03/12/2012

Nomes de personagens


Nota editada: Aqui postei mais nomes para personagens, se preferirem, comentem lá (será mais fácil para localizarem os comentários de vocês depois, e para mim também, rs). Grata. 

Olá, amores!

Hoje trago para vocês um tema que realmente me deixa confusa, e, aposto que não só a mim, mas para diversos escritores iniciantes: nomes de personagens e suas características. 

Sim, eu sou péssima para escolher nomes para personagens. O "livro" Meninas de Seda (que estou escrevendo.) se passa inteiramente no Brasil, embora boa parte da história se passará em um universo paralelo, que eu inventei. Mas isso não vem ao caso, o ponto que estou querendo chegar é que, passando-se no Brasil, nada mais óbvio seria que meus personagens tivessem nomes brasileiros, não é mesmo? 

Só que não (é impressionante como essa expressão ficou tão popular nas redes sociais, e é adequada a diversas situações cotidianas). Enfim, eu resolvi não colocar nomes brasileiros nos personagens. Talvez seja por estar tão acostumada com nomes típicos da região, então eu precisava de algo diferente. Mas a dica de hoje, vai para você que, assim como eu, também trava na hora de escolher nomes. 

Em primeiro lugar: Qual a essência do seu livro? Antes de mais nada, escolha o cenário onde se passará. Como eu já havia citado,  meu livro se passa no Brasil, mas em muitos momentos quase não deixa transparecer isso, então eu escolhi nomes estrangeiros a vontade. Mas caso seu livro tenha grandes aspectos brasileiros, que deem realmente a impressão de se passarem no Brasil, escolha nomes que combinem com esse cenário cultural. 

Em segundo lugar: São tantos nomes, um mais lindo do que o outro, que fica realmente complicado escolher um que combine perfeitamente com seus personagens. Eu creio que traçar as características principais dos personagens pode ajudar (e muito) na decisão do nome. Desde que defini o nome de meus personagens, não consigo mais mudá-los. Eu tenho a concepção de que se eu mudar o nome do personagem após definir sua personalidade, seria como matar aquele personagem, rs. 

Em terceiro lugar: Quando comecei a escrever, foi muito difícil encontrar nomes para os personagens. Sempre que encontrava, eram apenas cinco ou seis exemplos de nomes. Mas, se não me engano foi no Yahoo (não lembro exatamente qual a fonte), que encontrei mais ou menos 100 nomes femininos e masculinos para personagens, confere só: 

Masculinos:

Femininos: 

Nota: Esta parte é editada. Me foi sugerido por uma leitora, a Ana Carolina, um excelente site onde você pode gerar um nome/segundo nome e sobrenome para seu personagem, além da nacionalidade a qual ele pertence, vale a pena a conferida: Behind the name.

Nota: A pedido de alguns leitores, fiz uma postagem em relação à sobrenomes também: Sobrenomes para personagens
E não deixem de curtir nossa página do facebook, Rainha da Epifania

Nota atualizada em 15/07/2015: Meus amores, como eu ainda recebo muitos comentários nessa postagem, e não consigo responder todos eles, enviem suas dúvidas através do e-mail ser-escritora@outlook.com. 

Abraços. 

579 comentários:

  1. Me ajudou muito. Estava à procura de nomes para personagens de um livro que estou iniciando, quando me deparei com a postagem aqui.
    Charlotte e Magan são nomes lindos, porque não pensei neles antes?

    Beijinhos de caramelo*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, fico tão feliz que lhe tenha ajudado, Anônimo.
      A escolha de um nome é uma parte realmente complicada, hehe.
      Esses nomes são lindos*-*

      Beijos.

      Excluir
  2. Muito obrigada, JU!!! Eu to começando a fazer um livro e precisava de ideia pra nomes dos persongens mesmo!!!
    Mega valeeeeeu
    beiJU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa! É muito gratificante para mim saber que minhas dicas foram úteis*-*

      Beijooos.

      Excluir
    2. olá,eu estou escrevendo um livro de drama o nome é A JORNADA DE UMA VIDA e conta a história de um personagem chamado Fernando que aos 15 anos de idade resolve fugir de casa para deixar a sua mãe Kátia Marteline viver com o seu padrasto a sós já que o seu padrasto não gostava dele.2 anos depois de ter fujir de casa ele recebe uma noticia muito desagradável que a sua mãe Katia tinha sido morta a facadas pelo seu marido(MEU PADRASTO)e ele vira morador de rua até que um dia ele descobre que seu pai está vivo...Então é nessa parte que está a minha duvida qual nome e sobre nome você acha que serve para um personagem brasileiro e de um Drama??? ME AJUDE POR FAVOR desde já eu agradeço.

      Excluir
    3. Olá Anônimo!
      Para o nome, tenho como sugestões: Diego, George, Hugo, Conrado, Erico.
      Para sobrenomes: Duarte, Baldini, Fonseca.

      Beijos.

      Excluir
  3. Ju, você acha Roselyn um nome bonito? Ajuda, por favor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leni! Roselyn é um nome bonito sim. Creio que ele ficaria bom para uma personagem bondosa e inteligente, hehe.

      Beijos.

      Excluir
    2. Haha, obrigado pela ajuda. Mesmo. Roselyn, a bondosa haha

      Beijos.

      Excluir
    3. Hehe, boa sorte para você ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. Você pode me ajudar com sobrenomes americanos? hahah, muito obrigado hein? Já está nos meus favoritos... Quando você ver meu livro por aí, saiba que você vai ter um pedacinho dele pra você, hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brian, tudo bom?
      Eu encontrei um site que tem muitos sobrenomes americanos (começando pela ordem de popularidade nos EUA). O link é http://names.mongabay.com/most_common_surnames.htm

      Eu pretendo fazer uma postagem aqui sobre o assunto, mas creio que você esteja com pressa e demorarei alguns dias ainda para elaborar o post.
      De qualquer forma, espero lhe ter ajudado*-*

      Só para finalizar: Qual o nome do seu livro?

