30/01/2013

Saudades da infância...

Ha lembrança da infância, pois mesmo que o tempo passe, ela nunca apaga...
É tanta saudade que nunca acaba.
Carlos Augusto
 Eu já escrevi tantos textos com o tema "Saudades da Infância", que eu deveria colocar um marcador novo apenas para postar textos do gênero.
Mas é como dizem: Quanto mais você cresce e amadurece, mais saudades terá de sua infância.
Ok, acabei de inventar isso, mas a meu ver, é a mais pura verdade.
Em textos futuros eu poderei escrever sobre como crescer é bom e revigorante, mas não achem que eu sou bipolar.
São apenas fases da vida. Em momentos sinto que foi bom ter crescido, enquanto em outros prefiro a infância.
Já explicarei tudo com esse texto.

Sinto uma saudade terrível de meus tempos de infância, onde eu me preocupava apenas em fazer amigos, estudar (sem preocupação com vestibular e ENEM), brincar, entre algumas outras coisas.
Lembro-me que demorei um pouco mais do que as outras crianças para aprender a ler.
Para mim, aquilo era uma tortura!
Eu via a estante de meu pai repleta de livros mas era tão frustante não conseguir ler aquilo que estava escrito.
Tanto é que após aprender a ler, não parei mais.
Talvez para recuperar aquele tempo perdido, ou por descobrir que os livros me fascinavam mais ainda, não só por suas capas lindas e desenhos arrojados, mas também pelo conteúdo que mexia com minha imaginação.
Meu pai comprava para mim vários livros de contos de fadas!
O primeiro gibi da turma da Mônica que ganhei foi de um primo meu, e, era do Chico Bento.
O único do Chico que tenho até hoje, afinal, com o tempo, a magricela que come de tudo, mais conhecida como Magali, acabou me conquistando, e a maior parte de gibis que tenho são destinados à ela.
Lembro-me da ótima sensação de comer uma maçã-do-amor.
Há quanto tempo não como uma dessas?
Preciso de mais delas para adocicar meu coração.
Lembro de uma vez que cortei um vestido meu para colocá-lo em uma boneca.
Um ato de egoísmo de minha parte, pois todo branco com desenhos em preto, aquele vestido era lindo.
Nunca mais foi encontrado um igual!
Guardo muitas lembranças doces de minha infância, embora imagens de sofrimento sempre me venham à cabeça quando lembro daquele período... mas prefiro não entrar em muitos detalhes.
Eu gostava de usar batom caramelo (que hoje raramente usaria), não gostava muito de minha aparência física, e tinha problemas com auto-estima.
Era extremamente tímida, algo que estou lutando para mudar atualmente.
Sinto falta da tranquilidade, e mais ainda da ingenuidade que só temos uma vez na vida durante a infância.
Ah, bons tempos...
Mas como sempre, existe o outro lado da moeda!
Não que a vida seja um jogo de cara ou coroa, mas é sempre bom avaliar os dois aspectos de tudo.
Foi ruim deixar a infância, disso não tenho dúvidas, mas para todos males existem benefícios.
Quando se está crescendo, temos a sensação de que finalmente poderemos ser aquilo que sempre desejamos.
Independentes! Livres!
Finalmente não estaremos mais presos nas garras de nossos pais, e poderemos tomar nossas próprias decisões.
A adolescência é o tempo para ter toda aquela liberdade que nos faltava na infância, e, embora as responsabilidades aumentem, estamos começando a caminhar com nossos próprios pés, e não apenas caminhando na sombra de quem nos quer bem.
Mudar para amadurecer, crescer para nada mais volte a ser como era antes.
A vida muda, dá várias voltas, e mesmo com tantos tropeços e acertos diários, o que de melhor nos sobre são as lembranças de um passado que já foi mais doce do que maçã-do-amor.
Lembranças de um tempo onde tudo segundo nossa visão era meigo.
Lembranças de um tempo que talvez não tenha sido tão bom, mas que é a garantia de que o futuro será melhor.
Lembranças que mostram como a vida evoluiu.
São essas lembranças que guardaremos até ficarmos mais velhos, pois quando se atinge a terceira idade, lembranças são as melhores coisas que nos restam...

P. S.: A repetição da palavra "lembranças" foi proposital.

Um beijo à todos, 

J. R. 

29 comentários:

  1. Tu escreve MUITO bem *-*

    Se puder visite meu blog:
    http://cherryacessorioseafins.blogspot.com.br/
    E se puder conheça meu novo trabalho no: http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hoje só li texto de saudades e nostalgias... Acho que é o que tem pra hoje né! :/

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Muito bem escrito como sempre! rs

    beeeijão
    pimeentaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Passando pra responder seu comentário no meu blog juh, dá sim pra aprender violão pela internet, mas depende mt dos "professores" haha eu só consigo pegar as músicas e as aulas do cifra club (www.cifraclub.com.br/tv/), de resto eu não entendo nada kkk
    bjs

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intruso entrando na conversa kkkkk...
      Juliana Rodrigues, não sabia que você estava afim de aprender violão.
      Sempre tive vontade de tocar violão, para poder tocar e cantar. Comecei aprender nessas férias meio que "auto-didata", com auxílio de cifras do Cifra Club, e por incrível que pareça, aprendi muita coisa! embora ainda falte muito para ficar bom.
      Exije esforço e discplina, mas dá para aprender sim. Se quiser, posso te ajudar também!
      Quanto ao texto, bom, sem palavras! Está cada vez melhor.
      Realmente tem horas que bate uma saudade imensa de coisas (e até pessoas) que não voltarão mais. Isso é horrível. E o que nos restam são as lembranças.

      Abraço Ju!

      Excluir
    2. Obrigada Suzana*-*
      E Tharles, eu sempre quis aprender a tocar algum instrumento. Aceito sua ajuda sim, kkkk, toda a ajuda será necessária no começo,

      beijoos.

      Excluir
  5. Gostei do texto, Juliana. Me fez voltar no tempo e lembrar da minha infância e de como coisas mínimas me deixavam com raiva e tal, e que agora essas coisas são átomos comparados aos problemas atuais. Mas, claro, a infância deixou também boas memórias. Acho que, apenas ao lembrá-las com carinho, é a certeza de que valeu a pena ser o que fomos.

    Muito fofo seu blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MsBrown! Você descreveu exatamente como me sinto as vezes.
      Eu tinha alguns problemas, mas comparado à hoje, não são absolutamente nada.

      Muito obrigada,

      beijoos.

      Excluir
  6. Que texto lindo, Ju! Me fez pensar bastante. Apesar de ter apenas 14 anos, já sinto aquela saudade de minha infância. Sinto saudades de ter uma vida sem preocupações, sem pensar no futuro, sem tentar entender o porquê de tudo no mundo. Crescer pode trazer a liberdade, mas também traz a consciência. Quando se é criança, você não fica pensando e imaginando todas as possibilidades de suas ações. Você não fica "sofrendo por antecipação". Você simplesmente sabe o que é certo e errado e age de acordo com isso.
    Minha infância, apesar de ter seus problemas (como qualquer fase da vida), foi ótima e eu sempre sentirei saudades. Mas chega um momento que temos simplesmente que seguir em frente e deixar o passado se tornar uma mera lembrança. Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star!
      Seguir em frente para esquecer o passado é o que justamente estou buscando nesse momento...
      Obrigada pela visita,

      beijoos.

      Excluir
  7. Oie flor, deixei um selinho pra você no meu blog!!!!!
    beijos

    amandoler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que lindo texto, ein?
    Quem não queria voltar ao tempo do "mamãe, eu quero colo!" *u*

    -
    Meu blog está para iniciar um projeto, cujo nome é Cartas&Cappuccino, que tal você ir lá saber mais um pouco?

    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com
    Priscila Ferreira l Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri, realmente, mas voltar no tempo não seria possível :/

      Beijos.

      Excluir
  9. eu tenho saudades da minha infância tb... do tempo que eu ficava correndo pela rua, tomava banho junto com alguém.. sei lá ;s
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esté! Ah, os banhos coletivos kkk, bom de mais,

      beijoos.

      Excluir
  10. Olá linda, deixei um selinho lá no blog pra você! Beijão

    pimeentaliterari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem? Achei o blog super fofo! Se puder, dá uma passadinha no meu pra conferir varias coisas legais! Um beijo,
    http://espacodajuu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi... adoreeeeeeeeeeeeei o post!!!! Gostaria de te convidar para curtir nossa página, tenho certeza de que você vai se identificar!

    https://www.facebook.com/pages/Estressadas/164577653553311

    Já está no ar nosso 13º programa... imperdível... um dos mais engraçados!!!!

    www.programaestressadas.blogspot.com – estou te curtindo e te seguindo.. se puder nos seguir e curtir de volta...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tem selo no meu blog pra você.
    Beijocas, Taynara Freitas!
    mybookscrazy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Em primeiro lugar: essa foto me deu água na boca :3

    Belissimo texto, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, essa foto é deliciosa, há tempos não como uma maçã do amor :3

      Beijos e obrigada.

      Excluir