20/04/2013

Romantismo como movimento literário

A liberdade guiando o povo, 1830

Essa será a primeira vez (e não a última, espero), que faço uma postagem sobre literatura aqui no blog.
Estou no 2º ano do Ensino Médio, e o que aprendi em Língua Portuguesa durante o primeiro bimestre foi sobre o Movimento literário Romantismo.
Mas por quê resolvi abordar esse tema agora no blog?
Muito simples! Fiquei de recuperação nessa matéria por meio ponto. Estou um tanto decepcionada comigo (como sempre fico quando tiro notas baixas).
Mas como sou muito otimista, levo isso como aprendizado (é bom ficar de recuperação as vezes para me dedicar mais e não cometer o mesmo erro futuramente).
A recuperação será segunda-feira, e não vejo melhor forma de aprender mais e melhor sobre o conteúdo do que escrevendo de forma bem resumida sobre isso, com base em algumas coisas que pesquisei.
Movimento literário que surgiu no final do século XVIII, e foi marcada pelas Revoluções Industrial e Francesa, responsável esta pela difusão dos pensamentos Iluministas na Europa e suas colônias, que inspiraram os poetas árcades brasileiros.
Essas Revoluções foram importantes para acabarem com a Monarquia que ainda regia muitos países, trazendo a burguesia e a classe proletária consigo.
A fase romântica rompeu com a tradição clássica (período árcade), sendo seu marco inicial na Europa foi a publicação do Romance "Os sofrimentos do jovem Werther".
O Romantismo possui como principais características a observação das condições do estado da alma, emoções, liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder divino através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, saudade, subjetividade.

Características da linguagem romântica:

  • Individualismo: Os poetas românticos abrem espaços para a individualidade, expressando emoções e sentimentos. 
  • Subjetivismo: O autor trata de forma pessoal aquilo que escreve. Em geral, sua escrita é em 1ª pessoa, demonstra emoções pessoais e egoismo na forma de expressar seus sentimentos. 
  • Idealização: Imaginação, idealização de temas e exageração. A mulher é retratada como virgem frágil, o índio é um herói nacional e a pátria é idealizada como perfeita. 
  • Sentimentalismo exacerbado: Caracterizado basicamente pelos sentimentos de saudade, tristeza, desilusão. A emoção está acima de tudo. 
  • Egocentrismo: Aqui o ego é destacado como característica central, utilizando-se de subjetivismo exagerado. 
  • Natureza interagindo com o eu lírico: A Natureza no Romantismo expressa o que o autor está sentindo no momento narrado. A Natureza interage com o eu-lírico, diferentemente do Arcadismo. A natureza funciona como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta. 
  • União do Grotesco com o Sublime: fusão do belo ao feio. Um exemplo dessa característica é o conto A bela e a fera. 
  • Medievalismo: Retratavam grandes guerras e batalhas. Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, sua língua, seu país. Tinha como personagem central cavaleiros. 
  • Indianismo: Medievalismo adaptado ao Brasil. Índio era retratado como herói nacional, pois não haviam cavaleiros para serem idealizados pelos autores. 
  • Byronismo: Inspirado na vida de Lord Byron. Vida boêmia, voltada para o vício, bebida, fumo e sexo. Caracterizado por narcisismo, egocentrismo, pessimismo e angústia. 
Romantismo no Brasil:
  • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade. 
  • Prosa: Joaquim Manuel Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar. 
O período romântico se iniciou no Brasil com a publicação da obra Suspiros poéticos e Saudades, do poeta Gonçalves de Magalhães e foi até o ano de 1881, quando foi publicado o romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
Romantismo em Portugal: 

Em 1855, Almeida Garrett publica o poema Camões, que é considerado o introdutor do Romantismo em Portugal. Esse gênero é considerado como uma nova maneira de pensar e se expressar, diferente de tudo o que houvera antes. 
Primeira fase do Romantismo: Tentava apagar os modelos clássicos. Seus escritores possuíam espírito romântico, ideal e política literária. Os principais autores da época, eram: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Castilho. 

Segunda fase do Romantismo: Todos os enlaces árcades que ainda envolviam a escrita foram desfeitas. Aqui destaca-se o exagero com temas soturnos e fúnebres. Os principais autores eram: Soares de Passos, Camilo Castelo Branco. 