      Beijos.

      Excluir
    2. 1 espero que seja um site menhor do que este vou pesquisar valeu espero que me ajude em algo
      2 nao sei de que livro tu fala
      3 beijos vc tabem ju

      Excluir
  5. haaa , eu procurei procurei e não achei nomes legais pra
    fanfic que irei escrever , mas aqui achei uns , Obrigada mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lili! É ótimo e gratificante saber que te ajudei um pouco*-*


      Beijoos.

      Excluir
    2. por que nao esta mais falando mais comigo juliana nao viu minha postagem

      Excluir
    3. Não, me desculpe, mas não vi sua postagem ¬¬

      Excluir
  6. precisava de quatro nomes achei os quatros!
    brigada ! dificio escolher nomes paras os personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! A escolha de nomes realmente é uma parte muito difícil, mas pelo menos agora você já encontrou o que precisava \o

      Beijos.

      Excluir
    2. por que sempre fica mandando beijos
      e o abraça
      1 realmente e dificil
      2 se vc ta achando que eu encontre por que fiz a pesquisa
      nao nao fiz ainda
      3 tchau

      Excluir
    3. kibom que vc achou
      e que nomes vc escolheu

      Excluir
  7. ola juliana eu li e reli sua postagem mais mesmo assim não consegui achar um nome para meu livro poderia me ajudar :
    Esse meu livro vai se passar também no brasil e sera uma historia de amor entre dois jovens no caso o menino e loucamente apaixonado por uma menina que ele conheceu em sua escola no primeiro dia de aula . e a historia vai durar dois anos . eu me chamo gabriel tenho 13 anos e quero dedicar este livro a uma manina que conheci e quero surpreende-la gostaria de sua ajuda .
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      Creio que minha postagem não lhe ajudou muito, pois a maioria dos nomes são estrangeiros.
      Acho uma boa ideia colocar o nome dos personagens de acordo com suas personalidades ( tem um site ótimo, onde você pode descobrir o significado dos nomes, que é: http://www.significado.origem.nom.br/ )
      Alguns nomes que eu acho que serviriam perfeitamente para a garota, são: Sabrina, Danielle, Ana Beatriz, Mariana (um dos meus favoritos \o), Bruna, Camila, Taís e Brenda.
      Já para o garoto, algumas sugestões são: Ricardo, João Pedro, Roberto, Felipe, Fábio, Nicolas, Bernardo e Eduardo.

      Espero ter ajudado,

      beijos.

      Excluir
    2. e sua bura nao quero mais saber deste site por sua calsa outra coisa as possoas falam com vc e vc sinplismente nao responde ne estranho isso como quer manter um site se nao responde as perguntas dos outros e quando responde so fala merda ou nao sabe responder

      beijinhos

      Excluir
    3. Olá Anônimo! Tento responder a todos os comentários e e-mais que recebo, mas não tenho culpa por não conseguir responder da melhor forma possível, afinal, como sempre digo, não sou nenhuma profissional, e sim uma mera amadora.

      Excluir
    4. Não é querendo julgar ninguém, mas me intrigou esses comentários anônimos. E o que me intrigou mais ainda foi a sua paciência Juliana.
      Esse anônimo que veio aqui procurando nomes para personagens, e que não sabe nem escrever "difícil" corretamente. E que por ver que você não a respondeu (teria como responder?) te xingou mesmo você não tendo culpa de nada.
      Aviso aqui pro anônimo que te xingou e não tem nem coragem de se identificar: Vê se cresce, tá? Não precisa ser nenhum profissional pra querer escrever um livro, mas você precisa frequentar mais as aulas de português, seus erros são uma negação, querida(o). Não adianta uma pessoa como você dizer que só são uns errinhos simples, porque nem xingar corretamente você sabe. "Burra" São com 2 "R", "causa" é com "U" e não com "L", pessoas é com a letra "E"... muito óbvio, não acha? Então vê se passa a estudar mais o seu português, que ficar perdendo tempo xingando os outros sem causa alguma, tá?

      E Juliana, obrigada. Esses nomes me ajudaram muito (e vai ajudar muita gente ainda), salvo nos favoritos >.<
      Beijos :*

      Excluir
    5. Olá Viih*-*
      Eu fiquei intrigada também, e até brava no início, mas eu tento sempre me controlar (afinal, como blogueira existirão muitos comentários negativos pela frente). O fato é que todos os comentários que estão aqui eu respondi (e e-mails também, hehe), então não sei como eu não teria visto o comentário dessa pessoa pedindo minha ajuda ou algo assim.
      Enfim, nem ligo muito, kkkk.
      E obrigada, querida, é bom saber que tenho leitores como você :D

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Juliana! Eu estou escrevendo um livro e preciso do nome de um rei traidor, alguma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sakura! Tudo bom?
      Eu não tenho muitas ideias para nomes de reis traidores, mas um que li uma vez e achei interessante é Calabar.
      Me aparentou ser um nome forte que denota traição, rsrs.

      Beijos.

      Excluir
  9. Eu sou escritora,e amei nesses nome,ou tentar usar alguns deles.
    Obrigado por ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana!
    Estou escrevendo um livro e um dos personagens e um caçador.
    Poderia me ajudar a escolher um nome para ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Não sou muito boa no quesito nomes para caçadores, mas eu posso tentar, rs.
      Procurei no google alguns nomes, e encontrei estes, que serviriam perfeitamente para sobrenomes: Richards, Kirk, Shaw, Lawner, Chase, Spencer.
      Quanto ao primeiro nome, sugiro que escolha um dos cem que postei. Algumas dicas: Ethan, Kyle, Brandon ou Lewis.
      Espero ter ajudado,

      beijos.

      Excluir
  11. Realmente são nomes lindos..
    Tenho 16 anos e estou fazendo um livro.
    Espero que no futuro meu livro possa ser publicado, Se DEUS quiser.
    Obrigado pelos nomes sucesso para cada um de vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Anônimo!
      Também tenho 16, hehe \o
      Sucesso para todos nós*-*

      Beijos.

      Excluir
  12. Nossa...Muitooo Obrigada Mesmo Juliana :>
    Ajudoou muitooooo :>

    ResponderExcluir
  13. valeu juliana pelos nomes são muitos legais mais eu estou escrevendo um livro sobre um garoto que vivia em uma vilarejo de pescadores e seu sonho era ser marinheiro e preciso de um nome para um pirata vilão vc pode me ajudar que lembre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns nomes que encontrei em um livro que tenho em casa, espero que sirva de inspiração: Pepe, Riquelmes, Esteban, Arze, Jean-Thomas, Dulaien, Sharp, Bartholomew, Isidro, John, Jack, Drake, Francis...

      Beijos =)

      Excluir
  14. Margareth também é um bom nome feminino

    ResponderExcluir
  15. Oii Queria saber como dar inicio a um primeiro capitulo como começar??sem aquela historinha de "Era Uma Vez..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      O começo é sempre uma parte complicada do livro, e, sinceramente a parte que mais me intriga.
      Isso dependerá muito de qual o gênero do seu livro.
      É romance de amor? Terror? Comédia?
      Rs, o principal é que prenda a atenção do leitor desde a primeira linha.
      Li isso em um blog, só não lembro qual, e me serviu de inspiração:

      "Paul parou freneticamente e analisou o relógio em seu pulso.
      Ela estava atrasada."

      Esse começo deixa aquela sensação de curiosidade, sabe?
      Quem é Paul? Por que ele está preocupado com o fato de que a pessoa que espera está atrasada?
      O que acontecerá com eles? Serão os dois agentes trabalhando em um caso para o FBI, ou um simples casal de namorados?

      Deixe aqui sua opinião, e, caso precise de mais ideias, posso fazer o possível para ajudar ;)

      Excluir
  16. Ajudou bastante, estou abrindo um jogo... Porém usarei os nomes que você deu ideia, amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Fico realmente muito feliz quando leio comentários assim*-*
      Antes de mais nada, o objetivo do blog é ajudar outras pessoas, obrigada ;)

      Beijos.

      Excluir
  17. oi estou pensando em criar uma fanfic sobre Percy Jackson, caso já ouviu falar,vc entenderá como será a história. é sobre uma menina( que ainda não tem nome) e descobre ser filha de apolo, deus do sol, na mitologia grega. Esta menina ao descobrir que é meio sangue passa a descobrir mais sobre seu passado, e descobre ter um grande poder, ao chegar ao acampamento meio sangue, vive uma vida tranquila até descobrir uma profecia,que os filhos do chalá de atena estão sumindo. eu não tenho uma história completa, preciso de sua ajuda, mas tudo que tenho é isso, gostaria que vc me ajudasse a escolher nomes, e etc. poderia me ajudar respondendo um e-mail à christianadebol@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço Percy Jackson sim, aliás, amo ♥
      Ficarei feliz em ajudá-la, já lhe enviei um e-mail ;)

      Beijos.

      Excluir
  18. Olá! poderia me ajudar a colocar um nome para a cidade do meu livro e um livro de fantasia (gostaria de um nome bem criativo em ingles)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish... nomes para cidade é algo no qual eu realmente não sou boa :/
      Mas um que vi e achei legal é o "Outside Judge", que é a forma em inglês de "Juiz de fora".
      Você poderia aderir essa ideia, passando algum nome de cidade brasileira para o inglês.
      Não sei se daria certo, mas é válido tentar ;)

      Beijos.

      Excluir
  19. Uma prova que eu sou muito ruim em escolher nomes é o meu nome aqui nos comentários. Pois é, eu realmente não sabia que Ross era um nome masculino (bem, ele é as inicias do meu nome, que é Rossana) tomara que seja "tanto faz" masculino ou feminino.
    Também acho que mudar o nome de um personagem mata sua essência. Por que acabamos ficando tão apegados aquilo que nem cogitamos a ideia de mudar.
    Sempre fiquei um ano escolhendo o nome dos protagonistas, depois até de iniciar a história e nunca pensei em determinar qual será sua personalidade, para mim as coisas iam simplesmente vindo e se formando. O que está errado.
    Adorei suas dicas, com certeza usarei elas ao decorrer de minhas histórias. Obrigada certo? Ah, também é bom, se ter algum conhecimento sobre desenho, tentar passar sua ideia de personagens e cenários para o papel. Não é fácil, mas vale a pena tentar.
    Obrigada novamente ^-^ .hipnotyzing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, obrigada Rossana.
      Ross é um nome masculino no inglês, não sei se existe algum problema na nossa língua.
      É fundamental escolher as personalidades antes, pois no decorrer da história os personagens podem ficar parecidos demais, e você acaba se confundindo.
      Eu que agradeço, precisando de ajuda, é só comentar ;)

      Beijos.

      Excluir
  20. Alessandra guimaraes31 de maio de 2013 às 07:30

    Ooi ju obrigada voce me ajudou muito .agora eu queria sugestao pro nome do meu romance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra! Obrigada.
      Como será seu romance?
      Me dê uma síntese, sinopse, algo que tenha em mente para ele, talvez eu possa lhe ajudar =D

      Beijos.

      Excluir
  21. QUE PAIS E ESSE pora do caranho

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Gente socorro, me ajudou MUITO. Obrigada, de verdade, amei!

    ResponderExcluir
  24. Olá JU muito obrigado você me ajudou muito mesmo muito obrigado esse realmente foi o melhor site que eu encontrei adorei suas dicas criativas!!! :)

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada Juliana ! Estou fazendo meu primeiro livro e voce ajudou muito. Adorei seu blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata!
      Boa sorte com seu primeiro livro, hehe*-----*

      Beijos.

      Excluir
  26. Que nome eu poderia usar para um protagonista de ação , ele tem que provar a inocência dele de um assassinato antes que o capturem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Henrique!
      Acredito que Kyle, Mitchell ou Mason são nomes que combinariam ;)

      Beijos.

      Excluir
  27. Nossa você me ajudou muito mesmo,obrigada :)

    ResponderExcluir
  28. Olá Juliana!
    Meu nome é Jenifer(como voce pode ver ali em cima) e eu gostaria que voce me ajudasse á escolher um nome para mnha protagonista.Ela descobre um segredo de uma empresa muito famosa e daí ela foge dos 'vilões' e etc. como os nomes que voce colocou ali são TÃO LEGAIS,eu fiquei meio indecisa e já troquei um zilhão de vezes,PLEASE HELP ME!
    atc.Jeni-San

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jenifer!
      Bom, o processo de escolher um nome é realmente complicado, e, como eu já disse, parece que quando trocamos o nome do personagem, tenho a impressão de que de alguma forma a personalidade dele também muda.
      Pelo pouco que você descreveu, ela aparente ser forte e determinada, então alguns nomes que eu sugiro são: Suzana (ou Susie), Simone (que significa "aquela que tudo ouve", rsrs), Olga, Julieta.

      Boa sorte,

      beijos :)

      Excluir
  29. Obrigado mesmo! Mas tenho um problema. Achei na postagem o nome Charles, e adotei ele para protagonista, e agora só falta um sobrenome marcante. Alguma dica? obg por td. Meu nome é Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, tudo bem?
      Bom, eu não sei exatamente como será esse protagonista, mas selecionei algumas possíveis combinações:

      1. Charles Collins;
      2. Charles Campbell;
      3.Charles Dassi;
      4. Charles Zanetti;
      5.Charles Gottardi;
      6. Charles Mansur;

      Espero ter ajudado,

      beijos :)

      Excluir
  30. Oi Juliana, será que você podia me ajudar? Estou tentando criar um livro mas estou com problemas com o nome do vilão :p Ah, a história se passa em um mundo de fantasia, que lembra a idade media
    Bjos e obrigada desde já :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?
      Não sei se posso lhe ajudá-la de uma maneira muito boa, pois este é um assunto que não domino muito, mas com base em alguns livros que li, e uma breve pesquisa, posso lhe sugerir estes: Clodio, Amrrique, Roger, Conan.

      Sobrenome: Grosseteste, Duns, Ockham.

      Beijos.

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada, mas eu acabei seguindo o conselho de uma amiga e usei o nome Calabar, mas creio que irei aproveitar suas sugestões para outros personagens. Beijos :3

      Excluir
    3. Hehe, tudo ok ;)
      Calabar é um nome muito misterioso ;)

      Beijos.

      Excluir
  31. Olá JU estou adorando seu site, estou fazendo um livro de suspense e mistério (é o tipo de livro que eu gosto)mas não estou conseguindo achar um nome para minha protagonista você pode me ajudar? adoraria um nome marcante para uma garota tímida e quieta
    muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo, obrigada :)
      Bom, nomes que eu acho bonitos para garotas tímidas (não sei se são tão marcantes assim, rs), mas eu gosto são: Alexandra, Margaret, Eliza, Catarina, Muriel, Tássia.

      Beijos.

      Excluir
  32. Muito obrigada Juliana, adorei suas dicas, são ótimas! Eu sempre gostei de escrever e estou aproveitando as férias para colocar isto em prática, realmente escolher nomes é muito difícil. Ainda não comecei, mas tenho parte da ideia em mente, escreverei um romance, com muitos sonhos.
    Boa sorte para os livros, com certeza um dia eles serão publicados, como eu espero que os meus também sejam!
    Muito obrigada.
    Beijos, Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Boa sorte para os SEUS livros", desculpa, faltou este detalhe.

      Excluir
    2. Olá Lu. Muito obrigada pelo carinho para comigo e com o blog.
      Quando escrevi esse post (no início de dezembro de 2012) eu estava escrevendo um livro, o qual não deu muito certo, e até fiquei um tempo sem escrever nada, mas agora já surgiram novas ideias, hehe.

      Mais uma vez, obrigada, e desejo-lhe tudo em dobro para seus livros.

      Beijos :)

      Excluir
    3. Muito obrigada mesmo! Estou adorando o seu blog e você escreve muito bem! Parabéns!
      Beijoos

      Excluir
    4. Hehe, sou eu quem agradece, Lu, afinal, um blog não seria nada sem seus leitores,

      beijos.

      Excluir
  33. Por que segestões de nomes anglo-saxônicos? Isso é só pra quem quer escrever ficção norteamericana? Ou é resultado do excesso de enlatados da TV a cabo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.
      Escrevi esse post ano passado, e o motivo foi que muitos leitores gostam de nomes norte-americanos para seus personagens (eu mesma escrevi-os assim).
      Entretanto, farei (em breve, espero eu), uma postagem com nomes brasileiros.

      Beijos.

      Excluir
  34. Eu gostei deste blog e ele me ajudou a escolha de 5 nomes, mas Juliana vc tem um outro nome masculino com a letra T para mim, pois gostaria de um mais simples, leve e gentil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Atar, tudo bom?
      Bem, posso lhe indicar alguns nomes, como: Tadeu (significa corajoso), Tarcísio (coragem, confiança), Tiago (adoro esse).

      Espero ter ajudado,

      beijos.

      Excluir
  35. Eu gostei deste blog e ele me ajudou a escolha de 5 nomes, mas Juliana vc tem um outro nome masculino com a letra T para mim, pois gostaria de um mais simples, leve e gentil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou a Ju mas tentarei ajudar, rs. Alguns que eu conheço são Ted, Thomas, Terence, Tim, Taylor... Bom, são alguns, espero ter ajudado pelo menos um pouco (:

      Excluir
    2. Esses nomes são muito bons, Anônimo ;)

      Beijos.

      Excluir
  36. Oiiê jü !! Me chamo Bia :3

    Obrigadoo pela ajuda nos nomes ^=^
    Vc foi minha salvação haha

    Bjks ! Sucesssos =}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bia :3
      Tudo bom?

      E que agradeço pelo carinho, haha*-*

      Beijos, e tudo em dobro para você.

      Excluir
  37. Oiiiii

    Adorei os nomes todos me ajudaram pra fazer meu livro obg

    ResponderExcluir
  38. Oi Ju!
    Estou começando a experiência de escrever um livro agora, e queria saber sua opinião. Acha "Nathan" um bom nome para o personagem principal? Bom, ele é um menino tímido, mas também quero que ele tenha um nome marcante sabe? rs
    Ah! Adorei a postagem, minha mente trava quando penso em nomes, obrigada por ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Haha, Nathan é perfeito. Nunca vi nenhum personagem com esse nome, então será bem marcante sim, sem deixar a personalidade dele de lado.

      Por nada, e boa sorte com seu livro, escrever é uma experiência única,

      beijos.

      Excluir
  39. Nossa, amei as dicas de nomes... mas os meus vão ser bem diferentes... eu vou inventá-los, jah q dar nome para personagens eh uma das partes q mais gosto das minahs histórias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalia! Obrigada, inventar é uma tarefa difícil, boa sorte, heheheh,


      beijos.

      Excluir
  40. Olá, gostei de alguns nomes. O que vc acha da "Marinna"? Meu personagem seja bondosa, humilde e simpática. Acha que isso combinaria? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinna é um nome doce e gentil, acredito que possa combinar com a personagem, por não ser nada grotesco, mas simples e bonito ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Demorei pra responder, desculpa. Ah, fico feliz ^^ Na verdade, tenho um melhor amigo meu q disse q esse nome não combinaria ai fiquei dúvida, entende? Pesquisei sobre significado esse nome e resultado foi Sábia e responsável. E também havaiana.

      Excluir
    3. Hehe, sendo assim, esse nome(a meu ver) é a escolha perfeita ;)

      Beijos.

      Excluir
  41. Olá, sua postagem me ajudou muito. Tenho 13 anos e precisava de ideias para planejar o meu segundo livro. Muito Obrigada! :)


    ~~Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Amanda! Boa sorte nesse segundo livro, hehe, muitos outros ainda virão ;)

      Beijos.

      Excluir
  42. oi juliana :) eu estou com dificuldade de "inventar" um nome de uma cidade ,que eu queria que fosse em ingles... eu já li um comentario por um Anônimo que perguntava a mesma coisa,mas sempre que escolho um nome,parece que nao se encaixa... Por Favor,me ajude ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayana! Tentarei te ajudar... peguei alguns nomes em português, e passei-os para o inglês, confere só:

      - Victory of Conquest;
      - River of fire;
      - Meadowns;
      - Fortress;
      - Jordan Fields.

      Espero tê-la ajudado =)

      Beijos.

      Excluir
  43. Olá Juliana! Achei essa página por acaso, adorei os nomes.
    Estou escrevendo um roteiro para fazer uma gravação de um seriado, só que me faltou os nomes das personagens e achei alguns aqui. Obrigado! Só mais uma coisa, gostaria de saber se você sabe de alguém que tem algum livro de autoria própria que queira transformar em filme, se tiver me indica? Estou procurando alguma história interessante para gravar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco! Tenho um amigo que está escrevendo um livro, mas infelizmente ainda está parado, rsrs.

      Quando souber de alguém te aviso sim, e boa sorte com a gravação do seriado ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção Juliana!
      Admiro muito o seu blog, são poucas pessoas que conheço tão inteligente como você. Parabéns!

      Excluir
    3. Olá Marcos! Eu que agradeço pelo elogio ao blog (e o inteligente direcionado a mim, rsrs).

      Obrigada ;)

      Beijos.

      Excluir
  44. oi, obrigada. Ajudou muito. eu tbm escrevo, a um tempinho já, mais uma dificuldade q eu sempre tive foi de escolher nomes para os meus personagens!! obrigada por me ajudar!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa! Essa postagem surgiu justamente pela minha dificuldade em escolher nome, kkk.
      Pensei que outras pessoas estavam na mesma situação que eu, e eis que o post surge, rsrs.

      Obrigada,

      beijos.

      Excluir
  45. Obrigada! Me ajudou muito! Eu estava iniciando um livro de terror,e precisava de novos nomes.

    Beijos de morango com chocolate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ceel*-*
      Eu que agradeço, rsrs. Fico extremamente feliz por poder lhe ajudar.

      Beijos.

      Excluir
  46. ola juliana gostaria de achar um nome para meu personagem é um garoto que adora lutar e por isso deve fazer uma missao de achar 3 pedras da profecia para destruir seu grande inimigo
    Bom a minha historia esta meio resumida e quero sua ajuda para achar um nome para o garoto e para o vilão espero q vc me ajudee!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Posso te ajudar sim. Como não conheço suas personalidades, fica mais difícil, mas farei o possível para indicar bons nomes.
      Eu sugeriria para o garoto o nome Anselmo (pessoa determinada, que luta pelo que quer, tem personalidade forte, etc).
      Para o vilão sugiro que ele tenha dois nomes: um normal, e outro diferente que o caracterizará (tipo Tom Riddle/Voldemort).
      Sugiro os nomes Anthony/Apollyon.

      Beijos.

      Excluir
    2. muito obrigada você é d++ adorei o seu blog e a sua ajuda sem duvidas vou usar esses nomes que você me disse.
      beijocas!!!

      Excluir
    3. Own*-* Eu que lhe agradeço Anônimo *o*

      Beijos ♥

      Excluir
  47. ola Juliana gostaria de saber se me pode ajudar a encontra um sobrenome para a minha personagem ela se chama de Nicholas e ele é muito rico e eu preciso de sabre para por no nome da empresa dele mas não consigo achar
    nenhum que fique bem.... por favor pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Espero poder ajudar-lhe sim.
      Alguns sobrenomes bem interessantes são: Galliardo, Longatto, Bertozzi.

      Boa sorte*-*

      Beijos.

      Excluir
  48. oi eu gostaria de encontra sobrenomes bem marcantes poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Emilin, posso ajudar sim.
      Como não sei sobrenome de qual cultura você quer, tentarei te ajudar com o melhor que puder:
      Bertolli, Bianchini, Bornhofen, Bozzano, Braga, Damakoski, Omborgo, Zuccareli.

      Esses são apenas alguns, beijos e espero ter ajudado ;)

      Excluir
  49. Parabéns pelo site Juliana, a questão de escolher nomes é uma terefa complicada mas com todas essas sugestões facilita e muito; poderia me indicar um sobrenome marcante? vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, muito obrigada ;)
      Poderia sim, afinal, é a mesma situação da Emilin, hehe (não irei repetir os sobrenomes, mas caso queira dar uma olhada /\)
      Alguns sobrenomes interessantes: Baldocchi, Giacomet, Ranconi, Roncelli, Santinato, Scarione, Scopelli, Van der Vinne.

      Beijos e espero ter ajudado ;)

      Excluir
  50. Santinato pegou muito bem *__*
    Obrigado e sucesso com o blog :DDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme! Santinato é lindo, hehe*-*

      Eu que agradeço,

      beijos :D

      Excluir
  51. nossa vc ajudou muito mesmo vc tbm poderia me ajudar com os sobrenomes ne.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, posso ajudar sim. Não sei qual a nacionalidade dos seus personagens, mas separei alguns sobrenomes bacanas, misturando algumas nacionalidades:
      Cavalieri, Baroni, Feudatari, Nobili, Tanner, Quarre de Boiry, D'Ardy, Sabatelli, D'Angelo, Espargosa, Santinato, Gabardi, Paccalari.

      Beijos.

      Excluir
  52. Juliana,tambem sou Potterhead,desde o 7 anos,me alegrei muito ao ler sua biografia,pois Harry Potter+Escrever Livros,é o que tenho de melhor,apesar da pouca idade(12 anos),adoro escrever contos de Romance,Aventura e Ação,Fantasia e Terror.

    Grato Maycon Damaceno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon! Sou eu quem lhe agradece, hehe.
      Também comecei a escrever cedo (embora tenha 16 agora, mas comecei um pouquinho antes). Aproveite bem essa idade para escrever o máximo possível. Boa sorte, e boas ideias ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Thanks,vlw pela dica pode deixar farei.

      Eu Juro Solenemente que irei escrever para o resto da minha vida!kkk



      Grato Maycon

      Excluir
    3. Hehehehe, é isso aí garoto!
      Escrever forever ♥

      Excluir
  53. Me ajudou bastante, estou escrevendo uma fanfic e preciso muito de nomes! Tem alguns nomes que combinem com Kirsty? Simplesmente me apaixonei por esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Destiny! Não sou a pessoa mais indicada quando o assunto é combinação de nomes com sobrenomes, mas posso tentar, hehe:
      1: Kirsty Collins;
      2: Kirsty Campbell;
      3: Kirsty Scopelli;
      4: Kirsty Thompson.

      Beijos.

      Excluir
  54. Oi, estou escrevendo uma Fic e preciso de nomes. O que você acha de Charlotte, Scarlett e Luke???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Charlotte é um de meus nomes preferidos :3
      Skarlet é bem legal, mas acho que Luke pode lembrar alguns personagens famosos com o mesmo nome, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  55. Respostas
    1. Muito bom ler isso, Niko!
      Boa sorte com seus projetos.

      Beijos.

      Excluir
  56. olá ju , eu sou um gamer e sempre antes de começar a jogar fico em duvida de colocar nomes nos meus personagens , se possivel me ajude em um nome posso usar em jogos de tiro , obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Essa é uma área que realmente não sou muito boa.
      Mas posso te indicar alguns, que, acredito eu, sejam apropriados: Cannis, Zandor, Tyson, Dante, Rester, Tom Raider...

      Boa sorte,

      beijos.

      Excluir
    2. Ah, e aqui tem uns nomes bem legais também: http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/oscb-quais-os-melhores-personagens-masculinos-dos-jogos-de-a%C3%A7%C3%A3o-e-aventura.143872/

      Excluir
  57. Estou escrevendo uma história que se passa no Brasil, mas tem personagens britânicos e norte-americanos, também. Como minha intenção é que estrangeiros também leiam essa obra, na tradução em inglês que farei assim que acabar, eu preciso dar um nome ao protagonista brasileiro que soe legal e seja comum (mas não batido) e não seja difícil de ler para eles. Outros personagens têm nomes que podem ser complicados. Mas esse é um dos protagonistas, o nome dele será repetido muitas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.
      Para seu personagem, sugiro os nomes: Ricardo, Edgar, Edmundo, Heitor, Conrado ou Eduardo.

      Não conheço bem sua personalidade, mas são nomes bacanas.

      Beijos.

      Excluir
  58. MUITO OBRIGADO!!!!!!!!! TE agradeço profundamente!!!!!! Estou escrevendo meu primeiro livro, mas não sabia que nome dar a um dos personagens e você me salvou completamente. vi seu blog hoje mesmo e , acredite se quiser, virei sua fã!!! Mais uma vez obrigado, terá mais uma leitora em seu blog de agora em diante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Eu fico imensamente feliz quando leio algum comentário assim, pois vejo que meu objetivo com essa postagem foi atingido: criar algo que sirva para os leitores.

      Muito obrigada, mesmo*-*

      Beijos.

      Excluir
  59. olá juliana os nomes realmente sao bonitos e eu adorei,eu estou escrevendo um romance mas exatamente nao sei que nome colocar no titulo sera que vc pode me ajudar,esse é meu primeiro livro e estou muito indecisa,desde já muito obrigado vc me ajudou bastante com os nomes dos personagens,beijos eu um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, posso ajudá-la sim, mas me envie o máximo de informações sobre o livro, se possível ;)


      P. S.: Tentei responder seu e-mail, mas deu falha ao enviar.

      Beijos.

      Excluir
    2. o livro é um romance,a minha personagem se chama emma ela é dona de uma empresa de modas bem influenciada nos negócios de moda ela vivia bem e nao se preocupava com nada so em trabalhar ate conhecer jhon que ira mexer com sua cabeça e ele ira lhe mostrar o que é amor de verdade...bom isso é o que estou escrevendo mas nao sei se ficou bom e tbm nao sei que titulo colocar sera que vc pode me ajudar com isso?

      Excluir
    3. Olá Greicyane!
      Eu costumava colocar o nome no final do livro, pois assim a história não ficaria tão limitada ao título.
      Sou péssima com nomes para livros, mas posso tentar:
      - O presente de amar;
      - Amor inigualável;
      - Doce paixão;
      - Aventura da paixão;
      - Uma chance para amar;
      - O amor em seu olhar.

      Só consegui pensar nesses agora, caso pense em outro, eu comento aqui.
      Ainda reforço a dica: coloque um nome provisório, mas quando finalizar a história, mude para algo mais adequado ao que tiver escrito.

      Beijos, e boa sorte ;)

      Excluir
    4. obrigado adorei esses,e muito obrigado por me ajudar esses estão bons antes eu estava com duvidas mas agora que vi esses titulos ja esta me ajudando bastante,muito obrigada,e um grande beijos e boa tarde :)

      Excluir
    5. Olá Greicy! Eu que lhe agradeço pela visita ;)
      Muito obrigada, e sempre que precisar, estou a disposição.

      Beijos e sucesso!

      Excluir
  60. o livro é um romance,a minha personagem se chama emma ela é dona de uma empresa de modas bem influenciada nos negócios de moda ela vivia bem e nao se preocupava com nada so em trabalhar ate conhecer jhon que ira mexer com sua cabeça e ele ira lhe mostrar o que é amor de verdade...bom isso é o que estou escrevendo mas nao sei se ficou bom e tbm nao sei que titulo colocar sera que vc pode me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Olá, adorei a postagem mas ainda estou em dúvida! Minha história chama atenção para como nos usamos de mascaras em nosso cotidiano e esquecemos de nos mesmos, de nossa felicidade. A personagem principal será uma moça que trabalha em um cargo de liderança, sempre durona, mas que usa isso para esconder sua insegurança e fragilidade. Daí ela conhece um cara que muda tudo, faz ela viajar e se soltar daquilo que ela não é. Não sei se coloco um nome forte por ela ser durona ou coloco um nome mais romantico, algo que seja contrario ao estilo dela justamente para mostrar que ela não é essa pessoa insensivel. A história se passa no Brasil (por enquanto! Sempre penso na história como um filme em preto e branco, em algum lugar da Europa.. calçadas de paralelepípedos, praças, fontes, mas como nunca fui a um lugar assim fico com medo de escrever e falhar). Dentre os nomes pensei em: Maitê, Alice, Isis, Heloísa... mas estou aberta a outras opções!
    Desde já agradeço, e muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid!
      Sobre o lugar: caso não queira escrever no Brasil, invente um lugar Europa afora (e claro, pesquise bastante sobre o continente na época escolhida, ficaria bem bacana).
      Sobre a personagem, acho que um nome romântico ficaria muito contraditório, então sugiro um nome que seja meio termo: nem de garotas bem românticas, nem das muito duronas.
      Maitê é um nome bem interessante. Caso queira outras sugestões, sugiro:
      - Bárbara Cristina,
      - Naomi;
      - Débora;
      - Elizabete;

      Ou, para um nome romântico, Safira.
      Nesse caso, pensei em usar um apelido mais grotesco para ela, e conforme ela for demonstrando sua personalidade, revelar seu verdadeiro nome. O que acha?

      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada por ser tão rápida na resposta! hahaha Quase não dormi essa noite de tão ansiosa. Bom deixei por Maitê mesmo. To pensando em começar no Brasil e ter uma viajem no meio. Mas obrigada mesmo! Se der tudo certo você aparecerá nos agradecimentos pode ter certeza! :)

      Excluir
    3. Olá Ingrid! Geralmente demoro mais, hehehe.
      Espero que tudo dê certo nesse e em muitos outros livros seus que virão pela frente.
      Agradeço o carinho,

      beijos.

      Excluir
  64. Adorei suas dicas, ajudou bastante em achar nomes para alguns dos personagens em meu livro, mas não consigo decidir-me em algum interessante para o mocinho do livro. Poderia me ajudar?

    O mocinho da história é um vampiro, ele é bastante rude quando se zanga, meio mandão, apesar que a mocinha dificilmente segue as ordens dele, é do tipo que sabe que quer e a mocinha tira toda a vida dele dos eixos de certa forma. Algo legal de mencionar também é que a química entre ele e a mocinha, que no meu livro já tem o nome decidido de Nara, é quase que absurda logo no primeiro encontro, como se um se atraísse pelo outro imediatamente. Ele tem grande influência na sociedade atual, que na minha história sabe sobre a existência dos vampiros já faz meio século, e está cotado para ser o próximo rei dos vampiros com a morte do rei atual.

    O nome pode ser de qualquer origem mesmo, mas gosto especialmente dos nomes ingleses e americanos, o livro não determina ao certo onde se passa a história por se passar em uma cidade fictícia deixando a imaginação da pessoa decidir o local.

    Então? Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dada! Como você disse o nome da mocinha, e havia pensado em escolher um nome que combinasse com Nara (mas não sou boa em shippar personagens, rsrs).
      - Leon (LeoNara, kk);
      - Declan;
      - Dylan;
      - Brandon;
      - Jordan.

      Essas são as minhas dicas para o mocinho principal, são nomes que, acredito eu, combinem com a personalidade dele ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Gostei muito de Declan e Leon. Vou pensar com calma em um dois dois. Valeu pela ajuda :)

      Excluir
    3. Por nada Dada, precisando, estou aqui para isso,

      beijos.

      Excluir
  65. BLOG SIMPLESMENTE FANTÁSTICOOOOOOOOOOOOOOOOO... MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  66. Obrigada, ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  67. muitooooo obrigadaaa!
    Garota, você não sabe o quanto você me ajudou. Eu sempre tive dificuldade em bloar nomes para os meus personagens.
    OUTRA DICA: quando eu não sei que nome vou dar, eu olho a personalidade dele e pesquiso nomes que tenham um significado que combine. a personagem principal do meu livro é muito extrovertida mas um pouco misteriosa. dei a ela o nome de Mitsy que quer dizer alegre/nebulosa. tem também outra personagem que é muito nobre, por isso dei o nome de Ludmila: "amada pelo povo". Acho que isso ajuda bastante!
    Mas, de qualquer maneira, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Eu já fiz e faço muito isso, ajuda bastante, e também ajuda a definir melhor a personalidade dos personagens a partir do nome, rsrs,

      Obrigada,

      beijos.

      Excluir
  68. ah sim! e existe um site que cria nome e sobrenome! você pode escolher ate se é para um personagem mitológico, ou ate a nacionalidade do personagem! olhem só: http://www.behindthename.com/random/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, isso ajudará muito a mim e aos leitores, hehehe,

      Obrigada ^^

      Beijos.

      Excluir
    2. obrigado Ana estava procurando ja ia perguntar a Juliana

      Excluir
  69. esses nomes são lindos eu vou usar no livro que estou fazendo. Você não podem acreditar, mas eu tenho 10 anos e estou fazendo um livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fofa (o),eu acredito e eu comecei meu interesse com + ou - 8 pra 9 anos por ai.
      Já q vc ta escrevendo um livro eu desejo parabéns e sorte com ele e me mande uma boa parte dele VLW?

      Excluir
    2. Olá Anônimos! Parabéns pela iniciativa, é muio bom começar jovem o prazer da escrita.
      Tudo de bom à vocês dois :3

      Beijos.

      Excluir
  70. Bom esses nomes me ajudaram muito para meu livro mitológico!!!!

    ResponderExcluir
  71. Foi muito útil, mas eu estou procurando, agora, sobrenomes... Não encontrei nenhum site.... Será que não tem como você publicar alguns??? Brigadinha... *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, você não me disse a nacionalidade, mas fiz esse post hoje mesmo, hehehe: http://ser-escritora.blogspot.com.br/2013/09/sobrenomes-para-personagens.html

      Espero que goste ^^

      Beijos.

      Excluir
  72. Voce acha bonito usar nomes compostos brasileiros? Por exemplo: Joao Paulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Acho sim, eu inclusive tenho, hehehe.
      É uma forma elegante de diferenciar os personagens, e creio que nomes compostos deem um aspecto diferente à personalidade deles.

      Beijos.

      Excluir
  73. Voce acha bonito usar nomes compostos brasileiros? Por exemplo: Joao Paulo...

    ResponderExcluir
  74. Hey! tudo bem? :)
    Ainda bem que fizeste este post, estou a começar a escrever um livro e uma das coisas em que perco sempre demasiado tempo é em encontrar e escolher nomes para as personagens que penso criar. Anyway, este post está a ajudar-me mesmo bastante, obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Savannah, tudo sim, e com você?
      Obrigada pela atenção ^^

      Beijos.

      Excluir
  75. Bom obrigada, me ajudou muito, estou escrevendo uma fanfic que pode virar um livro e precisava de nomes, obrigada por me ajudar

    ResponderExcluir
  76. Olá, estou escrevendo sobre uma história que se passa no futuro. Onde o planeta é atacado por aliens sugadores de almas. Minha personagem é uma garota de 18 anos, filha de alto escalão comandante do setor 5(cidade barreira). Ela se sente como uma prisioneira em seu proprio mundo, até que suas saidas as "escondidas" dao resultados e descobre que os "skilters", aliens, (nome ainda não definido) estão se afastando das cidades. Curiosa o porque disso acontecer ela sai do setor 5 em busca da verdade e descobre que a raça humana esta pelo seu fim.. Bom estou em duvida para com o nome da garota... E queria sugestoes de nomes femininos seus que se encaixasse com a perdonagem... Adoraria a sua opinião...

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Creio eu que posso ajudá-la sim, hehe.
      Sugiro alguns nomes que, embora aparentam ser delicados, são interessantes para garotas de personalidade forte: Alice, Clarisse, Anastácia, Beatriz, Paloma, Elizabete (Maria Elizabete também é uma ótima opção, embora seja mais indicado para garotas delicadas).

      Capriche no sobrenome, caso precise de ajuda também, estou aqui para isso ;)

      Beijos.

      Excluir
  77. Obrigado esta a procura de nomes , me ajudou bastante. até mais :)

    ResponderExcluir
  78. obrigada me ajudou bastante estava procurando nomes para os personagens do livro que estou começando a escrever o titulo seria ''entre lobos e vampiros''
    valeu bejinho

    ResponderExcluir
  79. Oi! Preciso de um nome bem brasileiro que combine com Luiza (Lu) e que possa ter apelido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Uma sugestão bem comum, mas muito boa, é Ana.
      Outro já não tão comum, é com Helena (Lena).
      Helena Luiza é bonito ;).
      Também sugiro Beatriz (Bia)

      Excluir
  80. Oi Juliana! Eu adorei seu blog e me ajudou bastante! Só que estou indecisa com alguns nomes, irei fazer uma fanfic sobre Percy Jackson (você deve conhecer). São duas irmãs gêmeas, de personalidade "forte", tipo, marrentinhas e irônicas, que sabem que são filhas de Zeus e elas voltam para o acampamento meio-sangue e tal, e realmente não sei que nome eu posso dar para as minhas duas personagens! Poderia me ajudar mais algumas sugestões? Obrigada!

    ResponderExcluir