27/09/2013

Resenha - Inferno

Autor: Dan Brown
Idioma original: Inglês 
Título original: Inferno 
Gênero: Romance policial/ suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 443
Ano: 2013
Para comprar: Buscape
Para baixar: pdf

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados 
àqueles que se mantiveram neutros
em tempos de crise moral. 

Um livro de tema impactante e sério.
Robert acorda sem memória dos dias anteriores, apenas com breves lapsos de lembranças sobre uma mulher que o manda buscar e encontrar.
Ele foge do hospital com a ajuda de uma médica, após serem atacados por uma mulher misteriosa, que mata o outro médico, Doutor Marconi.
Já no apartamento de Sienna Brooks, a jovem medica, ele descobre em seu paletó um bolso secreto, e, dentro dele, um pequeno cilindro, o qual é um projetor do Mapa do Inferno, de Boticelli.
Analizando a obra, ele percebe algumas alterações e letras que foram acrescentadas em cada nível do Inferno, que  formavam a palavra CATROVACER.
Aparentemente, aquilo nada  representava, mas Robert sabia que sua vida estava correndo grande perigo, e ele foi forçado a acreditar que o governo de seu próprio país havia mandado alguém para matá-lo.
Ele e Sienna devem ir em busca desse mistério, para poderem entender porque alguém quer vê-lo morto, como perdeu sya memória, e um dos itens mais importantes: Por que ele estava em outro país?
O que teria acontecido, e estava acontecendo de tão importante?
Juntos, ele descobrem que o mistério envolve uma importante obra da literatura italiana, A divina comédia, de Dante; mais precisamente, a parte mais famosa da obra: o Inferno.
Eles chegam até a máscara mortuária de Dante, e descobrem que seu dono é um homem muito poderoso: Bertrand Zobrist, homem muito inteligente, cujo plano secreto é a criação de um vírus que mataria boa parte da população mundial.
Embora psicopata, ele chama nossa atenção para um sério problema: a superpopulação e a possível possibilidade de escassez de recursos naturais para sustentar todas as pessoas do mundo.
Agora, Robert e Sienna devem correr contra o tempo para encontrarem o vírus, antes que seja tarde demais...
- Robert, de um ponto de vista puramente científico, com base apenas na lógica e sem qualquer emoção, posso lhe afirmar sem sobra de dúvida que, a menos que haja alguma mudança drástica, o fim da nossa raça está chegando. E depressa. O mundo não vai acabar com fogo, enxofre, apocalipse ou guerra nuclear... vai acabar com um colapso absoluto em decorrência da quantidade de pessoas no planeta. A matemática é indiscutível. - página 204 

Achei o livro bem interessante, especialmente por sua temática.
Para alguns leitores, a narrativa as vezes pode ser um tanto  entediante, pois Dan Brown relata um pouco sobre a vida de Dante, e podemos conhecer sobre a literatura e artes italiana.
Pude também relembrar fatos estudados em geografia, como a teoria malthusiana da superpopulação, a qual foi tida como errada, mas a forma como Dan a apresenta remete à realidade atual.
Para mim, foi uma experiência muito boa, pois, quando o assunto é livro, não existe melhor do que aquele em que você ganha conhecimento e aguça sua curiosidade com os mistérios que o envolvem.
O final foi bem  surpreendente, pois o vírus criado não iria matar as pessoas, e sim seria responsável por outra coisa.
Não posso dizer o que, pois seria um spoiler enorme, mas para os fãs de romance policial e suspense, para os não fãs também, é um ótimo passatempo, que promete surpreender ao leitor, ao mesmo tempo que o fará aprender e enriquecerá ainda mais sua bagagem cultural.

3 comentários:

  1. Nossa, que interessante o enredo!!
    Confesso que nunca li Dan Brown, mas esse misto de cultura pode me fazer buscá-lo na biblioteca. Outra coisa: esse assunto de superpopulação é muuuuito interessante e seríssimo!!!
    E, Juliana, agora você me deixou curiosa sobre esse vírus.

    Ótimo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ms, hehehe, obrigada.
      Os livros dele são realmente interessantes, recomendo ;)

      Beijos.

      Excluir
  2. Já tinha lido uma resenha sobre o livro e bateu um interesse em ler, apesar de fazer séculos que não leio Dan Brown..
    Gostei bastante da sua resenha e o interesse aumentou mais ainda, achei muito legal ele tratar sobre a superpopulação (foi o que mais me chamou a atenção sobre o livro)

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir