15/07/2013

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Entre todos os livros da saga Harry Potter, este é o que apresento maior dificuldade para resenhar sobre.
Foi o primeiro livro que li da saga (sim, iniciei de trás para frente), o qual foi o responsável pelo meu amor por tão magnífica obra de J. K. Rowling.
Sempre gostei de HP, assim como a maioria das crianças que vivem nessa época. Assistia a todos os filmes, e as vezes, até procurava jogar no Play Station os jogos relacionados.
Mas algum tempo atrás, não agüentei de ansiedade pela espera do sétimo filme, então, peguei emprestado de um amigo o valioso livro.
Já gostava muito, mas lê-lo só me fez amar essa saga, e enxergá-la de um novo modo, como também ao mundo ao meu redor.
Com o tempo, li os outros livros, e reli este, mas a sensação da primeira vez é mais do que inexplicável.
Tudo tem seu início na Mansão dos Malfoy. Os Comensais da Morte conversam, enquanto planejam a forma que irão atacar. Snape informa a todos o dia em que a Ordem da Fênix pretende tirar Harry da casa de seus tios. O dia perfeito para atacarem e acabarem de vez com a vida do adolescente.
Mas os membros da Ordem tem um plano: Seis outras pessoas tomarão poção polissuco, e se transformarão em Harry, para que assim, quando atacarem, não saibam quem é o verdadeiro.
Petúnia: Eu vivi nessa casa por 20 anos. E agora, em uma única noite eu sou obrigada a deixá-la.                                                                                                                          Harry: Eles vão torturar vocês. Se eles pensarem por um segundo que vocês sabem onde eu estou, eles não vão parar por nada.                                                                                   Petúnia: Acha que não sei do que ele são capazes? Você não foi o único a perder alguém naquela noite em Godric's Hollow, sabe? Eu perdi uma irmã.                                                                  ~Cena deletada de Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 
O plano dá certo até certo ponto, algumas pessoas ficam feridas e ocorrem algumas mortes que deixam a nós, leitores, sensibilizados desde o início do livro.
Levados para a Toca, Harry é informado sobre o casamento de Gui e Fleur, que ocorrerá um dia depois de seu aniversário.
O atual ministro da Magia vai até Harry, Rony e Hermione e entrega a eles o Testamento de Dumbledore, o qual deixou para Harry seu primeiro pomo de ouro capturado, para Rony um Desiluminador, e para Hermione, um livro.
Durante o casamento, eles são atacados e o trio aparata para longe dali, começando assim sua jornada em busca das horcruxes.
Eles armam um plano para se infiltrarem no ministério, e conseguem pegar o medalhão verdadeiro. 
O trio aparata em torno de um estádio e ali montam seu acampamento. A vida dos três se torna correria, fugindo de um canto para outro com medo de serem descobertos por algum membro do ministério da Magia. 
Uma briga os abala, e Harry e Hermione se vêem juntos e sozinhos à procura, quando Rony os abandona. 
Conhecem Batilda, desvendam um pouco do passado de Dumbledore, Harry percebe que não sabe nada sobre o diretor e os mistérios que o envolvem. 
A esta altura, Hermione já havia desvendado (ao menos em partes) o enigma contido no livro de história infantis que o Diretor havia lhe deixado, e descobrem um símbolo desenhado no livro, em um túmulo quando vão visitar Batilda. 
Eles são atacados, mas conseguem fugir. 
Montam seu acampamento em outro local, e Harry vê uma corça prateada que o induz ao caminho onde a Espada de Gryffindor está (a qual pode destruir horcruxes). 
Rony volta, mas nem tudo está normal... 
Vemos aqui o amadurecer de uma paixão, o fortalecimento de amizades, e uma riqueza de detalhes tão grandiosa que não caberia em apenas uma resenha. 
A grande batalha ocorreu, e, embora seja clichê que o mocinho sempre ganhe, aqui não foi nada fácil, e sim surpreendente da primeira página à última. 
Afinal, qual mocinho se entregaria tão facilmente à morte, aceitando-a como uma velha amiga? 
Com este desfecho, é difícil encontrar alguém que não goste dessa saga. Claro que não poderei dizer que J. K. conseguir agradar a todos sem exceções, mas em As Relíquias da Morte encontra-se o final perfeito, com os mínimos detalhes devidamente ajustados e que se combinam com detalhes soltos nos outros livros. 
Encontramos aqui as respostas para as imensas perguntas que haviam se formado em nossas mentes desde o primeiro livro, e só foram acumulando conforme os outros livros haviam sido lançados. 
Aqui descobrimos que nem tudo é aquilo que aparenta ser, pois descobrimos que o professor Snape não era tão ruim quanto aparentava, e que Dumbledore tinha um passado não muito positivo, atormentado pela morte de sua irmã mais nova. 
Foi o final perfeito para uma saga que teve vida por mais de uma década, e deixou aos fãs desconsolados por ter acabado. 
Tudo tem que ter um fim, mas é como dizem: A magia nunca acaba para aquele que acredita. 
Mesmo sabendo que não teremos um oitavo livro (ainda tenho a esperança de que eu esteja enganada quanto a isso), a magia existirá em nós enquanto lermos os livros ou assistirmos os filmes, pois enquanto o último coração de um potterhead bater, ainda existirá esse mundo mágico.
Há dezenove anos a cicatriz não o incomodava mais. Tudo estava bem.  

11 comentários:

  1. AMO!

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não li a saga, mas assisti aos filmes. Não sou potterhead, mas acho bem bacana a saga! :}

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Participe do Sorteio do blog, Kit O Boticário. Clique!
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana!!
    te indiquei para um meme literário lá no meu blog.

    http://no-mundo-dos-livros.blogspot.com.br/2013/07/meme-literario-6.html#more

    ResponderExcluir
  4. Oiii, muito obrigada pelo selo *o*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Amo HP
    Nao li todos livros
    Mas vi todos os filmes! Rs
    Beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  6. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo Harry Potter <33333333
    ameeeeeeeeeeeei seu blog rsrs retribui o comentario??
    http://vivonomundodaspatricinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir