26/10/2012

Resenha - O alquimista


Autor: Paulo Coelho
Páginas: 192
Editora: Planeta
Sinopse: O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista. 
É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.


Comecei a ler esse livro pois me havia sido indicado por um primo meu, anos atrás. 
Como estou acostumada a aventuras, não achei esse livro nada demais. 
Santiago, um jovem pastor, teve um sonho duas vezes seguidas. Ele se consulta com uma cigana, que lhe diz para ir atrás desse sonho, literalmente, em busca de seu tesouro. Um ele encontra um homem misterioso, que se diz rei, e conhece-lhe todos os pensamentos e toda sua história de vida. O homem lhe dá grandes conselhos e pede em troca 1 décimo de suas ovelhas. O rapaz vende todas as ovelhas que tinha, para conseguir dinheiro para viajar. Ele é assaltado por um vigarista, e seu sonho é interrompido por um tempo, para que ele pudesse trabalhar e conseguisse dinheiro. Mais ou menos, um ano após, ele consegue esse dinheiro e continua sua jornada. Ele vai até o Egito, encontra um jovem Inglês e um Alquimista que lhe aconselha a seguir seu sonho. 
Ele chega até a Pirâmide, e como o Alquimista havia dito, onde está o coração dele, também estará o tesouro. Seu coração lhe diz para cavar naquele exato lugar. 
Não sei se devo dar spoiler , mas acho que a resenha ficaria muito concisa se não tiver. 
Um homem aparece em meio ao deserto, exatamente onde o personagem principal se encontra, e lhe diz que o sonho dele não passa de uma bobagem, pois anos atrás, o próprio tivera um sonho semelhante, em que encontraria seu tesouro em uma igreja antiga. 
Naquele momento, Santiago (o personagem principal) percebeu que seu tesouro na verdade não estava no deserto, e sim naquele igreja, que fora sitada pelo homem. 
A Igreja referida, ficava exatamente na cidade a qual ele tinha encontrado a cigana e o rei. 
Ele cava a Igreja, e encontra seu tesouro. 
O rei sabia disso, mesmo assim fez o personagem principal percorrer o deserto do Egito, pensando que ali encontraria seu tesouro, mas na verdade esse tesouro estava exatamente no lugar do qual ele saíra. 
Eu entendi a mensagem que o livro queria passar, mas acho que o livro precisava de mais mistérios e aventuras, nesse ponto o livro ficou bem fraco. 
Tirei algumas frases do livro que achei interessantes, como: 

Eu te amo pois todo o Universo conspirou para que eu chegasse até você. 





7 comentários:

  1. Nunca li esse livro.
    Mas adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo, eu não recomendaria muito esse livro, mas se tiver curiosidade...

      beijos*-*

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha! Eu tenho que escrever uma musica baseada nesse livro, gostaria de sua opinião. É melhor eu ler o livro ou apenas uma resenha como essa já basta? Que parte/trecho do livro você acha que ficaria interessante em uma música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acredito que para que a música possa ficar melhor, você deveria ler o livro. Ele é bem curto, não levará muito tempo.
      Como já faz tempo que o li, e não me lembro onde havia marcado as frases mais interessantes, selecionei alguns trechos de uma pesquisa no Google:
      "Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."

      "Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo."

      "Você foi a esperança nos meus dias de solidão,a angústia dos meus instantes de dúvida, a certeza nos momentos de fé."

      Abraços, e boa sorte.

      Excluir
  3. Na verdade o tesouro que que ele encontrou no deserto foi seu verdadeiro amor Fátima que pode ser tão ou mais importante que aquele que estava enterrado se o velho e a cigana não o deixassem ir não a teria encontrado.

    ResponderExcluir
  4. Livro muito fácil de ler, mas também muito profundo.

    A jornada do protagonista é muito curiosa, isso na época me prendeu demais e me fez querer ir até o fim do livro. Sempre recomendo esse livro como primeira leitura.

    Esse foi o primeiro livro que li quando tinha uns 16 anos, comecei a ler por causa de uma animação japonesa, Full Metal Alchemist.

    Ficou marcado na memória.

    Foi um livro que me fez entender que tudo que passamos na vida, uma hora ou outra vai ter um sentido maior no futuro.

    Sempre gosto de ver pontos de vista diferentes sobre esse livro. A história dele me causa boas reflexões até hoje.

    ResponderExcluir