21/01/2013

Resenha - A viagem do Peregrino da Alvorada



Autor: C. S. Lewis 
Título original: The voyage of the Dawn Theader
Ano: 1952
Editora: Editorial Presença
Gênero: Fantasia 
Avaliação: Muito bom
Sinopse: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.

Lúcia e Edmundo são mandados pelos pais para passarem as férias com os tios, que têm um filho muito chato (foi antipatia à primeira lida com o personagem), chamado Eustáquio. 
Enquanto os dois irmãos conversavam sobre Nárnia no quarto que ficou incumbido à Lúcia, eles observavam um quadro com um navio. 
O primo aparece e começa a fazer sátiras dos dois, mas quando menos se deram conta, eles estavam dentro do quadro, mais precisamente, no navio. 
A bordo, estava Rei Caspian e alguns de seus servos. 
Em alguns dias, eles encontram uma misteriosa ilha. 
Se afastando um pouco dos outros, Eustáquio sai para dar um passeio, e após encontrar um tesouro, se transforma em um dragão. 
Ele passa péssimos momentos assim, mas aprende a ser menos arrogante e mais companheiro dos outros. 
Eles encontram um rio que transforma tudo que tocar aquela água em ouro puro, descobrem pessoas que foram transformadas em fantasmas, e cabe à Lúcia transformá-los novamente em pessoas visíveis. 
Encontram um poderoso feiticeiro, e com o próprio Aslam. 
Em uma de suas aventuras, se deparam com três homens que possuem sono eterno, mas, fazendo parte da missão deles acordá-los, eles devem ir até o "Fim do Mundo", pois essa terra onde estão não é redonda, e lá deixar um dos súditos do rei. 
Chega o momento em que Lúcia, Edmundo  e Eustáquio devem partir, deixando o rei triste. 
Quando eles voltam, é como se nem tivessem saído do quarto de Lúcia, entretanto, Lúcia e Edmundo não poderão mais voltar para Nárnia. 
Agora, é só aguardar as próximas aventuras de Eustáquio. 

De todos os livros até agora de As crônicas de Nárnia, esse foi o mais empolgante para mim, onde a magia estava mais presente, assim como semelhanças com a bíblia. 
Eu já havia lido em algum site que Aslam havia sido inspirado em Jesus, o que tenho quase a certeza de que é verdade. 
Por exemplo: Enquanto Eustáquio ainda estava em forma de Dragão, Aslam chamou-o, e o fez entrar na água, dizendo para ele despir a pele de dragão, pois assim ele estaria livre. 
Familiar? Haha, mas eu adorei demais esse livro. 

Beijos,

Juliana Rodrigues. 

14 comentários:

  1. eeeeeei, ja leu o livro, AQUI MORREM AS ILUSÕES?
    É um romance maravilhosooo!

    enfim, eu falei de uma coleção nova de sapatos passa lá..
    Beijão..
    http://tqspl.blogspot.com.br/2013/01/havaiana-soul-collection.html

    ResponderExcluir
  2. Já li este livro, Ju *---* Primeira vez que vejo uma resenha tão boa e explicativa do livro ;3 Amei, é muito bom, e a gente viaja na história dele, rs' Beijão!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,
      Fico tão feliz por seu elogio, rs.
      Eu também amei, foi a melhor história das Crônicas de Nárnia,

      beijos.

      Excluir
  3. Oi Ju! Eu não conhecia a história deste livro e adorei a sua resenha. Como disseram acima, está muito bem explicativa :)
    É verdade então essa relação entre Jesus e Aslam? Eu também já ouvi em algum lugar.

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi! Obrigada pelo elogio, rs.
      Eu acredito que seja verdade sim. Me parece que o C. S. Lewis era bastante religioso, então ele se inspirou em Jesus para criar o personagem de Aslam,

      beijos.

      Excluir
  4. Oi amor!
    Adorei seu blog...
    Te seguindo, se puder retribuir pelo menos com a visitinha!
    Coloco vc nos meus afiliados se vc colocar eu nos seus!
    Meu blog, da uma olhadinha por lá: http://myperfectdrean.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena, muto obrigada por seguir o blog, irei ver o seu,

      beijos.

      Excluir
  5. Vai me dar esse livro de presente? hmmmmmmmmmm
    apaixoneeeeeeeeeeeeeei! Adorei sua resenha!
    Você recebe de editoras para resenhar? *-*
    Obg pela visita em meu blog, volte quando quiser tá?
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estéffani,
      Infelizmente você mora longe, kkk.
      Mas o livro não é meu, a maioria dos livros que resenho pego na biblioteca municipal.
      Ainda não tenho parceria com editoras, mas quem sabe um dia, rs.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oláá, tudo bem?

    Belíssimo post!

    Passei pra apreciar um pouquinho das suas ideias e do seu cantinho =D
    E pra deixar um 'oi' também!

    Espero que você tenha uma ótima semana, e que tenha dias maravilhosos.

    Um grande beijo

    Inté mais

    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo sim, rs.
      Desejo o mesmo a ti querida*-*

      Beijos.

      Excluir
  7. Nossa-- Muita imaginação"
    rs.. Parece ser uma aventura unicA'
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir