30/09/2013

Sobrenomes para personagens - Nacionalidades

Hey pessoal! Há mais de um ano atrás, fiz uma postagem aqui, sobre Nomes para personagens, e ela acabou ficando vastante conhecida. Frequentemente, recebo comentários e e-mails de leitores agradecendo pela postagem, criticando, ou ainda mais: pedindo sugestões à mim de sobrenomes para seus personagens.
Sei que essa é uma tarefa tão difícil quando escolher apenas o nome, pois tenho a impressão de que esse conjunto de nomes e sobrenomes é justamente o que irá delimitar a personalidade de cada um.
Reuni aqui, alguns sobrenomes bem conhecidos, mas não apenas no Brasil, quanto também em outros países do mundo (os mais pedidos pelos leitores).

Uma dica: Caso seu livro se passe no Brasil e você não tenha interesse em nenhum dos sobrenomes da "nossa" nacionalidade, você pode pegar sobrenomes de outras culturas, afinal, encontramos aqui muitas pessoas que nasceram em nosso país, porém, cuja família veio de outros cantos do mundo, então se torna comum encontrarmos um brasileiro com sobrenome italiano, por exemplo.

A origem dos sobrenomes: Até o século XII em média, os europeus tinham como costume darem apenas um nome para seus descendentes. Mas conforme a sociedade foi crescendo, as chances de se encontrar outra pessoa com o mesmo nome se tornaram bem mais altas.
Então, para facilitação da vida das pessoas (tanto no sentido de evitar encontrar outros com o mesmo nome, quanto em momentos de se encontrar o herdeiro de algum falecido), foi criado o sobrenome.
Em alguns casos, foi usado como critério para a nomeação a profissão do chefe da família (como Bookman), outros em jus de algum benfeito que realizaram (e acabaram recebendo como sobrenome Justos, Franco, etc).
Mas também, pode ser o nome do pai, como vemos em Peterson (filho de Peter).
Na Rússia, os filhos recebem três nomes: um diferente, o segundo que é o nome do pai, e caso o bebê seja uma menina, acrescenta-se ovna, evna ou ichna no final, e no caso de ser um menino, é acrescentado ich, vich ou evich. Após, vem o sobrenome da família.











Fontes utilizadas para essa postagem: A origem do sobrenome,  alemães,  brasileiros, eespanhóis, franceses, ingleses e italianos.
                                                                                                                Abraços, 
Ju. 

153 comentários:

  1. Sua diva *u* Estou com o segundo capítulo da Webnovela de meu blog por conta desses sobrenomes difíceis! Obrigadão, Juu, irei precisar de alguns aí ♥

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juu! Fico extremamente feliz por tê-la ajudado*-*
      Estou gostando da Webnovela, espero que post logo, embora tenha lido no seu blog que ficará alguns dias sem postar :(

      Enfim, obrigada,

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Adorei! Muito útil. Sempre busco na internet por sobrenomes e nomes, também pelos significados deles. Acho importante o personagem ter um nome que reflita a personalidade dele (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre né Aline, sempre muito importante.
      E que bom que gostou.

      Excluir
  3. Muito interessante saber as origens dos nomes e sobrenomes, principalmente , se relacionados à profissão.Gostei. abç;
    www.lialendoavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante né. Gosto de blogs por isso, a troca de informação e experiência é intensa, esta aprendendo sempre algo.
      Obrigado pelo comentário e ficamos felizes que tenha gostado.

      Excluir
  4. ADOREI!
    Genial, Ju!
    Vou indicar lá na página do blog!

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com.br/
    http://escritoshumanos.blogspot.com.br/
    http://nossocdl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muiito perfeitos estes sobrenomes Juu'...'
    Mas naquele sobrenome Hunter..tipo eu pus o nome Hunter como ''nome'' assim...Será que fica bom?!'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Marcos! Eu particularmente acho que Hunter não fica bom no primeiro nome, kk.
      É mais para sobrenomes mesmo :p

      Beijos.

