01/05/2013

Resenha - Morte Súbita

Autora: J. K. Rowling                                                 Título original: The Casual Vacancy
Gênero: Romance adulto                                            Paginação: 504
Editora: Nova fronteira                                               Avaliação: Bom (3/5)
Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. 
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos... Pagford não é o que parece ser à primeira vista. 
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livros para adultos de J. K. Rowlink, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos. 

Se você comprou esse livro na expectativa de que fosse semelhante à Harry Potter, provavelmente se decepcionou.
Confesso que quando ouvi dizer que Rowling estava escrevendo um novo livro pensei: Aêeeee! Mais bruxaria e magia!
Mas a realidade não foi bem assim... quando comecei a ler ainda detive a esperança de que alguém saísse voando, ou lançando feitiços em outros, mas o livro fala sobre pessoas normais e seu cotidiano.
Barry FairBrother morre inesperadamente (daí o título do livro em português) em uma pequena cidade chamada Pagford, onde ele era um dos conselheiros distritais.
A partir de então, o livro começa a apresentar os demais personagens e suas famílias, e começa uma guerra política entre alguns para ocuparem o cargo tão prestigiado do falecido.
Ao longo do livro, é possível perceber qual a sua verdadeira essência: mostrar nada mais do que a realidade.
O golpe sujo que algumas pessoas praticam para conseguirem o que querem (ainda mais para aqueles que se diziam amigos do Barry, mas estavam mais preocupados com seu cargo do que com o homem em si), adolescentes rebeldes, a descoberta do primeiro amor, a primeira vez.
O livro prende do início até o fim pois mistérios são devidamente colocados ao longo da história, como quando alguns filhos ao ficarem bravos com os pais invadem a conta de Barry no site do Conselho, se passando por ele e revelando segredos que podem eliminar a carreira política dos pais.
Parece algo bruto de se fazer, mas são apenas filhos revoltados com a falta de atenção, carinho e compreensão dos pais, que buscam alguma forma de se vingarem.
Enquanto eu estava lendo, ficava imaginando: Quando será que o pai de tal personagem descobrirá que foi ele quem destruiu todas as suas chances de ocupar o cargo de Barry?
Outro ponto que foi mais do que positivo, é a forma como Rowling demonstra que a vida de todos os personagens, de alguma forma está relacionada com Barry, sendo positiva ou negativa.
Entretanto, algo que me decepcionou foi o fato da personagem com a qual criei certa afeição (pois creio eu ter entendido o que se passava com ela), morreu.
A narrativa foi boa, mas algo que me incomodou foi o fato dela ter usado muitos palavrões, que acabou parecendo algo bem forçado.
Tudo bem que quase todo mundo fala palavrão, mas não é necessário conter diversos em uma mesma página, fica algo forçado e superficial, além do excesso de cenas de sexo (entre elas estupro).
É antes de mais nada um livro muito maduro, e sua narrativa pode vir a ser cansativa.
Uma ótima opção para quem precisa de um balde de realidade, onde as pessoas se importam mais com um cargo a ser ocupado, do que com a pessoa que o ocupava anteriormente.

9 comentários:

  1. Olá, Juliana! Também fiz resenha deste livro e lembro que você comentou que achava que teria magia. Realmente, não tem nada disso. Mas discordo com você quanto aos palavrões. Como a autora quis mostrar a realidade, achei bem sério a temática e os palavrões foram parte que não poderia faltar. Ok, tinha muuuuitos palavrões, mas nada que não fosse real, assim como as cenas de sexo, pois a história é sobre várias pessoas. E sim, a leitura é um pouco cansativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MsBrown! Eu só coloquei isso pois achei exagerado demais.
      Tudo bem que é a realidade das pessoas dizerem palavrões, mas se ela tivesse maneirado na dose teria ficado muito melhor *o*

      Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, que tamanho de livro 3o3 Adorei, u_u' Aparenta ser ótimo, Ju, já tinha ouvido falar nele, só o título já é envolvente e.e Adorei a autora, aparenta ser ótima também! P.S: O livro contém palavrões? Melhor ainda, pois assim a autora demonstra a realidade, AEHAEU'

    ~ Kisses

    - 4 Seconds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! A autora é ótima mesmo, afinal, para escrever a saga Harry Potter é muito boa mesmo, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa eu quero mt esse livro $: srio jk <3

    Adoreii as dicas
    http://thaisaparecidapereira.blogspot.com.br/
    passa la se seguir me avisa que eu retribuo ! '-'

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho tido muita vontade de ler esse livro, até porque a autora é a mestra né!
    Beijos.
    livros-now.blogspot.com

    ResponderExcluir