22/07/2012

O ladrão de raios

Percy Jackson e os Olimpianos - O ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2005
Páginas: 253

"E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e gerassem filhos heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maioria desses semideuses dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade."

Percy Jackson é filho de um deus. Ele está para ser expulso do colégio... de novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas mais um de seus problemas: além do transtorno do déficit de atenção e da dislexia, parece que, ultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saltam dos livros de mitologia diretamente para a realidade. E ao que tudo indica, estão aborrecidos. 
O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos heróis precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá de encarar o pai, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. 
***
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar nessa saga, pois o primeiro livro virou filme. Pelo que li em outros blogs, para quem leu o livro, o filme não teve uma repercussão muito boa, pois teria 'fugido' ao tema do livro. 
Eu ainda não assisti ao filme, mas estou aqui para escrever sobre o livro, então vamos lá. 
Nas duas primeiras páginas do livro, me senti uma criança, sinceramente. Não gostei disso, tive uma sensação de infantilidade, mas acredite, isso passa na página 11 ( o livro começa na página 9). 
Acho que o título dos capítulos entregam um pouco o que vai acontecer, como por exemplo: "Um deus compra cheeseburgers para nós". Então nesse caso fica óbvio que o cara que vai pagar um lanche para eles, é um deus. Por outro lado, esses títulos podem despertar a nossa curiosidade. 
Vamos ao livro: Percy é um garoto de 12 anos de idade, que descobre de uma forma bizarra que é um semideus, ou seja, filho de uma humana com um deus. 
Ele descobre o Acampamento Meio-sangue, que é para crianças e adolescentes como ele. 
Após descobrir ser filho de Poseidon, um dos três grandes, ele tem uma missão pela frente: encontrar o raio de Zeus e devolvê-lo, pois Percy é acusado de roubá-lo. 
Para essa missão, ele estará acompanhado de um sátiro, que é seu melhor amigo, e uma filha de Atena, Annabeth. 
Eles vivem grandes perigos e aventuras. Por onde passam, encontram um deus ou um monstro que querem acabar de vez com a paz deles. 

O livro é todo escrito em primeira pessoa. O autor conta com bom humor essa história, além de ser uma ótima oportunidade de se conhecer mais sobre a mitologia grega. 
Como escrevi anteriormente, me senti infantil no começo do livro e tal, mas ao decorrer dele, as aventuras de Percy e seus amigos são tão intensas que nem parece um livro em que os protagonistas tem apenas 12 anos de idade. Eles parecem bem mais velhos, além de maduros. 
A leitura é leve, e esse é o tipo de livro que você começa em tal página, com o intuito de ler 15 páginas, mas quando mal percebe, já está quase terminando. Senti que as últimas linhas ficaram um pouco vagas, e deixaram um gostinho de 'quero mais', por isso, já estou com o segundo livro da saga em mãos. 

Como eu amo mitologia, me encantei demais com a saga, não só por ser best-seller, mas pelo conteúdo mesmo.
E aí, já leram, ou assistiram ao filme?

Me contem o que acharam.

Uma ótima semana à todos,

beijos,

Juliana.

4 comentários:

  1. Awn adorei o blog. Eu já vi o primeiro filme mesmo, e adorei :) Gostei da tua opinião! :D
    Estou seguindo o blog! Continue assim...
    Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriga pela visita e comentário Tainara, mas principalmente por seguir.

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. Eu amei Percy Jackson (a saga toda) exatamente por ser uma leitura leve que você nem sente quando está terminando os livros. Não me senti tão confortável na saga dos Heróis do Olimpo, principalmente, por não ser mais contado em 1ª pessoa. Bem, mas o Rick Riordan é sempre incrível escrevendo :D Beijinhos, StarGirlie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu amei conhecer Percy Jackson, a história é maravilhosa. Não li ainda heróis do Olimpo, mas geralmente prefiro livros em 1ª pessoa,

      beijos,

      Juliana.

      Excluir