      Excluir
    2. Eu usei Hunter como sobrenome no meu livro, ficou Elisa Louis Hunter heueheu

      Excluir
    3. Eu e minha irmã temos um personagem que se chama "Seth Hunter" e ele foi um grande antagonista!!! XD

      Excluir
    4. Eu e minha irmã temos um personagem que se chama "Seth Hunter" e ele foi um grande antagonista!!! XD

      Excluir
  6. Adorei cara <3
    Não tô escrevendo nenhum livro, mas agora você me inspirou, Ju!
    Muito obrigada!! Eu acompanhei seu outro texto, e gostei muitooo...
    Parabéns!!
    Beijos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Swéllen! Sou eu quem deve gradecer, hehe. Muito obrigada mesmo *-*
      Quem sabe um dia você não resolve escrever um, não é mesmo? hehe

      Beijos.

      Excluir
  7. Amei estava mesmo necessitada de nomes e sobrenomes
    escritora de fanfics amei valeu

    ResponderExcluir
  8. Otimo!!
    Parabéns pelo seu blog, é demais..
    Nunca desista dele
    Me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada mesmo *-*
      Pode deixar, não desistirei, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  9. Blog Perfect vocês estão me ajudando muito

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer esse blog, e já tô adorando. Me ajudou muito com os nomes. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rick. Seja super bem vindo ao Ser escritora *-*
      Espero que continue te ajudando.

      Beijos.

      Excluir
  11. Caramba, muito obrigada Ju *-* (se é que posso te chamar assim e.e) Eu estava realmente precisando de sobrenomes para minha fic ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Alexia. Pode me chamar de Ju sim, claro.
      Por nada, e boa sorte com sua fic ♥

      Excluir
  12. colega, meu sobre nome é francês, e ao invés de Giraud é Girard ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por informar. Assim que puder estarei alterando. =)

      Excluir
  13. Só consegui começar meu livro(Sonhos De Inverno) hoje, pois não estava conseguindo nomes nem sobrenomes que se encaixavam, até que Deus vem e coloca teu Blog no meu caminho. Obrigada e Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jana. Muito obrigada mesmo *--*
      Boa sorte com seu livro, espero que dê certo.

      Abraços.

      Excluir
  14. Tu me salvou, sério! Obrigada!!! Com certeza usarei um desses sobrenomes que é tão importante quanto o próprio nome, né? Beeeeeijos!

    www.s-almeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sobrenomes ajudam muito, kk.
      Obrigada, e boa sorte.

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá Juliana! Me chamo Maria Beatriz e eu amei o seu blog e seus posts sobre nome e sobrenome. Realmente, me ajudaram bastante ^-^
    Mas eu ainda estou indecisa em relação ao sobrenome da protagonista da minha fanfic. O nome dela é Emma, mas eu não sei qual sobrenome ficaria legal... Porque mesmo tendo sobrenomes lindos aí, eu nunca sei se combina com o nome, me entende? Você poderia me ajudar?
    Ah, eu vi alguns comentários maldosos e achei muito estranho. Já que você respondeu todos eles da forma mais delicada o possível. Não sei como conseguiu, rs.
    Obrigada! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Maria Beatriz (nome bonito, modéstia parte). Muito obrigada mesmo ♥
      Bom, já que o nome dela é Emma, nem rola colocar Watson de sobrenome kk.
      Acho que Emma Armstrong ou Emma Crawford combinariam, são nomes de mulheres fortes, sabe?

      E sobre aqueles comentários, bom, sempre acaba surgindo algo do tipo (não dá pra agradar todo mundo), mas a falta de educação não leva a nada, então tento ser educada sempre, kk.

      Beijos.

      Excluir
    2. Aw obrigada! *-* O seu também é muito bonito (primeiramente o meu nome também seria Juliana e eu até preferia que fosse, mas está bom do jeito que está, rs...)
      Verdade kkk... Eu tinha pensado em Emma Watson, mas aí eu lembrei que existe a atriz e tal, então não...
      Adorei os sobrenomes, realmente são fortes. Obrigada! ^-^ Eu não sei seu eu vou escrever mesmo essa fanfic, porque eu e minha amiga estamos com pouquíssimas ideias :/ Mas obrigada mesmo assim!
      Você está certa, só de você ter sido educada com uma pessoa dessas, mostra o quanto você é superior a ela. Educação é sempre a melhor opção :)
      E novamente, obrigada pela atenção! Beijos!

      Excluir
    3. Imagina *-*
      Olha, ideias surgem com o tempo, criem uma base e façam sim a fanfic. Posso garantir o quanto será divertido ;)
      E muito obrigada, novamente ♥

      Ah, concordo com você, educação é sempre o melhor caminho, viu hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  16. Oii Ju, tudo bem?
    Eu simplesmente AMO o seu blog, adorei esses sobrenomes lindoos, mas gostaria de uma dica sua... O nome da minha personagem principal é Maya, qual sobrenome combina com esse nome?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselhava Laurentt

      Maya Laurentt

      Excluir
    2. Oii, Juuh *-* Bem sim e você?
      Muito obrigada.
      A dica do Anônimo é muito boa, fica a dica. Mas caso ainda precise, aconselho Leminnier.
      Maya Lemminier, hehe.

      Ou então, Maya Belmonte, ou Maya Santinelli.

      Abraços.

      Excluir
  17. Oi ju. Queria antes de mais agradecer por estas postagens referentes a nomes que me tem ajudado bastante no livro que estou a escrever. Como autora iniciante que sou queria agradecer por tudo.
    Muito Obrigada
    Cumprimentos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana! Agradeço sua visita, sempre que precisar, estou aqui ;)

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada ju.
      Ass. Ana

      Excluir
  18. Heey Ju *w*

    Amei todos mas eu coloquei Thomas como primeiro nome... Vc acha que fica bom???

    Bjs. ;-*

    ResponderExcluir
  19. Cara muito obrigado você me ajudou muito :3
    Beijos :* e muito obrigado de novo linda
    Ass: Gabriela

    ResponderExcluir
  20. Seu blog me foi muito útil, brigadão! A personagem principal do meu livro é Natália, que sobrenome você acha que fica bom??

    Ass: Sabrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolha algum nome comum e bonito no nosso país, como Vasconcelos, Albuquerque, etc...

      Abraços.

      Excluir
    2. Tá anotado! =D

      beijinhos, Sabrina.

      Excluir
  21. Oii Juuu, eu sempre pesquiso aqui nomes e sobrenomes para os personagens do meu livro e vi que você postou mais "Nomes para personagens", acha que seria possível postar mais "Sobrenomes para personagens"?

    ResponderExcluir
  22. Olá Juliana! Tudo bem? Eu amei as suas postagens, tanto a de sobrenomes quanto a de nomes, muito bom, parabéns! Eu gostaria que você me desse uma sugestão, se você aceitar, claro. Qual sobrenome você acha que combina mais com o nome Hunter? Eu não faço ideia de qual colocar no meu personagem, você poderia me ajudar? Agradeço desde já, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, tudo sim e contigo?
      Creio que o sobrenome "Allen" combine melhor (analisei outras possibilidades, mas não me pareceram muito viáveis).

      Abraços.

      Excluir
  23. O nome da minha personagem principal é Megan. Na sua opinião, qual sobrenome combina com esse nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox? Hahah, brincadeira.
      Acredito que "Banks" combine ;)
      Ainda mais se ela for uma executiva.

      Até mais.

      Excluir
  24. Oi Ju, tudo bem? É minha primeira vez visitando o seu blog e já amei! Me ajudou bastaante, sério mesmo. Primeiramente, adorei ver meu sobrenome aí *-* Sou brasileira, mas tenho origens inglesas, hehe. Tenho "Sparks" no sobrenome. Sempre usava meu sobrenome nas minhas fics, mas enjoei, entende? Venho procurando há tempos outros sobrenomes "chiques", mas todos são clichês. Então hoje, por acaso, encontrei seu blog e fiquei muito inspirada. Mais uma vez, obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e contigo?
      Hahaha, fico feliz por isso. :p

      Divergir é bom, sempre.

      Abraços.

      Excluir
  25. Oiiiiiiii Ju!
    O seu blog é d+!Me ajudou muito,eu só achei uns sobrenomes ingleses que não eram ingleses,mas tirando isso me ajudaram um monte! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anônimo!

      Ah, sim. Estava dando uma olhada, e muitos sobrenomes estão onde não deveriam estar, rsrs.
      Mas obrigada.

      Abraços.

      Excluir
  26. Olha, eu amei o seu blog, estou escrevendo um livro mais preciso de uma dica pode ser?
    Qual sobrenome combina com Sally.

    ResponderExcluir
  27. Adoreii, adoro explorar sobrenomes.

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    Adorei seu blog e gostaria de saber se você tem alguma ideia para o nome Théo?

    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode tentar um nome composto, por exemplo (Théo Joseph), ou então, algo como: Théo Lander, Théo Martim.

      Abraços.

      Excluir
  29. Oi,
    1º:Gostei muito do seu blog *-*
    2º:Me ajuda a escolher um sobrenome que combine com o nome : Max...
    eu não consegui me identificar a nenhum de seus sobrenomes,mas não quer dizer que não tenha gostado... emfim,espero sua resposta ^^ ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse nome é complicado mesmo.
      Posso sugerir:
      Max Burton, Max Campbel, Max Gail, Max Sanches.

      Abraços.

      Excluir
  30. Oi, eu gostaria de saber se você tem algum site para me indicar que fale sobre nome de países, cidades e lugares, que eu possa colocar em minha história. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lais!

      Para países, tem esse: http://www.portalbrasil.net/paises.htm
      Que é bem completo.
      Para cidades, você pode pesquisar algum país em particular, e ver as cidades desse país. Como essa lista aqui, das cidades de Portugal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_em_Portugal

      Abraços.

      Excluir
  31. Amore, você salvo a minha vida. Eu sempre me atrapalho quando tenho que escolher sobrenomes para personagens da minha fanfic.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, por nada. Volte sempre que precisar, hein ;)

      Abraços.

      Excluir
  32. Estou tendo dificuldades com nomes antigos da realeza britanica, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! (bem atrasada).

      A realeza britânica utilizada nomes do tipo:
      Luís, Henrique, Leopoldo, Nicolau, Constantino, Balduíno, Aloísio, Vanceslau, Artur, Magno, Bertil, Erasmus.

      Georgina, Isabela, Verónica, Antonieta, Dominica, Norberta, Pomeline.

      Até.

      Excluir
  33. Aquele surtozinho básico quando você tem o personagem, o enredo e papagaiada todo pronta.
    E aí, quando você vai escrever... Lembra-se de que o personagem não pode se chamar "fulano"; grande, mais grande mesmo é o desafio para encontrar um nome e Sobrenome para um personagem meu.

    #DramadeAutoras ;)
    Mas você me ajudou tanto... <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victoria!

      Sei bem como é encontrar o nome adequado para aquele personagem. É uma parte tão fundamental quanto todo o restante, rs. Mas fico feliz por tê-la ajudado.

      Abraços. ♥

      Excluir
  34. Salvou menha vida
    Bigaduuuuuu

    ResponderExcluir
  35. Hi Ju! Adorei a postagem, me ajudou bastante.
    Mas eu estou com um problema no nome da garota principal. Para você entender, tem que ter uma ideiazinha do contexto: É um futuro distópico onde não se tem informações sobre o passado (clichê, eu sei, mas a gente pode ser feliz kkkk). E, para deixar isso bem claro - que não se há quase nenhum contato com o passado - eu estou usando nomes comuns - como Anna, etc... - e deixando-os como estranhos e nomes estranhos são comuns nessa sociedade. Um exemplo, é Dowena/Dowenna (não sei se deixo com dois "n" ou com um), a personagem principal, que tem esse nome "estranho" e que é relativamente comum.
    Você acha Dowena/Dowenna um nome bom? E qual um sobrenome para ele?
    Desde já agradeço, obrigada Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Escreva sem medo de ser feliz mesmo! Hahah!
      Dowenna é mais impactante, gostei.
      Tente combinações "diferentes" também.

      Como:

      Dowenna Arnecker;
      Dowenna Bard;
      Dowenna Dapper.

      Sem medo de ser feliz u_u

      Abraços. ♥

      Excluir
  36. Ei Ju, postagem incrível. Eu segui seu conselho sobre nomes de personagem e criei primeiro personalidade e características para ela. Eu sei que o nome é mais visto no gênero masculino, mas assim que terminei de criar, Morgan foi o nome que melhor descreveu ela. Simplesmente o nome casou com a personagem. O caso é que, ja tentei de tudo, até mesmo em créditos de filmes antigos como, Amor sublime amor e A felicidade não se compra, mas nenhum sobrenome me agradou, visitei sites, vasculhei em tudo o que é lugar, mas nada ainda. Se você puder me ajudar eu vou te agradecer pelo resto da minha vida. Me ajude a não ir parar em um sanatório por ver sobrenomes flutuando pelo meu quarto.
    Beijos Ju, obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gio!

      Ahhhhhh, menina, escolher um sobrenome nem sempre é tarefa fácil.
      Pois bem (encontrei o sobrenome Martini, e achei que casou bem com Morgan. Morgan Martini!).

      Se ainda estiver precisando, claro, sugiro essa super lista com sobrenomes para todos os gostos:
      http://nomeschiques.com/lista-de-sobrenomes-ingleses-de-a-a-z/

      Abraços.

      Excluir
  37. olá! eu queria a sua ajuda para o sobrenome da minha personagem, qual seria o melhor para o nome Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitória!

      Alice é um nome lindo que combina com vários sobrenomes (exceto aqueles que comecem com "Ce").

      A personagem é brasileira ou estrangeira?

      Tente combinações como:
      Alice Vasconcelos,
      Alice Dolabella,
      Alice Barcellos.

      Até mais.

      Excluir
  38. Oi! Queria perguntar se o nome da minha personagem soa bem. Mia Crawford. E ai? Ficou esquisito?

    ResponderExcluir
  39. Oie Ju, tudo bem?
    Então, você poderia me dar uma ou duas sugestões para o nome Valentina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim e contigo?

      Bom, posso sugerir alguns:
      Valentina Carson,
      Valentina Escobar,
      Valentina Bernardi.


      Até mais.

      Excluir
  40. Oi tudo bem ? Gostaria de sugestões de nomes pra minha loja de roupas!!!
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e contigo?

      Entre em contato comigo pelo endereço de e-mail, então você me passa mais informações sobre a loja.

      Abraços.

      Excluir
  41. ~ Qual Sobrenome Combina Com ( Nattan )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Selecionei alguns:
      - Nattan Fretcher;
      - Nattan Bradley;
      - Nattan Herman.

      Abraços.

      Excluir
  42. Irmão do \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o|...23 de julho de 2015 às 20:06

    Thompson, espero lembrar desse sobrenome =P

    ResponderExcluir
  43. Olá, amei o site, o melhor site de sobrenomes que eu achei. O sobrenome q eu mais gosto é Collins, acho muito top.👌 Eu estou escrevendo um fic no wattpad, e estou precisando de um sobrenome para o meu personagem principal, mais eu não sei qual sobrenome poderia combinar com Jacy, eu pensei em Jacy Miller, o que você acha?¿ você tem algum sobrenome para me indicar? Me ajuda, por favor, bjs flor 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Talyta!
      Primeiramente, muito obrigada =)

      Jacy é um nome bem diferente, mas minha dica é: Você pode utilizar o Miller em outra variação (ex. Müller).

      Outras sugestões:
      - Jacy Morgan;
      - Jacy Parsons;
      - Jacy Martan.