Terceira fase do Romantismo: Ultra-romantismo (valorização do índio e valores do nacionalismo). É marcado pela presença de poetas como João de Deus, Tomás Ribeiro, Bulhão Pato, Xavier Novais, Pinheiro Chagas e Júlia Dinis. 

Bom, como eu havia dito, seria um resumão mesmo, sem muitos detalhes. 
Espero que tenham gostado, beijos. 

21 comentários:

  1. Nossa '-' É tanta coisa para guardar na cabeça.. Mas deu para entender um pouco! Lol, estou me sentindo na escola, AHSUH' Também estou no segundo ano do Ensino Médio e sei muito bem o que é ficar de recuperação :D Sim, já fiquei diversas vezes por não prestar atenção e por conta de meus problemas de saúde :X Enfim, não conhecia nenhum desses 'autores' de romantismo no Brasil.. Deve ser porque nunca li um romance, UHAHUAS' Adorei saber mais, Ju!! Tu daria uma ótima professora, hehe'

    -4 Seconds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Muito obrigada mesmo. Fiz algo bem resumido e sem muitos detalhes, rs.
      Do romance brasileiro eu só conhecia mesmo antes de estudar isso o Machado de Assis (que esqueci de colocar ali, kkk), Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar.

      Muito obrigada novamente*-*

      Beijos.

      Excluir
  2. Querida Ju, gostei do "resumo" e da forma como postaste este assunto. Realmente é muito conteúdo, mas conseguiste colocar de forma clara e gostosa de ler. Revivi algumas aulas e deu saudade...
    Abraço carinhoso e me visite no www.lialendoavida.blogspot,com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia! Muito obrigada por tudo*-*
      É muito gratificante saber que meu pequeno resumo ficou bom*-*

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá
    Que legal,adorei seu resumo,me fez lembrar de várias coisas que aprendi e já tinha esquecido kkkkkk

    beijus

    http://www.leitetorradasealgumasideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Íris! Eu também tinha esquecido de muita coisa, mas fui relembrando a medida que escrevia*-*

      Muito obrigada *o*

      Beijos.

      Excluir
  4. ADOREI!
    Eu não sou muito fã dessa matéria, mas ficou bem interativo!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Gostei muito do post! rs Boa tarde anjinho s2

    ResponderExcluir
  5. Uau que interessante *------*

    beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que visito o seu blog. Ele é muito bom mesmo, parabéns :)
    bjs

    http://acerejarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada Laura*-* Espero sua visita em outros posts, hein? hehe,

      beijos.

      Excluir
  7. Oii Ju! Imagina, seu blog é lindo*-*

    Tenha uma ótima semana também ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu também estou estudando isso :) As aulas estão um pouco chatas com tanto romantismo, não vejo a hora de começar a falar do realismo :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh, eu até gostei do romantismo (mesmo com recuperação e tudo), mas que venha o realismo \o

      Beijos.

      Excluir
  9. Olha, eu gosto muito do Romantismo, sei que muita gente acha que são estórias bobas e dão menos valor, mas sou fã da prosa desse época, principalmente Joaquim Manuel de Macedo, já poesia fiquei mais fã apartir do Modernismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani! Para mim, a prosa fiquei fã a partir do começo do realismo (com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas),

      beijoos.

      Excluir
  10. Oi Ju! Adoro Literatura, mas como passei por um problema de saúde nesse ano, fiquei um mês sem ir à escola e perdi todo esse conteúdo fantástico! Felizmente não fiquei de recuperação, porque a prova foi sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis e a Literatura de Eça de Queirós. Como já tinha lido o primeiro livro, e estudei um pouco sobre o Eça, fui bem. :)
    Mas gostei de ler aqui sobre o Romantismo. Já tínhamos entrado nesse assunto no ano passado, mas nada tão profundo. É bom aprender mais sobre os movimentos literários, né? Hahaha
    Adorei o post! Super bem feito! Espero que você se dê bem na prova de recuperação! ^^

    Beijinhos!
    P.S.: Também estou no 2° ano! õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Eu ainda não li Dom Casmurro, mas em breve lerei. Deve ser muito bom, né?
      Fui bem na recuperação sim, e, espero que nunca mais volte a cometer o mesmo erro, kkk.

      Obrigada querida*-*

      Beijos.

      Excluir
  11. gostei muito do resumo.. Parabéns!

    ResponderExcluir