03/12/2012

Características de personagens

A construção de uma personalidade não é algo fácil. Ainda mais quando se trata da personalidade de um personagem de livro, novela, conto, etc. 
Eu estava pensando em dar algumas dicas para construção de nomes de personagens, e já até comecei a construir a postagem, mas parei para pensar e cheguei a seguinte conclusão: não adianta apenas escolher o nome perfeito, que se adeque ao cenário, época, etc. O nome também deve combinar com a personalidade do personagem, e, é exatamente por isso que resolvi fazer essa postagem antes de postar sobre os nomes do personagens.
Vamos ao que interessa, rs. Esses serão apenas alguns exemplos que me vieram à mente, existem muitos outros, caso queiram acrescentar, fiquem a vontade nos comentários.

Inteligente, culto, racional: É aquela pessoa/personagem que sempre tem um livro por perto. É tido como uma Wikipédia humana, pois sempre que está conversando com alguém, cita algum trecho que leu, ou complementa uma frase com: Eu li em tal lugar que...
Uma pessoa pouco emotiva, que prefere usar sua racionalidade para tudo. Sabe de tudo um pouco, mas tem um determinado tema que se destaca (história, biologia, criptografia, etc.). Em sua casa tem uma vasta estante repleta de livros, e seus lugares favoritos no mundo são a biblioteca e a livraria.

Emocional, depressivo: Uma pessoa que só fala em morte, simplesmente.É melancólico(a) e as pessoas não se sentem muito bem por ficarem perto dele(a), afinal, quem gosta de pessoas com a auto-estima lá embaixo, não é mesmo? É uma pessoa que se emociona fácil, e por tudo. 

Metido, egoísta, egocêntrico: Uma pessoa/personagem que pensa apenas em si mesmo. Gosta de ser o centro das atenções e luta para consegui-lo. Pode ser considerada uma pessoa antipática. 

Extrovertido, sociável, alegre: Uma pessoa que conversa com "todo mundo". Não tem vergonha de fazer novas amizades. É o chamado "agita festas". Além de ser uma pessoa alegre, faz feliz as pessoas ao seu redor. 

Auto-suficiente, confiante: Simplesmente, alguém que acredita em todo seu potencial no que quer que faça. Essa pessoa não aceita um não como resposta, e sempre está a luta daquilo que quer. 

Ignorante: Essa palavra tem dois significados (pelo menos para mim): ou uma pessoa de baixo conhecimento, ou seja, alguém que não saiba ler ou escrever. Mas ignorante também pode se referir à uma pessoa estúpida, que compra briga fácil, e sempre se acha o dono da razão. 

Reservado, conservador: Aquela pessoa tímida, que tem poucos, talvez nenhum, amigos. Essa pessoa pode ser reservada fisicamente: se veste dos pés a cabeça, não gosta de exibir seu corpo. Sabe aquela pessoa que iria para a praia de calça jeans e camiseta? Então, uma pessoa reservada (eu poderia dizer também exagerada). 

Suspeito: Em um romance policial, esse é o suspeito número 1. Talvez por ser algum inimigo da vítima, ou por seu jeito misterioso, sempre acaba atraindo a desconfiança das pessoas. 

Meigo, doce, bom: Uma pessoa que simplesmente faz de tudo para agradar seus amigos e as pessoas ao seu redor. É bom ficar perto de pessoas assim, mas muitas vezes tanta doçura pode acabar enjoando. Geralmente, não se "estressa" com outras pessoas, e está sempre de bem com a vida. Uma pessoa companheira, que não mediria esforços para fazer o que fosse preciso por seus amigos. É também considerada uma pessoa fácil de manipular. 


Nota Editada: Votem no livro "Não foi Suicídio!", concurso da Young Editorial para publicação. Votação irá até dia 10/09/2016. Ajudem uma pobre autora, rsrs. 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. haha, acho que realmente combina contigo.
      Eu estou mais para introvertida anti-social, rs,

      beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir
  2. Me chamam de inteligente e de extrovertida #comopode? srrsrsrssrsr
    Adorei o post, bem legal você estar dando essas dicas e tudo mais!
    Voltei a postar regularmente no Feitiço das Palavras, já que começaram minhas férias, então espero te ver mais por lá :D Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star, estava com saudades de suas visitas, rs.
      Extrovertida eu não sei se você é, mas tenho certeza de que inteligente sim, rs.

      Beijos,

      Juliana Rodrigues.

      Excluir