      Até mais, querida! Abraços. <3

      Excluir
  44. Obg, amei as dica, e as sugestões, bjs flor <3

    ResponderExcluir
  45. Olá! Gostei das suas dicas!
    Estou com dificuldades para poder criar sobrenome para os meus personagens, então gostaria da sua opinião. O vilão é Eric, a protagonista é Mariana, o amigo Rodrigo. Você pode me ajudar? No mais um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian!

      Coloque um sobrenome forte no vilão (Ex.: Eric Volkërs), a protagonista deve ter um sobrenome forte também, mas não tanto quanto o vilão (Ex.: Mariana Allende) e o amigo deve ter forte presença (Rodrigo Datto, Rodrigo Toloza).

      Claro que são simples sugestões.

      Até mais, abraços e obrigada =)

      Excluir
  46. \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o|...15 de agosto de 2015 às 17:12

    Olá, eu como sempre tenho muitos personagens na minha imaginação .-. pra minhas lendas, será que fica estranho Willian Walters? ele já temum apelido de heróis "War Wizard" e o simbolo dele é "WW' e o nome tb vai ser desse jeito "WW" fica zuado/estranho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o| /o/ |o| \o\ |o|...15 de agosto de 2015 às 17:13

      Héroi* ,-,

      Excluir
    2. Olá!

      É um nome com boa ressonância sonora. Me dá a impressão de um personagem ancestral com bom senso de humor.

      Fica legal!

      Até mais.

      Excluir
  47. olá, adorei as ideias ja sei exatamente o que quero para o mu livro. mas, nao consegui me decidir sobre um nome pra um personagem, seria possivel um poste com sugestoes?

    agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tenho dois posts sobre: http://ser-escritora.blogspot.com.br/2013/07/nomes-para-personagens-brasileiros.html

      http://ser-escritora.blogspot.com.br/2012/12/nomes-de-personagens.html

      Sugiro que procure o significado dos nomes, se achar mais fácil. Assim que tiver definido a personalidade dos personagens, pode escolher um nome que se adeque à isso. =)

      Abraços.

      Excluir
  48. Adorei o post, o nome do meu personagem,e Rashid que sobrenome você acha que combina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivian!
      Selecionei alguns sobrenomes (alemães, pois Rashid é um nome bem forte).

      - Rashid Moritz;
      - Rashid Beilke;
      - Rashid Aurich.

      Até mais (qualquer coisa, estou à disposição).
      Abraços.

      Excluir
    2. Ola, poderia me ajudar, de novo gostaria de saber um sobrenome,legal para Katrine e Katrina

      Excluir
    3. Olá! Posso sugerir alguns:

      - Katrina e Katrine Zánon;
      - Katrina e Katrine Belinque;
      - Katrina e Katrine Blanchard.

      Até mais =)

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Dsclp a palavra mas vc é foda! D+ esse post. Amei, sério. 💓💞💕😉

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olha, fiquei muito feliz por isso, Leticia! Obrigadaaaa,

      Abraços ♥♥

      Excluir
  51. Uma coisa me intrigou muito, sempre achei que Müller fosse alemão e não francês, será que alguém pode tirar essa dúvida, é alemão ou francês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelle!

      O sobrenome é alemão mesmo. Fiz uma confusão na hora de passar os nomes.

      Até mais.

      Excluir
  52. sera que alguem pode me ajudar? estou começando uma fanfic e não sei que nome escolher para a personagem principal, ela é modelo e atriz (nomes e sobrenomes de outras linguas0

    ResponderExcluir
  53. Eu acho que ficaria legal Liv Beaumont Anonimo

    ResponderExcluir
  54. Hey amor, obrigada por essa maravilhosa postagem, me ajudou bastante para decidir a personagem principal da minha fanfic que comecei a pouco tempo e estou repostando em um outro site devido a alguns problemas. Um beijinho!

