04/02/2013

As vantagens das bibliotecas

Como eu já devo ter comentado aqui várias vezes, eu simplesmente amo bibliotecas. 
Em primeiro lugar, aquele odor maravilhoso que os livros transmitem. Passear pelas prateleiras, escolher livros, pegar vários, mas no final, só poder levar quatro (pelo menos na biblioteca da minha cidade é assim).
Há tempos venho querendo abordar esse assunto aqui e hoje pensei: Por quê não?
Por isso preparei essa postagem com as vantagens (a meu ver) de se usar uma biblioteca, confira:

1º : Diversidade cultural
Você lê apenas um gênero literário, pois é o único que lhe atrai a atenção quando vai em livrarias?
Eis a boa notícia. Quando se está em uma biblioteca, são tantos gêneros, autores e culturas que dificilmente você se prenderá em apenas um.
Antes de frequentar a biblioteca, eu gostava muito de romance policial.
E adivinhem só?
Ainda gosto! Talvez até mais, mas acontece que anteriormente eu lia livros de apenas uma autora do gênero, depois conheci diversos outros, diferentes na forma de escrita, mas muito bons.
E contando também que você pode conhecer livros de culturas diferentes, como a alemã, russa, norte-americana, britânica, italiana, portuguesa (de Portugal, claro, e Brasileira também para quem não tem esse hábito), francesa entre diversas outras.
Na biblioteca daqui são disponibilizados livros dessas culturas em nossa língua materna, mas você pode encontrar também na língua original.
Arrisca ler em outro idioma?

2º Li, mas não gostei! 
Quando fui à Bienal do Livro em São Paulo, eu fiquei tão empolgada com tanta diversidade e preços acessíveis, que comprei vários livros... mas, infelizmente alguns não tão bons. 
Resultado: Fiquei com livros que não me interessam mais, e provavelmente não lerei novamente (mas nunca se sabe). 
Ainda posso fazer doação, o que duvido muito, pois mesmo não gostando da história, eu amo todos meus livros e sou muito ciumenta com eles. 
Sendo assim, bibliotecas são muito úteis caso você compre livros por impulso, sem ler resenhas antes, pois, caso você não goste do livro, pode parar pela metade, sem ressentimentos por ter gasto dinheiro em algo que você nem quer terminar de ler. 

3º Conhecendo novas pessoas
Essa pode ser a oportunidade perfeita para conhecer pessoas que tenham o mesmo interesse que você: muitos livros. 
Uma vez, enquanto eu tinha ido ao centro da cidade comprar ingresso para a festa da escola, (já tínhamos entrado de férias, e a esperta aqui gastou o dinheiro quando ia comprar o ingresso. Então, tive que atormentar o pessoal do Grêmio e fui atrás de um ponto de venda) eu fui à biblioteca em seguida. 
Lá, encontrei alguns novatos conversando. 
De repente, o celular de uma toca e a música era a Melodia tema de Harry Potter.
Come nem sou fã, quase dei um grito de felicidade.
A parte boa, é que foi muito emocionante conhecer pessoas que já jogaram "Pottermore", além de conhecer um corvino (como eu), uma griffinória e uma lufana. 
Então, fica a dica. 
Vocês podem conhecer fãs dos mesmos livros que vocês, ou receberem dicas ótimas para a próxima viagem literária à biblioteca. 

4º Economia de dinheiro
Há quem diga que gastar dinheiro com livros é desperdício. 
Levando em conta o preço absurdo de tantos livros por aí, não tenho muito a argumentar. 
Você é daqueles que acham que mesmo se venderem um rim não conseguirão comprar aqueles maravilhosos livros que vê na livraria? 
Caso você seja, assim como eu, o tipo de pessoa que não aguentaria pagar pelos livros que lê, bibliotecas públicas são sempre opções perfeitas, afinal, ficar sem ler com a desculpa de não ter dinheiro é o que não vale. 
Como já abordado no item 1, você conhecerá tantos temas, estilos, línguas, autores... que ficará difícil não querer voltar mais. 

Caso sua cidade não tenha uma biblioteca pública, tenho apenas 3 coisas a dizer: 
1º: Meus pêsames; 
2º Procure em cidades vizinhas; 
3º Você pode optar pela leitura de bibliotecas online. Encontrei no site Catraca Livre algumas opções de sites para se baixar livros em diversos formatos, tanto em computador, tablet, celular (entre outros). 

As fotos acima são da Biblioteca Nacional do Brasil
Para mim, esse é um verdadeiro palácio. Eu em uma biblioteca dessas seria ataque cardíaco, tenho certeza disso. 

P. S.: Eu recebi muitos selos de vários blogs, mas ainda não postei. Logo estarão aqui. 

Beijos, e até a próxima, 
Juliana Rodrigues. 

15 comentários:

  1. Adorei o post!
    Nunca tinha pensado por esse lado!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sério amei o seu blog,muito interessante!!
    Já está nos meus favoritos!!
    Beijos :3
    www.compreiglitter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bibliotecas lugares sagrados! Não importa se são grandes ou pequenas rs =]


    Já está participando do sorteio?
    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/2013/02/conheca-loja-mega-formiga-sorteio.html

    ResponderExcluir
  4. Adoro a biblioteca da minha cidade e me identifiquei com a maioria das coisas que você escreveu. Gostei do post!

    ResponderExcluir
  5. O mais importante é que economizamos 'dim-dim' e conhecemos novas pessoas, através da comunicação relacionada aos livros *--* Nunca, NUUUUNCA MESMO, visitei uma biblioteca :( Mas tenho e sempre tive uma vontade imensa de conhecer! Kisses!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita vontade de conhecer a Biblioteca Nacional, deve ser incrível! O post ficou mega criativo e adorei saber sua experiência com os fãs de Harry Potter.
    Eu costumo comprar os livros que leio, mas só porque meus pais que pagam tudo né srrsrssrsr Se fosse eu pagando, provavelmente, não compraria nada srsrss Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star! A Biblioteca Nacional parece um sonho mesmo*-*
      Meus pais comprariam se eu não encontrasse na biblioteca, ou quisesse muito mesmo, rsrs, mas livros não são baratos, kk,

      beijos.

      Excluir
  7. hahaha Também sou apaixonada por bibliotecas, Harry Potter, Sonserina - com muito orgulho eheuheueheu - e Pottermore. Adorei o texto.
    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, eu sou Corvinal com muito amor e carinho (mas respeito todas as casas, afinal, todas foram importantes pros livros).

      Obrigada,

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá, eu trabalho em uma Biblioteca do Colégio estadual aqui em Piraquara PR. Sou apaixonada por livros, e tento fazer de tudo par que as crianças e adolescentes também se apaixonem por leitura. Vejo que hoje em dia com a tecnologia cada vez mais tomando nossos espaços, as bibliotecas ficaram um pouco a deriva, mas ainda tem gente que ama o cheiro do livro.
      Gostaria de pedir a todos os que lertem este comentário e que tiverem livros de literatura para doação, eu aceito pra minha biblioteca, minha não, da escola, pois a dificuldade é grande paara comprarmos livros novos, e assim como todos , os alunos gostam de novidades. Convido também a visitar o meu blog de Leitura. Meu facebook é Mari Passos, lá também tem a página do meu Blog. Obrigado pela atenção.

      Excluir