16/01/2013

Resenha: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

Autor: C. S. Lewis 
Título original: The Lion, The Witch and the Wardrobe
Ano: 1949
Editora: Editorial Presença
Gênero: Fantasia 
Páginas: 180
Avaliação: Bom 
Sinopse: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu."


Quem nunca assistiu a esse filme, não é mesmo?
Quando estava lendo o livro, percebi muita similaridade com o filme. 
Durante os transtornos da Segunda Guerra Mundial, 4 jovens irmãos vão para a casa do Professor Digory (cuja aventura é contada no primeiro livro), que mora no campo. 
Esses jovens são Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia. 
Em um dia de brincadeiras, Lúcia se esconde um um quarto, que contém apenas um guarda-roupa. 
Ela, para se esconder melhor de seus irmãos, entra dentro do guarda-roupa.
Andando cada vez mais, ela sente algo estranho quando começa a sentir um frio inesperado, e cai na neve. 
Tummus, é um narniano nativo e ajuda Lúcia, tornando-se amigo da garota. 
Ela passa horas em sua companhia, mas quando volta e conta para seus irmãos, eles não acreditam, pois faziam apenas minutos desde que haviam se visto pela última vez. 
Alguns dias se passam, e novamente se escondendo, Lúcia consegue entrar no guarda-roupa e ir para Nárnia, e é seguida por seu irmão, Edmundo, que acaba por descobrir esse mundo, e encontra a Feiticeira Branca, que, com um feitiço maligno, faz com que Nárnia seja sempre inverno. 
Ela o persuade a levar todos os seus irmãos para Nárnia, dizendo que transformaria a ele em rei. 
Maravilhado com a proposta, ele pensa na possibilidade.
Dias mais tarde, todos descobrem a passagem para Nárnia, e, enquanto Susana, Pedro e Lúcia conversavam animados na casa de Tummus, Edmundo sai escondido, para avisar à feiticeira Branca que seus irmãos estão em Nárnia, e fala também da procura por Aslam. 
Os três irmãos encontram Aslam, e sendo Edmundo um traidor, ele deve ser sacrificado na Mesa de Pedra, pela Feiticeira. 
Aslam oferece sua alma em troca, mas sendo ele inocente, ele revive. 
O leão (Aslam), nomeia aos quatro irmãos como reis e rainhas de Nárnia, sendo Pedro o Grande Re Real. 
Ele consegue derrotar a Feiticeira, e se inicia a Época de Ouro em Nárnia, onde os quatro governam por muitos anos. 
Mas, um dia, eles reveem a passagem que os traria novamente para nosso mundo, e, ao passarem, se surpreendem, pois, enquanto em Nárnia se passaram anos, na terra natal deles passaram apenas minutos. 
As aventuras estavam apenas começando. 

20 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, mas não gosto de ler livros que já lançaram o filme, rsrs' Beijão!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JU,
      que pena, geralmente eu adoro, pois o livro é sempre tão surpreendente, rs,

      beijos.

      Excluir
  2. Nossa, que resenha ótima! Esse livro você comprou? Eu quero emprestado!
    Obrigada pela visita em meu blog, sempre que puder volte tá? ^^
    Ah, quase esqueci! Meu blog, está concorrendo em duas enquetes nesse blog. Dá uma forcinha, vota lá? Se votar me avisa tá?
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esté,
      infelizmente não é meu, eu peguei na biblioteca pública da minha cidade, obrigada pela visita,

      beijos.

      Excluir
  3. Oi Ju! Claro, pode me chamar de Gabi sim :)
    Então.. eu vi o filme logo quando lançou e adorei. Mas sou um pouco suspeita, já que adoro filmes deste tipo.
    Gostei muito da sua resenha, viu? Devo confessar que fui relembrando algumas partes do filme conforme ia lendo a sua resenha.
    O livro não é tão grande, não é? Achei que seria bem grandão.

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      Eu também achava, rs.
      Mas a versão que li foi no volume único, o que acho bem mais prático, e realmente foi rápido, pois o autor não conta a história com tantos detalhes,

      Beijoos.

      Excluir
  4. Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Não gostei muito do filme e sempre gosto de dar uma segunda chance às séries :D A resenha está ótima, como sempre! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star,
      Hahah, os livros são sempre melhores.
      Fico feliz que tenha gostado*-*

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Julie, posso te chamar assim? Eu sou super fã dessa série, já reli duas vezes. E sempre que leio capito coisas novas, coisas que passaram despercebidas. Também achei o filme fiel, mas não tanto, teve erros graves. Porém, o livro sempre é melhor.

    Acredita que nunca consegui fazer resenha desse livro?


    Beijos&Abraços, 7hings.com.br passa!..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,
      Pode me chamar assim sim, rs.
      Nossa, como não??? Afinal, você já leu o livro duas vezes.
      Bem, o mesmo acontece comigo e Harry Potter. Já li, sou muito fã, mas na hora da resenha... não sai nada, rs.

      Beijos.

      Excluir
  6. Nunca li, mas parece ser interessante. Já te sigo aqui!

    tuestremeendodeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Areolina,
      é interessante sim! Obrigada por seguir,

      beijos.

      Excluir
  7. Gostei da resenha, nunca assisti o filme haha então seria bem legal ler o livro XD

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana,
      Nunca assistiu?? Interessante, eu nunca havia conhecido ninguém que nunca assistiu As crônicas de Nárnia, rs,

      beijos.

      Excluir
  8. Já li o livro. É MUITO bom!!!
    Recomendo super.
    Adorei a resenha.
    Beijos, Isa.

    http://docecharmeblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a resenha Ju! Já vi o filme, mas não gostei muito(ok, eu achei MUITO chato)! Agora, será que devo dar uma chance ao livro? Quero a sua ajuda viu Ju?
    Beijos,
    Isabella,
    lendoumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella,
      eis a questão, rs.
      Se você achou o filme chato, sua impressão sobre o livro pode ser a mesma, já que o filme foi extremamente fiel ao livro :/

      Beijos.

      Excluir
  10. boa noite juliana! gostei muito da resenha, mas o que eu fasso pra não ter sono quando eu começo a ler, me ajuda...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Tudo bem?
      Bom, algumas dicas que li (http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/ler-sono.htm), e funcionaram muito bem para mim foram:

      1. Não leia deitado;
      2. Evite ler após o almoço ou antes de dormir;
      3. Procure ler em um lugar agradável (e não confortável, propício ao cochilo);
      4. Escolha o momento do dia em que sua mente esteja disponível à leitura (evite momentos em que esteja cansado, com a mente cheia, etc.)

      Basicamente é isso, espero que tenha ajudado,

      beijos.

      Excluir