03/01/2013

Bloqueio literário!

Não lembro se já comentei sobre o assunto no blog, mas resolvi postar um pouquinho sobre isso agora. 
O famoso "Bloqueio de escrita". 
Quem escreve bastante muito provavelmente já passou por isso, mas caso não, o bloqueio, bem... é quando você não consegue escrever. As ideias simplesmente fogem de sua mente e você não consegue nem montar um parágrafo direito. 
A sensação é angustiante. Toda vez que tenho sinto que jamais voltarei a escrever, e quando volto, não é a mesma coisa. Sinto como se faltasse algo... 
Mas chega de enrolação. 
A dica hoje é muito simples: escreva através de imagens. 
Vou explicar como. Tem um site que sempre visito com muitas imagens bacanas, o We heart it.
Tenho a certeza de que já comentei sobre ele aqui, mas caso não, sintam-se apresentados. 
Você pode pegar uma imagem qualquer, salvá-la em seu computador e começar a escrever algo sobre ela.
Ou uma história que tenha relação com a imagem, ou quem sabe seus sentimentos ao contemplá-la.
Simples, não?
Para quem acompanha a história que escrevo aqui, a Meninas de Seda, provavelmente saberá sobre uma personagem que é denominada de "A Mascarada". Ela vem de uma sociedade secreta que leva o nome da saga (Meninas de Seda). Toda a ideia dessa sociedade secreta surgiu a partir de uma simples imagem.
Eu estava com bloqueio, pesquisando imagens no We heart, quando me deparei com a de uma garota com uma bela máscara, achei interessante, comecei a escrever sobre... e quando menos percebi, ela já fazia parte da história.
Separei para vocês alguns exemplos de imagens que podem vir a ser inspiratórias:
"Nós bailávamos abaixo de uma árvore de belas folhas que caiam sobre nossas cabeças. Meu passado já não importava mais. Eu estava nos braços do homem que amo, e nada, nem mesmo tudo o que acontecera conosco poderia mudar nosso amo..."

"- Não me solte!
- Por que não? - perguntei me equilibrando para não cair da bicicleta. 
- Se você me soltar eu caio. - ela disse, em seu tom de voz eu sentia uma súplica para que eu não a soltasse. 
- Sério? - perguntei, enquanto tentava desviar de alguns pedestres. 
- Sim! - ela respondeu, ainda receosa. 
- Então tá. - eu disse, me soltando da mão dela e indo para o calçadão, enquanto via minha amiga se arrebentar toda no chão"

"Eu nunca pensei que algum dia de minha vida eu iria fazer isso... mas eu fiz, e hoje, vejo que as consequências são arrebatadoras. 
Nunca mais misturo vodca com uísque e vinho. 
Que ressaca horrível!" 

O que escrevi abaixo das imagens foram apenas algumas ideias rápidas. 
O que acharam? Eu não tenho muito senso de humor, mas eu juro que tento, rs.
Essa é minha simples ideia, caso tenha mais alguma, deixe nos comentários, vou adorar saber sua opinião.

Beijos,

Juliana Rodrigues. 

12 comentários:

  1. Realmente isto acontece com todos. Às vezes, é pelo motivo de falta de inspiração, também.. Eu, quando estou inspirada, consigo montar o texto inteiro. Já quando não, como você disse, nem consigo montar um parágrafo :3 Mas isso acontece, é totalmente normal, Ju. Deus nunca vai retirar seu dom(escrever e ler), pois isso é o que você faz melhor, e Ele, só nos quer ver feliz ;) As palavras e a inspiração vão voltar! Ah e, achei uma ótima ideia, essa história de escrever através de imagens. Eu sempre(-raramente) faço isso, quando estou sem inspiração. Beijos, flor :*

    whatever-it-takes-s2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juh*-*
      Eu estava passando por isso há alguns dias. É uma sensação tão angustiante sentar numa cadeira com um caderno na minha frente e não conseguir escrever nada... e quando consigo parece repetitivo, rs.
      Mas isso eu supero, obrigada pela visita e carinho de sempre,

      beijoos.

      Excluir
  2. Ah Ju, sabe porque eu super curto seu blog? Porque não é todo enfeitado com posts que venham agradar o interlocutor; antes, é integrado por aquilo que você está sentindo ou vivendo, e isso você consegue transmitir perfeitamente, fazendo com que possamos nos indentificar impreterivelmente com algo que você está transmitindo! Também acho super incrível escrever através de imagens, ou até mesmo escrever um certo texto acompanhado de uma imagem que transmita totalmente o que o autor quer dizer. Sou teu fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada mesmo*-*
      Ju emocionada aqui, rs.
      Quando fundei o blog a intenção era escrever para outras pessoas, sem pensar no que sinto, mas se tornou algo tão pessoal, algo feito para mim mesma e quem quiser acompanhar...
      Muito obrigada novamente, rs,

      beijooos.

      Excluir
  3. Adorei suas ideias a partir das imagens, duas delas já usei em alguns dos meus posts antigos. Costumo usar essa técnica também. E bloqueio é realmente horrível. Nada consegue sair como você quer e você fica com aquelas ideias tumultuando sua cabeça... Espero que a gente se livre disso de 2013! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero, rs. Esse ano novas ideias e experiências surgirão para nossos textos, tenho fé nisso.
      Me sinto tão mal quando não consigo escrever algo, mas tentar é sempre a melhor alternativa,

      beijooos.

      Excluir
  4. Ah, eu sempre tenho inspiração. As vezes falta, mas em questão de segundos chega .... diários, é a minha paixão!

    Quero agradecer pela sua visita em meu blog, e pedir: volte sempre!
    Beijos @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso dizer o mesmo quanto a mim, rs.
      Mas também gosto de escrever em diários, as vezes algo tão banal que aconteceu no nosso dia a dia pode virar um texto incrível,

      beijoooos.

      Excluir
  5. Gostei muito da ideia, todo exercício é bem-vindo!
    bjs

    http://avozdanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super bem-vindo, rs.

      Beijooos e muito obrigada pela visita*-*

      Excluir
  6. Eu odeio bloqueio literário. Juro que é como um ator que tem o famoso "branco" no meio do palco.

    Essa ideia de escrever sobre as imagens, eu nunca pensei.
    Pode ser excelente.
    Na verdade, já considero excelente.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmela, essa ideia funciona muito bem, você pode ter ideias que nunca imaginou e sua criatividade voltar com tudo,

      beijoos.

      Excluir