18/02/2013

Crítica construtiva: importância

Qual a importância de uma crítica construtiva e bem fundamentada? 
Esse é o tema da postagem de hoje. 
Há mais de um ano atrás, em um site chamado Fashion. Me (que é uma rede social onde pode-se montar looks, mandar mensagens para outros usuários, e comentar em looks alheios.)
Conheci o site em uma revista e me interessei. 
Com o passar do tempo, eu decidi parar de comentar no looks de minhas amigas o irritante "Amei, muito lindo", e passei a criticar construtivamente aquilo que eu estava vendo. 
Não entendo de moda, mas quando comecei a fazer isso, passei a compreender melhor combinações, e estilos de looks, além de ter aprendido a analisar minuciosamente uma obra, o que me foi muito importante em algumas aulas de arte meses mais tarde. 
O que estou querendo dizer, é que uma crítica, quando é bem construída, fará evoluir tanto quem a recebe (se este não se irritar com a verdade dita), quanto a pessoa que fez, o que foi meu caso. 
Semana passada, recebi um comentário de uma leitora do site "Fanfiction", que me fez parar para pensar. 
A comentarista me havia dito que minha escrita não é nada má, embora também não seja excepcional, notando uma "falta de vocabulário" em minha escrita. 
Ela me recomendou a leitura de livros clássicos, ou escrever com um dicionário ao lado. 
Fiquei exultante ao ler esse comentário, afinal, é sempre bom receber críticas do tipo. 
Sempre tive curiosidade em ler alguns clássicos (como Machado de Assis, Doestoiévski, Tolstoi, entre diversos outros), mas nunca levara tão a sério. 
Essa crítica me fez ter mais vontade ainda de ler livros mais complexos do que a literatura juvenil. 
Já encomendei alguns, e pretendo fazer uma postagem mostrando os livros que escolhi. 
Outra crítica que me foi feita, e serviu perfeitamente, foi de um amigo meu. 
Eu pedi para ele ler alguma resenha minha e dizer construtivamente o que havia achado (afinal, sempre faço isso pelo blog dele, e é como dizem, uma mão lava a outra, hehe). 
Ele me disse que quando escrevo um resenha, é como se estivesse fazendo uma extensão da sinopse, deixando de apontar justamente o mais importante, minha opinião sobre o livro e dizer se vale a pena ou não comprá-lo. 
É exatamente nisso que estou trabalhando nesse momento... tentando mudar meu estilo de escrever resenhas (que não será fácil, mas ficará melhor), e meu repertório cultural, com uma pitada de clássicos. 

Vocês, blogueiros e escritores, já receberam alguma crítica ou gostam de fazê-las? 

Por hoje é só, mas amanhã trarei novidades, beijos. 

24 comentários:

  1. Sempre fui crítica e sempre que achar necessário, farei algumas aqui.
    Concordo com a opinião do seu amigo, pois suas resenhas são bem impessoais, mas quanto à sua escrita, devo dizer que é ótima para uma adolescente.
    Não estou criticando todos os jovens, mas levando em conta sua idade, você escreve bem.
    Tente trabalhar seu vocabulário e tente escrever sobre assuntos que são novos para você.
    Dessa forma, evoluirá, e terá mais "repertório cultural", como você mesma apontou na postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Estou tentando justamente sair da minha zona de conforto.
      Algum tempo atrás, percebi que a maioria dos meus textos eram iguais, mas estou procurando escrever sobre temas que não tenho muita prática, como comédia.
      Obrigada*-*

      Beijoos.

      Excluir
  2. Realmente é importante a crítica, claro, contrutivamente.
    Gosto de resenhas que tem um tom pessoal!
    Tenho um conselho: Arrisque-se!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia! Obrigada pela dica, hehe, vou colocá-la em prática.

      Beijooos.

      Excluir
  3. Oi. Eu acho que fazer críticas é complicado, quando não gostamos de um livro na hora de resenhar deveríamos colocar o motivo ou porque pra vc ele foi mal escrito, confuso e etc e não confundir com apenas não gostei da história, não faz meu gênero literário e etc... Enfim blogueiro tem ser imparcial e eu gosto muito do que vc escreve, eu as vezes me estendo à sinopse também, principalmente qdo li o livro por "obrigação" rs
    Bjs.
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Eu não costumo ler livros por obrigação (a não ser alguns clássicos para melhorar o vocabulário, rs). Mas suas dicas me fora muito úteis*-*

      Beijooos.

