estava atrasada."

      Beijos.

      Excluir
    2. Oi Ju! Ah obrigada então, será de muita ajuda!
      Aqui o meu email: lumafleming@gmail.com
      Não tem pressa, quando puder, estiver desocupada e por acaso lembrar, pode mandar o email, hehe.
      Gostei dessa ideia, mas antes de ter visto esta sua resposta, comecei de uma maneira não tão boa quanto a sua idéia... Enfim, nos falamos por email.
      Beijos.
      http://escrevendoumlivrodicas.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. OiiLu! Vou lembrar sim, kkk. Nesse momento tenho algumas coisas em casa pra fazer, mas logo já posso lhe enviar o e-mail,

      beijos.

      Excluir
  4. Primeiramente, seu blog é perfeitamente perfeito haha. Amo suas postagens e suas dicas. Então queria agradecer a você pois está me ajudando muito a escrever meu livro, sabe é incrível, as dicas que você dá são ótimas, parabéns e obrigada :)
    Xx, Ana.

    ResponderExcluir
  5. Que blog ótimo. Esta me ajudando MUITO!
    Já salvei no favoritos do meu celular haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wooow, hahah. Aí sim hein *-*
      Espero mais visitas suas, precisando, é só chamar.

      Abraços.

      Excluir