25/07/2012

Dia do escritor


No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de idéia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira. 

Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente tristes quando a história termina.

No Rio Grande do Sul, há uma riqueza de escritores, romancistas e historiadores, como Érico Veríssimo, Luiz Antônio de Assis Brasil, Lya Luft, Moacyr Scliar... E Mário Quintana, Luiz Coronel e tantos outros romancistas, cronistas, poetas, entre anônimos e conhecidos, todos de muitas palavras, com muita sensibilidade na hora de descrevê-las. (Fonte do texto) (Fonte da foto. )

É gente, hoje é nosso dia (uhu).
Não importa se você é um escritor profissional, ou apenas escreve como uma segunda atividade em sua vida, hoje é nosso dia.
Seja seu gênero ação, comédia, terror, aventura, ou amor, somos todos unidos pela mesma paixão, e a vontade de mudar, nem que seja um pouco, o cenário brasileiro em relação à nossa cultura e literatura.
Ser escritor é deixar de ser um leitor passivo e virar um leitor ativo em sua própria história.
Para todos aqueles que sentem paixão pela escrita, um feliz dia do escritor,

beijos,

Juliana.

22/07/2012

O ladrão de raios

Percy Jackson e os Olimpianos - O ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2005
Páginas: 253

"E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e gerassem filhos heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maioria desses semideuses dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade."

Percy Jackson é filho de um deus. Ele está para ser expulso do colégio... de novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas mais um de seus problemas: além do transtorno do déficit de atenção e da dislexia, parece que, ultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saltam dos livros de mitologia diretamente para a realidade. E ao que tudo indica, estão aborrecidos. 
O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos heróis precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá de encarar o pai, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. 
***
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar nessa saga, pois o primeiro livro virou filme. Pelo que li em outros blogs, para quem leu o livro, o filme não teve uma repercussão muito boa, pois teria 'fugido' ao tema do livro. 
Eu ainda não assisti ao filme, mas estou aqui para escrever sobre o livro, então vamos lá. 
Nas duas primeiras páginas do livro, me senti uma criança, sinceramente. Não gostei disso, tive uma sensação de infantilidade, mas acredite, isso passa na página 11 ( o livro começa na página 9). 
Acho que o título dos capítulos entregam um pouco o que vai acontecer, como por exemplo: "Um deus compra cheeseburgers para nós". Então nesse caso fica óbvio que o cara que vai pagar um lanche para eles, é um deus. Por outro lado, esses títulos podem despertar a nossa curiosidade. 
Vamos ao livro: Percy é um garoto de 12 anos de idade, que descobre de uma forma bizarra que é um semideus, ou seja, filho de uma humana com um deus. 
Ele descobre o Acampamento Meio-sangue, que é para crianças e adolescentes como ele. 
Após descobrir ser filho de Poseidon, um dos três grandes, ele tem uma missão pela frente: encontrar o raio de Zeus e devolvê-lo, pois Percy é acusado de roubá-lo. 
Para essa missão, ele estará acompanhado de um sátiro, que é seu melhor amigo, e uma filha de Atena, Annabeth. 
Eles vivem grandes perigos e aventuras. Por onde passam, encontram um deus ou um monstro que querem acabar de vez com a paz deles. 

O livro é todo escrito em primeira pessoa. O autor conta com bom humor essa história, além de ser uma ótima oportunidade de se conhecer mais sobre a mitologia grega. 
Como escrevi anteriormente, me senti infantil no começo do livro e tal, mas ao decorrer dele, as aventuras de Percy e seus amigos são tão intensas que nem parece um livro em que os protagonistas tem apenas 12 anos de idade. Eles parecem bem mais velhos, além de maduros. 
A leitura é leve, e esse é o tipo de livro que você começa em tal página, com o intuito de ler 15 páginas, mas quando mal percebe, já está quase terminando. Senti que as últimas linhas ficaram um pouco vagas, e deixaram um gostinho de 'quero mais', por isso, já estou com o segundo livro da saga em mãos. 

Como eu amo mitologia, me encantei demais com a saga, não só por ser best-seller, mas pelo conteúdo mesmo.
E aí, já leram, ou assistiram ao filme?

Me contem o que acharam.

Uma ótima semana à todos,

beijos,

Juliana.

18/07/2012

Aposta nacional!!


Olá caros leitores,
vocês já devem ter perceberam isso, mas o mercado literário está se tornando cada vez mais fechado para novos autores. Por que? As editoras acham bem mais fácil e seguro traduzirem um livro que foi sucesso em outro pais, do que arriscar com novos talentos, que muitas vezes podem nem fazer sucesso. 
Mas o problema não é apenas com as editoras, e também, com os leitores. 
Muitos brasileiros criam a fantasia medíocre que livros internacionais são melhores que brasileiros. Eu poderia dizer por experiência própria, que muitos adolescentes criam repulsa por nossa literatura, pelo simples fato de serem obrigados a lerem livros chatos demais nas aulas de literatura. 
Eu acho que se eu não tivesse lido bons livros brasileiros antes dessa experiência avassaladora, eu nunca mais leria um livro brasileiro.
Sim, pois, a nossa cultura literária é rica, mas o que nos é apresentado em instituições de ensino...
Enfim, retomando o assunto anterior.
Eu tive a sorte de ter lido vários ótimos livros da nossa cultura ( como Do outro mundo, não sei se já leram, ou ouviram falar), e eu acredito que possa melhorar cada vez mais.
E vai.
Conheço vários autores brasileiros, e posso dizer que muitas vezes a nossa literatura acaba sendo relevante às estrangeiras.
Então por que ainda não somos valorizados?
Eu não sei se posso me denominar autora, já que nunca escrevi uma história inteira ( pelo menos não com mais de 100 páginas), e escrevi uma fan-fic sobre Harry Potter (inacabada) e outra história, com personagens meus, mas também sem finalizar, mas o fato é que estamos vivendo nesse mundo da escrita a tão pouco tempo, eu sei como é o mercado de trabalho e como está se tornando cada vez pior. ( ou não, mas esse é meu ponto de vista) 
Conseguir publicar um livro no Brasil é algo muito difícil, e mais fazer dele um sucesso. Ok, está certo que publicar livros em qualquer parte do mundo não é fácil, até porque a concorrência é enorme, mas o fato é que nós temos que apostar mais no que produzimos.
Claro que na situação de autora é meu dever dizer isso, mas como leitora também.
Seria muito bom se a nossa literatura fosse tão valorizada quanto a de fora...
Eu acho que poderíamos criar um campanha como: Troque seu livro internacional por um nacional(risos).
A ideia é apenas uma brincadeira, mas até que poderia ser um artigo de interesse.
Precisamos mudar essa realidade.
Nós temos muita qualidade, e mais ainda a capacidade de criar histórias fantásticas.

Bem, sei que o texto ficou curto, mas espero que gostem.
Então, o que acham sobre literatura brasileira?

Um grande beijo,

Juliana.












15/07/2012

Entrevista - Fernanda Marinho

Olá queridos leitores, para quem gostou da entrevista virtual que fiz com Rafael Oliveira, tenho novidades, mas desta vez com a Fernanda Marinho, escritora da Saga Condenados

O primeiro livro retrata sobre as imãs Abigail e Emilia, que tem suas diferenças e irrealizações pessoais, tal fato faz com que tenham uma boa relação. No entanto, quando mudam de cidade para estudar no Centro Universitário São Arcangelo a pedido de grandes amigas, ambas serão vitimas tragadas por um segredo sobrenatural de "Famílias Antigas" que envolverão bem mais do que dois garotos russos misteriosos sobrepostos a caminho delas, com uma única sentença, da qual nenhuma delas poderá escapar. 


De uma forma envolvente e criativa, a autora Fernanda Marinho criou essa saga.

Confira agora o papo virtual que eu, Juliana, fiz com ela, que se mostrou gentil, simpática e muito bem-humorada.