      Excluir
  4. Você tem toda a razão, muitas vezes as pessoas comentam nos blogs só por comentar ou nem chegam a ler de verdade antes de dar a opinião, nesse caso sabemos que alguém realmente se importa quando ela apresenta suas qualidades e defeitos. Afinal quase sempre ficamos cegos diante do que fazemos e precisamos mesmo de opiniões sinceras, mas essas são muito raras. Também é raro gostarem de receber, dia desses vi uma amiga escritora falar muito irritada sobre um blogueiro que não gostou muito do livro dela. Sempre tem os dois lados.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani! É bem difícil encontrar alguém que disponibiliza tempo para ajudar outros blogueiros ou escritores a evoluírem no que fazem.
      Quando se decide ser escritor, a pessoa deve aceitar a opinião alheia de bom grado (a menos que o blogueiro fale apenas mal).

      Beijoooos*-*

      Excluir
  5. Além de escrever bem, tem umas dicas bem maneiras hein!
    Eu concordo e acho fundamental receber tanto criticas quanto elogios. Acho só que uma ofensa disfarçada de critica não vale a pena.. acho que as vezes fazem isso para magoar mesmo.. Mas só me faz crescer como pessoa. hahaha
    adorando visitar aqui sempre!
    arrasou no post, parabens lindona! hihi

    beijos!
    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Eu acredito que toda crítica faz com que tenhamos essa evolução como pessoa. Muitas vezes, ao apontar um defeito alheio, mesmo que não seja de uma forma construtiva, já estaremos o outro a enxergar aquilo, hehe.

      Beijoos.

      Excluir
  6. É sempre bom sermos críticos,mas tomar cuidado também para não sermos irritantes..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Muitas pessoas acabam se tornando arrogantes de tanta crítica, rsrs, mas têm que saber ponderar,

      beijoos.

      Excluir
  7. Críticas para mim são fundamentais. Mês passado, me disseram que toda vez que inicio uma frase eu digo "aí, né". Como é algo natural para mim, nunca tinha percebido isso.
    Mesmo não tendo sido bem construída, isso ñ deixou de ser uma crítica.
    Beiiijooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari! Eu tinha um costume similar à esse, e, assim como você, também não percebia.
      Mas aos poucos, parei de dizer "aí" ou "né" (embora apareça as vezes no meu vocabulário, mas já não é mais como antes).

      Beijoos.

      Excluir
  8. Críticas são sempre bem-vindas!!!

    Curte a página do Estante Seletiva, por favor?
    http://www.facebook.com/estanteseletiva

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  9. Aqui tem um selinho pra você lá no meu blog, dá uma olhada nas regras é participe, Abraços. :)

    http://pensamentoliterario5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, selinho pra você lá no blog
    Beijos,
    lendoumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A verdade é que para se fazer uma crítica a pessoa tem que medir as palavras. Por mais que as pessoas se esforcem, nem todas as críticas são construtivas e às vezes acaba ofendendo o outro e etc.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Eu acredito que toda crítica pode ser boa, dependendo da forma como é interpretada, rsrs,

      beijoos.

      Excluir
  12. Críticas é uma coisa, difamar é outra, e meter pau só porque se acha é outra coisa bem pior. Nós blogueiros temos que aguentar tanta coisa não é? Chega a me dar raiva e da vontade de sumir, porque as pessoas elas querem te atacar de todo modo. Eu sim, aceito críticas e tudo mais, mas por favor tem que ser educado. Eu escrevo errado em alguns post! Deixa um recado avisando, não saia ai falando mal do meu blog só porque errei uma ou duas palavras! Eu odeio esse tipo de críticas que ñao é construtivas! ADOREI O POST! ESPERO QUE AS PESSOAS SAIBAM CRITICAR!!!

    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, visita lá, te espero..!
    fanpage » twitter » músicas, filmes, livros, resenhas, sorteios e muito mais!
    Agora tem top comentarista! Vamos participar? 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor! Errar de vez em quando é normal, além do mais, sempre nos empolgamos digitando e alguma palavra pode nos passar despercebida, mas sair falando mal de um blog por causa disso é muito sem noção, kkkkkk,

      beijooos.

      Excluir