    https://www.wattpad.com/myworks/50012231/write/168321768

    ResponderExcluir
  55. Muito interessante a história dos sobrenomes. Descobri essa postagem porque já estava desesperada (a ponto de arrancar os cabelos). Às vezes perdia mais tempo pensando em que sobrenome (e nome) dar aos meus personagens do que escrevendo de fato, sem contar que meus amigos e parentes nao aguentavam mais eu pedindo toda hora pra eles me dizerem um sobrenome. E nessa postagem ainda descobri a origem do meu sobrenome (Aragão). Adorei!!! Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Isso é extremamente gratificante para mim ♥
      Fico feliz em saber que meu blog lhe ajudou com isso. A escolha dos nomes e sobrenomes é um passo importante, mas não deve tomar tanto assim seu tempo, rs.

      Obrigada por ter comentado!

      Beijos.

      Excluir
  56. Oi.ju bom eu to precisando da sua opiniao para sobrenome de 2 personagens a menina a ellem e o menino e thiago tem como me.ajudar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sobrenome de qual nacionalidade? Posso indicar alguns.

      - Ella Marconi;
      - Ella Boucher;
      - Ella Sodenha;
      - Ela Fretcher.

      E para o menino:
      - Thiago Queiroz;
      - Thiago Riviere;
      - Thiago Young;
      - Thiago Vincent.

      Até mais.

      Excluir
  57. Oi Juuu,
    Vi que você responde bastante os comentários, então resolvi pedir ajuda. Com suas dicas de nome e sobrenome já tenho personagens de sobra com suas respectivas personalidades, mas falta um enredo, uma trama. Estou sem ideia, mesmo assim quero partir da “ideia" dos personagens estudarem em uma escola interna, sabe?
    Por favor me ajuda... Se possível
    Aguardo respostas...
    Obrigada!
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor alguém me ajude!
      Maria

      Excluir
    2. Olá! Tudo bom?

      Então, qual gênero você vai explorar com seu livro? Drama, fantasia, ficção realista, terror, suspense, etc?

      Preciso saber qual o seu objetivo com o livro. O que você quer contar (partindo da ideia do internato), para poder ajudá-la melhor.

      Até mais.

      Excluir
    3. Olá Juu
      Primeiramente queria agradecer pela atenção e tamanha gentileza por sua parte.
      E séria possível você me passar seu email para mim enviar á “história" para você. Ou quer que eu coloque aqui nos comentários mesmo.
      Meu email posso te dar também.
      Obrigada♥
      Maria

      Excluir
    4. Olá, Maria!

      Pode mandar para o e-mail uh.ana@hotmail.com

      Beijos. ♥♥

      Excluir
  58. Oi Ju ^^ Então... eu estou tentando criar um livro e não acho nenhum sobrenome que combine com Christopher, poderia me sugerir algum? (Adorei o Blog rs)

    ResponderExcluir
  59. Olá, eu preciso de uma ajuda, não to conseguindo achar um sobrenome legal, qual combina com Max? v(~º -º~)v

    ResponderExcluir
  60. Nossa, muito obrigada estou estou começando a escrever um livro e vc me ajudou muito
    obrigada

    ResponderExcluir
  61. Oooi,que sobrenome fica bom com Vivian Vitória,que seja estrangeiros?

    ResponderExcluir
  62. Amei os nomes e sobrenomes, estou escrevendo um livro sobre uma historia romantica de adolescentes que se conhecem atravez de livros, e ameeei de mais os nomes estou usando todos hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E logo logo lançarei o livro assim revelarei minha identidade

      Excluir
  63. OLÁ gente, vim pedir ajuda para decidir nomes para alguns personagens...
    Qual é o melhor para a protagonista?
    a)Loma Mestin
    b)Arlette Guedes
    c)Nila Toscino
    d)Sane Cargilli
    e)Ameline Makke
    E é isso, me ajudem! Votem!

    ResponderExcluir
  64. Acha que Nate Blake fica legal? E Luna Murray?

    ResponderExcluir
  65. "BRADLEY" TAMBÉM PODE SER UM NOME JÁ QUE UM DOS INTEGRANTES DE UMA BANDA BRITANICA QUE SE CHAMA THE VAMPS,TEM ESSE NOME

    ResponderExcluir
  66. Olá...
    Não teria sobrenomes russos femininos?

