14/02/2013

Leitor desde criança!

Quando se é criança, muitos pais, ao menos os meus, incentivam seus filhos a lerem.
O primeiro livro, na verdade, nada mais é do que um conto de fadas qualquer sobre Branca de Neve ou Cinderela.
Somos atraídos pela capa, muitas vezes ricas em detalhes e cores, e fascinam a visão do pequeno que está entrando no mundo da literatura.
As imagens retratam tão bem o conteúdo exposto teoricamente, que, naquela idade, por volta dos 6 ou 7, que os jovens leitores observam apenas as imagens.
Ora, a leitura de imagens é uma forma de ler também, mas apenas as observar não transforma ninguém em leitor.
Conforme o tempo vai passando, os gibis e histórias cuja ilustração ocupa boa parte das páginas começam a ficar desinteressantes e, aqueles que tiverem hábitos de leitura enquanto mais jovens, vêem a necessidade de aumentar a grossura dos livros.
Desenhos e imagens já não lhe interessam mais, pois o que o pequeno leitor almeja é fazer a leitura de algo com letras embaralhadas em uma página inteira.
O que ele deseja nesse momento é se aventurar através desse mundo que até pode parecer entedioso para alguns, mas se mostra de grande deleite para aqueles que sabem apreciar.
Substituir um livro de imagens por um em que os desenhos se formam na mente através da leitura, é bem similar ao ato de trocar as sapatilhas pelo salto alto: Existe aquela insegurança inicial de que não acontecerá uma adaptação ao novo, mas conforme o tempo passa, acaba se tornando normal.
Confesso que até mesmo nos dias atuais tenho certa insegurança quando começo a ler um livro, acreditando que demorei para lê-lo!
Bobagem!
O que caracteriza um leitor mesmo não é a quantidade de livros que ele já leu, mas o fascínio que os mesmos causam sobre si. 
Ser um leitor é deixar com que as palavras invadam a alma e deixem dizer aquilo que a mente evita. 

Todas as imagens foram retiradas do O lobo leitor.

17 comentários:

  1. Acho que comecei à me tornar uma leitora no início de minha 'adolescência', pois SIM, admito, quase nunca fui apaixonada pela leitura. Uau, admiro quem se autodenominou LEITOR desde criança, uma delas é você, Juuuuu ý)' Kissez!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Eu virei leitora por incentivo do meu pai (que sempre comprava livros pequenos para mim e tal).
      O importante mesmo é ler, independente da idade em que se inicia, rsrs,

      beijos.

      Excluir
  2. Sou uma "leitora" desde criança, sempre tive esse vicio em livros. Começou com pequenas histórias que meus pais contavam, transformaram em gibis, e aos poucos em livros mais e mais extensos, sou uma apaixonada por livro!
    Beijos
    livros-now.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi! Comigo foi bem similar, embora eu tenha demorado um pouco para chegar aos gibis.
      No começo eram só contos de fadas mesmo, hehe,

      beijos.

      Excluir
  3. Eu sou essas leitora!
    Minha mãe sempre comprava livros e gibis!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia! Que ótimo*-* No meu caso, era meu pai mesmo, rsrs,

      beijoos.

      Excluir
  4. É verdade, quando eu era criança tinha poucos livros, mas era fascinada por Alice no país das maravilhas, o mais importante é a qualidade da leitura e não a quantidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani! Eu tinha alguns (fora os do meu pai que até hoje ainda não li, rsrs). Eu gostava mais de Branca de Neve*-*

      Beijos.

      Excluir
  5. Acho que gosto pela leitura é um hábito que é construído na infância, o incentivo dos pais já é meio caminho andado sempre! Adoro desde de pequena, todo tipo de livro...e é um gosto, um hobby, que venho levando por todas essas minhas primaveras (que são algumas já haha). E acho que para quem gosta de escrever, a leitura é uma porta aberta para a criatividade!

    Adorei o blog! beijinhos

    http://minhalocadoradeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thata! Concordo plenamente. Quando o hábito se inicia na leitura desde a infância, fica fácil levá-lo a vida adulta,

      beijos.

      Excluir
  6. Linda mensagem! Principalmente a frase final, sim, muitas pessoas leêm, mas não são leitoras, porque não descobriram a beleza que é embarcar sem medo nesse mundo =]

    help-adolecentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Su*-* Fico muito feliz que tenha gostado. A frase de final foi meio que improviso (pois eu já tinha escrito o texto inteiro em um caderno, mas faltava algo para fechar).

      Beijos.

      Excluir
  7. Eu aprendi a ler muito cedo, porque meus pais sempre me incentivaram a ler, tanto que quando eu era bebê e tudo mais, minha mãe me dava aqueles "livrinhos de banheira" srrsrssrsrsrrs Então, enquanto lia o seu texto, me identifiquei muito! Desculpa estar sumida daqui, mas estou totalmente atolada com os estudos srsrsrsrrsrrsrssr Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star! Bem-vinda ao clube, então, kkkk.
      Eu entendo perfeitamente isso, kk, na minha escola está mais leve, mesmo assim, já tenho várias atividades :/

      Beijooos.

      Excluir
  8. Você disse tudo.
    E o hábito de ler deve começar em casa, no colo do pais. Temos essa cultura aqui no Brasil de que a escola tem educar as crianças e isso é errado. A escola ensina. Quem cria nos filhos o gosto pela leitura são os pais.
    Ótimo texto.

    Bjo
    entrereaiseutopias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Muitas escolas escolhem livros para os alunos que não despertam neles o hábito de leitura. É como o professor Pier sempre diz: Primeiro, a pessoa deve encontrar o livro ideal, hehe.

      Beijooos.

      Excluir
    2. Olá. Eu que trabalho em uma biblioteca de escola, sei bem o que é incentivar a leitura dos pequenos. Você tem que ter um atrativo para os pequenos. No meu caso eles chegam aqui no º ano ( anitiga 5ª série) e o atrativo são os gibis e agora a turma da Mônica Jovem, depois vem as coleções mais fininhas, e não menos coloridas, como a "Girassol". Eu comecei bem cedo também e com os gibis também. Mas para incentivar a leitura vale de tudo, o importante é ler. Abraços.
      http:// marilise3673.blogspot.com.br

      Excluir