1. De onde surge inspiração para criar suas histórias?
Primeiramente ola a Ju e aos leitores! Minha inspiração para ter ideias normalmente acontece quando estou ouvindo músicas. É dificil explicar,mas cada autor tem aquele momento no qual a luz de ideias se ascende e kabum a escrita flui. (Risos)
2.: Conte-nos um pouco sobre a atual história que está escrevendo. 
Venho trabalhando na série da saga condenados há dois anos e no momento estou escrevendo o setimo captitulo do volume 4 da série. Que se chama Perigo e Inspiração e trata das historias de seis personagens diferentes. Seus dramas,seus medos e de como eles se descobrem apaixonados em meio aos perigos em que a maldição russa vai ganhando espaço na trama e os segredos acabam vindo a tona. E os protagonistas terão de decidir o que é realmente importante para eles. Amar ou deixar aquela pessoa especial ser livre?


O primeiro livro desta saga extraordinária. 

3.: Como você vê a literatura brasileira atual? 
Serei sincera. Mesmo que de uns tempos para casa boa parte dos jovens tenham começado a abraçar o gosto pela leitura internacional e mesmo que até alguns poucos títulos de autores  daqui sejam lidos,eu ainda acho o campo de oportunidades para o escritor nacional uma coisa um tanto difícil. Existem milhares de bons textos maravilhosos circulando no Brasil e metade deles nem tem publicação,mas estão livres ao fácil acesso de leitura,no entanto, está faltando o interesse das editoras em investir para que os leitores se interessem em lerem estas obras. Porque em questão de criatividade e superações os escritores brasileiros já proporcionam lindos shows de brilhantismos e cativações com suas tramas sobrenaturais ou não.
4.: De onde surgiu seu interesse pela leitura? Qual a importância da leitura em sua vida? 
Eu amo a leitura desde a época de adolescente e comecei a cultuar as séries de romances de banca. Acreditem é possível conhecer mais sobre linguagens e aprender outras culturas lendo livros de séries como Julia, Sabrina etc. E também amo ler os clássicos nacionais como os do Jorge Amado e me apaixonei pela escrita do autor russo Leon Tolstoi.  E a leitura para mim é adquirir um conhecimento novo e fantástico  a cada livro apreciado.
5.: Para você, qual é a parte mais complicada em ser escritora? 
Não conseguir ter uma boa divulgação e ser levada a sério por editoras ou pelos leitores viciados em textos internacionais.
6.: Qual a origem de sua ideia para a saga Condenados? 
Depois de muito tempo de molho com o pulso engessado devido a um acidente lecionando para alunos diabinhos. Eu voltei a pensar em escrever e a ideia para Saga Condenados surgiu em outubro de 2010. Não foi fácil pensar em algo que leitores não costumam ver em livros e quis fazer algo que se diferenciasse das outras séries. Por isso pesquisei bastante e vi que no Brasil não havia nada relacionado a mocinhos metamorfos que fossem tigres na época, então decidi inserir os gatos enormes e criei uma maldição em cima do tema com mocinhos que vivessem transitando entre o Brasil e a Rússia. E aqui estão os tigrinhos que foram amaldiçoados por uma cigana vingativa. (Risos).
7.: Qual dica você daria para uma pessoa que está iniciando no mundo da escrita?
O importante  é nunca desanimar e continuar fazendo o seu melhor para desenvolver  um bom texto e chamar a atenção dos leitores,antes de conseguir que as editoras vejam o potencial da sua obra. Porque sem o leitor para julgar o nosso trabalho e nos empurrar um pouquinho para frente nenhum de nós alcançará êxitos em nada. E para finalizar sou grata a Ju pela entrevista.

Gostou? Para mais informações quanto ao livro, acesse:
Ao todo são doze livros, sendo que os três primeiros já foram escritos, e o 4º ainda está em desenvolvimento. 
Gostaram da entrevista? 
Já conheciam a Fernanda ou leram algum livro dela?

Ótima semana à todos, 

Juliana. 

Um ano sem Harry Potter


Parece até que foi ontem a primeira vez que li Harry Potter e as Relíquias da Morte, pois estava ansiosa demais e não poderia esperar pelo filme.
Mas então, a tão esperada data chegou. Dia 15 de julho. A estréia mundial da última aventura de nosso bruxo favorito, o dia em que milhões de corações ficariam despedaçados pelo fato de nunca mais termos outro livro relacionado a Harry Potter.
Foi o dia em que milhões de pessoas se emocionaram com o segredo do príncipe, o desenvolver dessa história fantástica e o final emocionante.
Foram 10 anos de filme, nós vemos nosso querido bruxo crescer, e crescemos com ele.
Acreditem em mim, naquela época foi muito difícil me despedir de Harry Potter e agora também está.
Encontrei esse vídeo no youtube, com a super emocionante despedida de Dan, Emma, Rupert e J.K.
Confesso que sempre choro (risos).
Sei que todos vocês já devem ter assistido a todos os filmes ou lido os livros, que é o meu caso, então vou postar algumas imagens para vocês de cada filme: 


Harry Potter e a Pedra filosofal
Harry é um jovem órfão de apenas 10 anos de idade. Sua vida com seus tios era a pior possível, mas tudo muda no dia de seu aniversário, em que um meio-gigante aparece na residência dos Dursley (se é que posso chamar aquilo de residência) com a história de que Harry é um bruxo. Ele opta por se aventurar com o desconhecido, e parte para um mundo totalmente diferente do seu, onde ele é famoso e benquisto na comunidade bruxa. Com grandes suspeitas contra um professor seu e a ajuda de seus amigos e curiosidade aguçada, ele se aventura em busca da verdade. 

Harry Potter e a câmara secreta 
Harry está de volta ao mundo bruxo, depois de um terrível verão com seu tios. Seu melhor amigo aparece em meio a madrugada, e com um carro voador o resgata da prisão de seu quarto. Seu segundo ano em Hogwarts não poderia ser nada menos que fora do normal. Ele vive um grande conflito quando todos acham que ele é o Herdeiro de Salazar Slytherin. Ao seu lado sobram apenas os verdadeiros. Mas sua curiosidade e grande esperteza faz com que ele descubra toda a verdade. O verdadeiro herdeiro, com um pedaço de sua alma presa em um diário antigo, voltou para terminar o que tinha começado anos antes, matar Harry Potter. 

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban 
Após transformar sua tia em balão, Harry foge da casa dos Dursley e viaja em um ônibus maluco. Reencontra seus amigos, mas o perigo está eminente: um prisioneiro da maior prisão do mundo bruxo foge, suspeito de vários assassinatos e antigo seguidor Daquele-que-não-dever-ser-nomeado. Com a ajuda de sua capa, Harry descobre que esse 'assassino', de nome Sirius Black, foi melhor amigo de seu pai, e também o responsável por entregar os dois à Lord Voldemort. 
Depois de muitas aventuras, ele fica cara-a-cara com o perigo, descobrindo que Sirius não era quem ele imaginara ser... 


Harry Potter e o cálice de fogo 
Em seu quarto ano em Hogwarts, que será palco do torneiro mais famoso do mundo bruxo, Harry se vê em uma enrascada quando é misteriosamente selecionado como segundo campeão de Hogwarts, a lutar no torneio. Serão três tarefas, cada uma em nível mais difícil que a anterior. Em meio a dragões, criaturas demoníacas da água e um labirinto, ele encontra em seu final não apenas a taça, mas para em um lugar totalmente paralelo, onde se depara com Você-sabe-quem. 
Nesse filme, ele deixa de ser apenas uma criança entrando no mundo dos adolescentes, e enfrentará a batalha mais difícil até o momento...


Harry Potter e A Ordem da Fênix 
Harry retorna à Hogwarts e logo percebe que a comunidade bruxa duvida de seu relato sobre a volta de Lord Vodemort. O ministério da magia impõe a presença de uma nova professora de Defesa contra as artes das trevas, Dolores Umbridge, que trata do assunto apenas na teoria.
Os alunos, preocupando-se com esse fato, montam um grupo, liderado por Harry, de nome "Armada de Dumbledore". Logo eles são vistos como uma ameaça ao ministério da magia, mas seus conhecimentos são colocados em prática quando sentem uma ameaça contra o padrinho de Harry, Sirius. 

Harry Potter e o Enigma do Príncipe 
Dumbledore leva Harry até um antigo professor de Poções, que será muito útil para eles. 
Como Harry acreditava que não faria mais essa aula durante o ano, ele não compra o material necessário, pois o Snape não o aceitaria com a nota que tirou nos N.O.M's. Mas sendo Slughorn o novo professor dessa matéria, ele imediatamente o aceita.
Harry é obrigado a usar um livro velho, até seu próprio chegar. Para sua surpresa, o antigo dono, que se intitulava como "Príncipe mestiço", havia deixado anotações com a forma correta de preparar as poções. 
Seguindo à risca essas dicas, ele se torna o melhor aluno da sala, ultrapassando até mesmo a sabichona da Hermione. 
Dumbledore mostra a Harry antigas memórias, que, de alguma forma, tem uma ligação do Tom Riddle, o antigo Voldemort. 
A memória mais importante cabe a Harry pegá-la. 
Após essa missão, ele e Dumbledore vão se aventuram em busca de uma horcrux.
Quando voltam a Hogwarts, Comensais da morte invadem o castelo e Dumbledore é morto por um de seus professores, Snape. 

Harry Potter e as Relíquias da Morte
Harry deveria ir para Hogwarts, para seu sétimo e último ano na escola de magia, mas com a morte de Dumbledore, e a tarefa que é deixada pelo mesmo, Harry terá que ir em busca das horcruxes de Lord Voldemort que ainda faltam. 
Seus dois melhores amigos, Rony e Hermione, o acompanham, e é nesse livro que a amizade entre os três se torna bem mais forte do que já era.
Harry se torna o 'Indesejável nº 1' do mundo bruxo, assim que Voldemort e seus Comensais se apossam do ministério da magia. 
Ele passa por diversa aventuras até chegar em seu destino final, o castelo de Hogwarts, onde, ao que ele sabe, está a última horcrux necessária para derrotar Voldemort. 
Ali se inicia a maior batalha que o mundo bruxo já presenciou. Segredos são descobertos, pessoas queridas são mortas, mas finalmente... o menino que sobreviveu consegue derrotar o maior bruxo das trevas de todos os tempos. 


É claro que esse é um super resumo, pois, se fosse realmente escrever sobre tudo o que sei de todos os livros... demoraria muito. 
Mas eu espero que gostem. 
Hoje é o dia de erguemos nossas canecas de cerveja amanteigada e relembrar esse dia tão especial, que com certeza se tornará memorável por muitos anos, pois Harry Potter não acabou em nenhuma tela de cinema do último filme, mas sempre viverá dentro de nossos corações. 
E para os muggles: Harry Potter não é uma história passageira, e sim a melhor saga do mundo. HP forever. 

para vocês, beijos com sabor de bolinhos de caldeirão, 

Juliana. 














12/07/2012

Selo Seu blog é divo

Olá leitores, tudo bem com vocês?

Acabei de ganhar um Selinho indicado do blog da minha parceira, Babi Teixeira - No mundo da literatura.
Obrigada por me indicar Babi*-*

Não é lindo, gente? 


Regrinhas:

Responder as Perguntinhas.
Escolher 10 Blogs para repassar este meme e passar o link de seus respectivos blogs.

Perguntinhas:


- Seu Nome/Apelido: Juliana/ Juh

Sua Idade: 15 anos

- Se você fosse uma personagem de livro, quem você gostaria de ser?

R: Sem dúvidas eu gostaria de ser como Hermione Granger, de Harry Potter. Ela é uma garota de atitude, determinada, muito inteligente, e um tanto mandona, mas é minha personagem favorita.

- Qual a melhor parte de se ter um blog?

R: Eu comecei a blogar à pouco tempo, pelo menos aqui, e não tenho (ainda) tags interessantes, mas acho que o melhor é poder escrever sobre como me sinto. Talvez não diretamente, pois eu faço um uso exorbitante de textos em que indiretamente coloco aquilo que penso, como a falta de amor no mundo, entre outros assuntos. 

- 5 Coisas que você não suporta:

R: Falta de compaixão, falsidade, quando alguém critica um assunto sem tomar conhecimento sobre o mesmo, racismo de todos os tipos e inveja.

- 5 Coisas que você ama:

R: Primeiramente à Deus, ler muito (principalmente Harry Potter), o livro que estou escrevendo, minha família e meus amigos, que me apoiam e fazem da minha vida mais colorida.

- Você acha que seu blog é Divo?

R: Eu creio que sim. Acho que ainda terei que melhorá-lo muito e crescer como pessoa e escritora para fazer dele um super divo perante os outros, mas perante a mim mesma, estou satisfeita com o meu espaço aqui. 

- Deixe uma mensagem para seus Leitores:

R: Eu quero dizer que vocês sim são meus divos, e apesar de não conhecê-los pessoalmente. Vocês são as pessoas que mais me estimulam a escrever, sem esse apoio, minha caminhada pelo mundo da literatura seria bem mais árdua. Eu amo todos vocês, desde meus leitores aqui nesse blog, quanto do meu antigo, só tenho o que lhes agradecer. Mesmo. De coração. 

Blogs que escolhi para repassar:

Sabrina Castro
Nova Ordem Society
Garoto nerd
Feitiço das Palavras
Asas literárias
17 invernos
Deixa que eu te conto
Leituras & Devaneios
One Direction Histórias
Mundo literário

É isso gente, espero que tenham gostado,

beijos,

Juliana.


A menina que roubava livros

Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínsica 
Gênero: Romance


Olá pessoal, depois de uma semana sem postar nada aqui, finalmente tomei vergonha na cara e preparei uma postagem.
A Menina que roubava livros é o book ideal para pessoas que gostam de História.

•Eis um pequeno fato•
Você vai morrer

Nossa protagonista é Liesel Meminger, uma garota de apenas 9 anos de idade, que se vê sozinha no mundo quando perde sua mãe.
Ela e seu irmão seriam adotados por uma família alemã, mas seu irmão morre, deixando-a completamente sozinha.

Com a nova família, ela aprende a ler com a ajuda de seu pai adotivo e sente prazer em roubar livros.
O primeiro que têm foi encontrado em meio ao lixo, e se chama "O manual do coveiro" tem valor sentimental, pois faz com que ela se lembre de sua mãe e irmão.
Sua nova mãe lava roupa para a alta-sociedade, e as vezes, Liesel vai com ela. Em uma dessas idas, na casa do prefeito, ela descobre a imensa biblioteca que o mesmo tem, e frequentemente volta ali para ler.

A mulher do prefeito, que perdeu seu único filho, recebe Liesel e até dá um livro para a menina.
Mas, chega um dia em que o prefeito e sua mulher dispensam a mãe de Liesel, sendo assim, ela não poderia voltar mais ali para ler tranquilamente seus livros.
Eis que surge uma ideia.

Com a ajuda de seu melhor amigo, ela passa a entrar "escondida" na biblioteca do prefeito, e rouba livros.
Mas esses furtos ocorrem esporadicamente.
Vivendo na época do nazismo na Alemanha, seus pais abrigam um judeu no porão de sua casa, o qual acaba se tornando um grande amigo de Liesel.

Através desse livro, o ilústre Markus Zusak conta a história do ponto de vista da Morte, isso mesmo, a Morte é a narradora dessa incrível história, que se passa na Alemanha Nazista, ao mesmo tempo em que a Segunda Guerra Mundial está ocorrendo.

Esse é justamente o tipo de livro surpreendente.
A leitura flui rapidamente, e é possível aprender muito com ele.
Mas o melhor, foi o final do livro, que me surpreendeu muito.


Espero que este livro impressione a tantos quanto impressionou à mim. 
Não sou boa em fazer resenhas, então vou parando por aqui, com 

 •ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA•
Os seres humanos me assombram. 

Quem já leu esse livro? 
O que acham? 
Quero lembrar que dia 15 desse mês farei uma postagem em homenagem a Harry Potter. 

Beijos,

Juliana. 




05/07/2012

O mais sincero sorriso



Sai apressada pela avenida principal de Paris.

Tudo parecia tão triste e vago. Não sei se essa era a realidade, ou a minha tristonha percepção do lugar onde moro.

O céu estava em um cinza fraco, mas que se olhado de longe poderia muito bem ser considerado fumaça de alguma fábrica.

Arrumei minha touca sobre minha cabeça e enfiei minhas mãos nos bolsos externos do meu casaco preto. Pessoas riam à minha volta, casais de namorados se beijavam sentados em bancos da praça que um dia para mim, fora o melhor lugar para se estar com alguém.

Ah, o clima parisiense me agrada.

Atravessei às pressas à rua. Do outro lado do parque, as árvores apresentavam um aspecto medonho, de tão secas e sem vida que estavam.

Caminhei mais um pouco. Algo chamou minha atenção. 

Em meio a tantas árvores secas, encontrei algumas, uma fileira para dizer a verdade, de árvores com belas folhas rosa e espessas, que acrescentavam um charme especial, que sempre admirei em Paris.
Olhei para tudo aquilo encantada.

Não que árvores coloridas fossem um motivo de felicidade para alguém que vive em Paris, mas naquele momento, para mim, senti que era tudo que eu precisava.

Caminhei, sempre em linha reta, passando pelas árvores coloridas. O seu brilho me encantava, mas talvez não tanto quanto a cena que encontrei em seu final.  

Um morador de rua e seu filho ( se engana quem pensa que em Paris também não exista pobreza) estavam em um pequeno barraco, armado com alguns cobertores e madeira.

O menino sorria para o pai. Seu sorriso era mais lindo que já vi. Em sua boca faltavam alguns dentes e estavam amarelados, mas posso considera-lo bonito pelo simples fato de ser o único sincero em toda a minha vida.

Ele abraçava seu pai com muito carinho, um amor tamanho que há muito não via nas pessoas. 

O pai desvencilhou-se de seu filho, enquanto em meio a lágrimas dava seu último pedaço de pão para saciar a fome de seu filho.

Eu fiquei olhando a cena maravilhada. Outras pessoas passavam por eles, com seus narizes em pé e ignoravam aqueles dois como se ali não estivessem.

Eles poderiam ser ignorados pela sociedade, mas senti no fundo de meu peito que eles tinham o maior bem do mundo.

Não em termos materiais, mas algo pelo qual vale a pena lutar: o amor.

É disso que o mundo está em falta.



PS: Na minha página do face postei alguns textos antiguinhos meus, se quiserem ler, cliquem aqui. Postei esse lá e mais alguns outros que não estão aqui. 
Esse texto criei ontem, pois, com a final da Libertadores eu não consegui me concentrar na história que estou escrevendo. 
Peguei uma imagem do WeHeartIt e comecei a escrever algo que estivesse relacionado à ela. 
O final foi bem diferente e inusitado, eu sei, mas espero que tenha ficado bom. 

Um enorme beijo, 


Juliana. 

03/07/2012

A essência de uma princesa

Eu não tenho esse costume, mas algumas vezes eu gosto de ver fotos minhas de quando eu ainda era criança. Confesso que sinto falta daquela época, onde eu era somente uma garotinha ingênua e tímida,ansiosa por crescer. Ah, como aquele tempo era bom, embora eu ainda não soubesse.

Eu lembro que adorava ler histórias sobre contos de fadas. Eu realmente acreditava em princesas, que vivem em castelos encantados, rodeadas de príncipes bonitões, que sempre apareciam no final para salvá-las. É muito bom relembrar o passado, e, ainda mais perceber o quanto se amadureceu desde aquele tempo até o que se realmente é hoje.

O que me encantava antigamente, hoje, simplesmente não tem tanta importância assim. Eu aprendi que para ser uma princesa, não é necessário todo o luxo do mundo, jóias caras e vestidos fabulosos.

Uma vez eu vi em uma comunidade, uma coisa que me fez parar para pensar:'Se a Branca de Neve não tivesse comido a maçã envenenada,ela nunca teria conhecido o príncipe encantado. É essa a lição que devemos tirar de contos de fada, a verdadeira princesa, é aquela que faz as coisas acontecerem, que vai à luta, e não aquela que fica sentada esperando o mundo passar na frente de seus olhos.

As vezes é preciso que você se arrisque para que as coisas realmente aconteçam.

A princesinha de verdade não tem castelos encantados. A princesa da vida, é aquela que constrói seu castelo através das oportunidades que a vida lhe dá.

Nem todas as princesas usam vestidos chiques, tem príncipes aos seus pés, ou um final feliz para sempre.Existem princesas que estão escondidas e espalhadas pelo mundo usando seu all star velho,escutando música no fone de ouvido e sendo feliz até quando puder,porque essa é a essência da vida,fazer o melhor de si,enquanto o seu melhor ainda não seja suficiente para alcançar a verdadeira felicidade
.

Uma ótima terça-feira para todos leitores e escritores,

beijos,

Juliana.