    ResponderExcluir
  67. Parabéns pelo blog
    Preciso urgentemente das suas sugestões.
    Meu nome é Fláy e estou com dúvidas de qual sobrenome escolher.
    Aguardo ansiosamente sua resposta

    ResponderExcluir
  68. Obs: Coloquei Spinnelly porém não consigo criar o endereço de email de minha preferência.
    Descarto Spinnelly e preciso de ajuda em relação a sobrenomes que combinem com Fláy

    Adoro Spinnelly, só pretendo mudar devido não conseguir criar meu email com esse sobrenome.
    Mas estarei aguardando sua resposta.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Oiii Ju!! Achei seu blog muito legal!! Estou procurando um sobrenome para Alice, oq vc sugere??
    Bjsss

    ResponderExcluir
  71. yooo, muito obrigada, tava no desespero pr achar um sobrenome pra minha person, arigato! <3

    ResponderExcluir
  72. LEIA SOZINHO porque
    no passado eu também
    não acreditava que ia dar
    certo, mas? funciona
    mesmo!!! Entrei neste site
    e fiz esta prece. Fiz para
    ver se ia dar certo e deu,
    assim que acabei meu
    amor ligou. A pessoa que
    eu copiei também não
    acreditava mas para ela
    também funcionou!
    AGORA VEREMOS? Diga
    para você mesmo o nome
    do único rapaz ou moça
    com quem você gostaria
    de estar (três vezes)?
    Pense em algo que
    queira realizar na próxima
    semana e repita para
    você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo,
    repita-o para você
    mesmo (Venha cá ANJO
    DE LUZ eu te INVOCO
    para que Desenterre AA
    de onde estiver ou com
    quem estiver e faça ele
    ME telefonar ainda hoje,
    Apaixonado e
    Arrependido, desenterre
    tudo que esta impedindo
    que AA venha para MIM
    l, afaste todas aquelas
    que tem contribuído para
    o nosso afastamento e
    que ele jnc não pense
    mais nas outras? mas
    somente em MIM. Que
    ele ME telefone e ME
    AME. Agradeço por este
    seu misterioso poder que
    sempre dá certo.
    Amém?). Publique esta
    simpatia por três vezesSó
    mesmo esta simpatia,
    quero compartilhar com
    você a minha alegria e
    mostrar que se para mim
    deu certo para você
    também dará basta copiar
    e colar por três vezes em
    inforum diferente esta
    simpatia abaixo e logo
    em 48hs você terá uma
    linda surpresa, beijos
    Ainda esta noite de
    madrugada o TEU amor
    dará conta de que TE
    ama, algo assim
    acontecerá entre 1 e 4
    horas da manhã esteja
    preparada para o maior
    choque de sua vida! Se
    romper esta corrente terá
    má sorte no amor.

    ResponderExcluir
  73. oii juh! então, não sei se verá esse comentário mais gostaria de saber sua opinião. Sou muito indecisa então sempre é a parte mais demorada. Gostaria da sua ajuda para bons sobrenomes para meus personagens *-* uma delas se chama Elizabeth(Brasileira que mora nos EUA) E os outros são Amy e Eric ( que são irmãos e americanos). é isso, espero mesmo que você tenha uma ideia, pois queria fugir do clichê, se é que me entende. obrigado pela atenção desde já <3 Bianca Soares

    ResponderExcluir
  74. Melhor publicação da VIDA! Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
  75. preciso de um sobrenome q eh mais para uma princesa se alguem tiver algum comenten pf pq preciso!

    ResponderExcluir
  76. foi muito util essa lista, mais eu queria sobrenomes em Japones será que poderia fazer?

    ResponderExcluir
  77. Menina... me salvou, estava com dificuldade de encontrar um sobrenome legal para o personagem principal do meu livro <3
    e aqui encontrei o perfeito u_u

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir