24/10/2012

Convite para um homicídio - Resenha

Autora: Agatha Christie
Páginas: 269
Ano: 1950
Sinopse: Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pode ser lido: "Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação." Nenhum dos moradores da casa entende o que está acontecendo e muitos amigos da família resolvem aparecer na hora marcada, imaginando que lá haverá uma festa temática ou algo desse tipo. Exatamente no horário marcado no anúncio, todas as luzes de Little Paddocks se apagam e um homicídio por pouco não acontece. O mistério é investigado pela polícia, com a ajuda da simpática Miss Marple, que desconfia de tudo e de todos. A situação piora quando é descoberta a existência de muitas pessoas ligadas à dona da casa, Letty Blacklog, e que poderiam desejar a morte da mesma.


Como já sugere a sinopse, alguém colocou um anúncio em um jornal, anunciando um convite para um homicídio. 
Amigos e vizinhos da dona da casa aparecem, acreditando tudo ser apenas uma brincadeira. Mas estavam enganados. E, ao que parece ao detetive, essa foi uma tentativa de matarem a dona da casa, Letty Blacklog. Muitos dos que ali estavam, afirmam terem visto a mesma coisa. Mas como poderiam ver algo, se as luzes estavam apagadas, e a luz da lanterna era tão forte que ofuscava a visão deles? 
De passagem pela cidade, Miss Marple aparece, e ajuda o detetive a investigar o crime (para quem não está habituado à livros da autora Agatha, Jane Marple é uma de suas personagens principais, que investiga vários crimes, em vários livros, mas o principal mesmo, é Mousier Poirot. ) 
Com um olhar perspicaz, Miss Marple consegue enxergar além do que os outros vêem, e encontra pistas onde aparentemente não há. 
Com outras 'tentativas de homicídio', a melhor amiga da vítima inicial é morta, e uma outra é enforcada até a morte por apenas ter dito:
"Ela não estava lá."
O que achei muito interessante, é que a Misse Marple diz que a forma como essa frase foi dita pode influenciar muito na descoberta pela verdade. 
Esse é o tipo de livro que pode parecer desinteressante no começo, mas depois que o crime acontece, ele te prende até o final. 
Agatha Christie demosntra com muita maestria o motivo de ela ser chamada até hoje de "A Rainha do crime". 
Uma história muito bem desenvolvida, que merece muito ser lida. 
Não sei se pela idade do livro ele ainda é vendido, mas aposto que você pode encontrar em bibliotecas. 


2 comentários:

  1. Já li esse. A Miss Marple é tão boa quanto Poirot, kkkkkkkkkkkkkkk, talveez até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo, o Poirot é bem melhor, rsrs. Mas a MM também tem seu mérito,

      beijos

      Excluir