16/06/2013

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Terceiro filme da saga, e certamente meu favorito. Entre todos, creio que esse seja o qual tenho mais dificuldade em escrever algo sobre, mas tentarei, hehe. 
Neste livro/ filme mostra Harry com recém completados 13 anos de idade, no Terceiro ano  na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e disposto a finalmente enfrentar a tirania de seus tios. 
Uma das partes mais divertidas do filme se dá no início, quando Harry, irritado com a irmã de seu tio, a transforma em um balão e o garoto sai de casa, sendo levado pelo "Nôitibus andante" até seus amigos. 
Neste livro, a verdade sobre seu passado e todo o drama que isso envolve se aproxima cada vez mais. 
Um "assassino" muito perigoso, de nome Sirius Black acaba de fugir de Azkaban (a prisão de segurança máxima do mundo bruxo).
O protagonista, assim como os outros, acredita que Sirius, seu padrinho, conspirou para a morte de seu melhor amigo, Tiago Potter, e sua esposa, Lílian Potter, os pais de Harry; e agora ele está atrás de Harry, para, como muito dizem, terminar o que ele havia começado muitos anos antes. 
Para proteger os alunos da escola, Dementadores (criaturas sombrias capazes de roubar toda a alegria de uma pessoa) são postos às portas de Hogwarts e os alunos devem tomar muito cuidado. 
Harry é o mais suscetível aos Dementadores, pois quando eles se aproximam, o garoto ouve uma voz feminina gritando... 
Para mantê-los afastados de si, ele deverá controlar suas emoções e pensar em sua lembrança mais feliz enquanto conjectura um feitiço, o qual não é fácil. 
Aos poucos, Harry aprenderá que nem tudo é aquilo que aparenta ser, e será incrivelmente surpreendido quando descobrir toda a verdade sobre seu padrinho, o primeiro fugitivo de Azkaban.
Neste livro, encontramos algumas respostas (embora não todas) para algumas perguntas que se formularam em nossas mentes desde o início, e podemos através dele entender melhor o passado do protagonista, enquanto novos detalhes são acrescentados à história (como a "aparição dos Marotos), e os detalhes se combinam com o restante em perfeita sintonia.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é, certamente, um livro que representa amor, lealdade, o preço de uma amizade verdadeira (até me arrepiei escrevendo isso, pois lembrei de tudo o que Sirius fizera por Tiago). 
Pode parecer bobagem de uma fã alucinada, mas, mesmo com toda magia envolvida, Harry Potter é a perfeita definição daquilo que vivemos, onde nosso Dementador real é aquilo que nos rouba a alegria, a lealdade entre amigos que se consideram como irmãos, e a perfeita definição de amor (embora esta seja uma palavra muito complexa para ser definida), em que uma pessoa prefere ser condenado injustamente, a deixar seus amigos. 
Amo muito Harry Potter, mas o amor por este livro é muito mais intenso. 
Curiosidades: 
  • Nas filmagens, para Hagrid carregar Draco Malfoy, a equipe fez um boneco 30% menos que o ator Tom Felton (Draco) para que Hagrid Parecesse maior;
  • A equipe dos efeitos especiais, demorou mais de 6 meses para criar o visual definitivo dos dementadores; 
  • Quando aparece o Mapa do Maroto pela primeira vez, mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos & Onde Habitam, mesmo ele não sendo professor em Hogwarts; 
  • Na cena em que Harry se aproxima de Bicuço, o animal está defecando; 
  • Ocorreu um incêndio próximo ao viaduto de Glendinnan, na Escócia, que atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts; 
  • Para conhecer melhor os três atores principais, o diretor pediu que cada um deles escrevesse uma redação, sobre seus personagens. Emma Watson (Hermione Granger), escreveu 16 páginas, Daniel Radcliffe (Harry Potter) escreveu somente uma págin e Rupert Grint (Rony Weasley) esqueceu de fazer a redação. (fonte)
  • A primeira vez que Sirius foi citado, ocorreu no 1º livro da série, bem no começo, quando Hagrid leva Harry (ainda bebê) para a Rua dos Alfeneiros, e o grandalhão diz que havia pego a moto de Sirius (a qual está com ele até o último livro). 
  • Este é o único filme/livro da saga em que Lord Voldemort não aparece e não tem nenhuma morte. 

Voltarei a postar sobre outras coisas (resenhas, filmes, séries, livros, textos, música, etc) essa semana mesmo, para que o blog não fique apenas "Harry Potter", hehe. 
Uma boa caneca de cerveja amanteigada a todos para iniciarem bem a semana, beijos =) 

4 comentários:

  1. AMO a série de paixão!!
    Esse é o meu filme preferido sem dúvida. É o primeiro que eu vi no cinema. O primeiro que eu cheguei umas 5 horas antes do filme começar pra guardar lugar na fila, assisti com uma amiga muito fofa que também é muito fã, e é o primeiro filme com o Remus Lupin, meu personagem preferido!!

    Adorei o post e o blog!
    Com certeza vou seguir!!

    Venha conhecer meus blos:
    Também sou escritora e publico meus conto aqui: Universo Invisível (http://universo-invisivel.blogspot.com.br/)

    Já outros assuntos como resenhas, curiosidades e o que mair vier na cabeça vão para esse blog: Mente Hipercriativa(http://hipercriativa.blogspot.com.br/)

    Espero que goste!!
    Beijusss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helaina, tudo bom?
      Infelizmente não pude ver esse no cinema, mas se tornou muito especial para mim, kkkk.
      5 horas na fila? Haja fôlego, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  2. Admito que não é meu filme preferido da série, mas é bom também ♥

    Beijos,

    Juu-Chan do Nescau com Nutella.

    ResponderExcluir